A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acessando o WI Após fazer o deploy pelo Tomcat, digite

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acessando o WI Após fazer o deploy pelo Tomcat, digite"— Transcrição da apresentação:

1 Acessando o WI Após fazer o deploy pelo Tomcat, digite Considero aqui que o Tomcat está na porta 8080. Clique em Builder

2 Clique em Novo Projeto para criar um projeto, digite o usuário [admin] e a senha [admin] e clique em abrir. Deve abrir a janela indicada pela seta. OU Selecione um projeto já existente para fazer a manutenção.

3 Bem vindo ao WI !!! Não é pretensão minha fazer um tutorial exaustivo, simplesmente um passo a passo básico para sairmos da inércia. Normalmente iniciamos um projeto criando uma conexão com um banco de dados, para isso, clique no link Banco de dados.

4 Pressupomos que o banco de dados já esteja criado, pois quem deve cuidar do BD é o DBA e não o programador, por isso não espere que WI venha a ter uma ferramenta de modelagem para o banco, pelo menos nessa versão. O tipo de conexão padrão é via JDBC, apesar que vocês vão ver outras possibilidades, para isso, basta colocar o driver JDBC do banco desejado no diretório, no caso do Tomcat 6, colocar dentro da pasta lib. Ao clicar na combo conexão você vai ver a lista de driver suportados pelo WI, os que tem um * (asterisco) são os drivers ainda não instalados. No meu caso usarei o PostgreSQL, para isso basta dar um identificado a essa conexão (no WI posso ter mais de uma conexão), selecionar o driver, configurar a URL de conexão (cada banco tem seu padrão, mais detalhes em ajuda), o usuário de conexão do banco e a senha (essa é criptografada). O WI dá suporte a Pool de Conexão, mas não falarei disso agora, clique em Gravar.

5 Vamos criar uma combo, essa combo poderá ser usada em várias páginas, para isso basta clicar no item Combo, depois em Combos . Dê um identificador a sua combo e digite sua query que vai popular a combo (depois dêem uma olhada no Wizard SQL). No campo chave você pode colocar o número da coluna ou o nome da mesma entre pipes ( |1| ou |id| ), o campo chave será o campo que ficará no value dos options no HTML. No campo texto você coloca a coluna que deseja mostrar no HTML, é o valor que fica entre <option> e </option>, no meu caso quero que mostre o campo nome e o login entre parênteses. Escolha de que conexão esse componente vai buscar as informações. Agora clique em Gravar, pronto você já tem uma Combo criada, agora vamos colocá-la numa página.

6 A unidade de programação do WI é a página, nela você colocará sua lógica, para isso é bom aprender os conceitos de Pré-Página e Pós-Página, é neles que estarão a lógica de sua aplicação. Para criar uma página vá no item Páginas, depois em Nova Página, dê um nome para sua página, desmarque Segurança Ativa (depois falaremos disso) e clique em gravar. Clique no botão Wizard de Página , deve abrir uma nova janela que é justamente o que poderíamos chamar de Editor de Página no WI, mas lembro que você pode fazer via Dreamweaver ou qualquer outros editor, lembrando que a forma de trabalhar na página é mutuamente exclusiva, ou faz pelo Wizard ou faz pelo Dreaweaver.

7 Tentarei ser prático!!! Na página anterior ao solicitar entrar no Wizard ele o WI mostra uma mensagem, você deve escolher OK. Lembre-se que, se fez a página em outro editor você vai perder sua programação, depois diga que não avisei!!! Clique no botão para adicionar um novo componente na página. Agora na combo escolha Grupo. Em Textos escolha a combo desejada. Para visualizar a página clique na lupa. Bem, o que essa página faz? Por enquanto nada, mas agora você já sabe como criar uma página e colocar um componente nela, tente colocar outros campos na sua página. Dica: Insira um item formulário antes de colocar componentes de formulário na página. Termino aqui esse primeiro


Carregar ppt "Acessando o WI Após fazer o deploy pelo Tomcat, digite"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google