A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA: SACOLA LITERÁRIA Caroline Dornelles de Jesus (Uergs) Daniele da Silva Fonseca Fonseca (Uergs) Laíne Falconi(Uergs) Professor: Fabrício Soares Unidade de Cruz Alta/RS

2 Roteiro de Apresentação
Resumo Introdução Metodologia A importância da literatura – diferentes pontos de vista Primeiros resultados Considerações Referências

3 Resumo O presente trabalho “A importância da leitura: Sacola Literária” constitui-se em um relato de experiência das vivências ocorridas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda estando articulado ao Subprojeto de Licenciatura em Pedagogia na Unidade de Cruz Alta. O Projeto didático “A importância da leitura: Sacola Literária” é desenvolvido pelas pibidianas com aproximadamente cinquenta e cinco crianças do terceiro e quarto ano do ensino fundamental e, neste contexto, as bolsistas inserem-se se em trabalho colaborativo com as professoras regentes e supervisoras da escola.

4 Nesta perspectiva, a leitura de história está sendo realizada e compartilhada entre a família onde os alunos levam para casa uma sacola contendo livros de histórias infantis, contos, crônicas, gibis, poesias, e um caderno de registro, onde tanto os alunos como a família podem expressar-se através de textos, desenhos e colagens. O projeto está em desenvolvimento e continuará no segundo semestre.

5 Introdução As aulas de Literatura Infantil estão integradas no planejamento da escola e ocorrem semanalmente, buscando estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem sujeitos leitores e escritores. O trabalho está estruturado em três (03) partes: Metodologia; A Importância da Literatura – diferentes pontos de vista; Primeiros resultados. No final, apresenta as considerações.

6 Metodologia Foi organizada uma sacola personalizada, por turma, contendo diferentes livros de literatura infantil que foram doados pelo Colégio Franciscano Santíssima Trindade no qual uma das autoras é estagiária e um caderno para registros.

7 Metodologia Em cada semana é contemplado um aluno por turma, que leva a sacola para casa, fazendo rodízio até que todos da turma tenham acesso ao material. O aluno juntamente com os pais ou responsáveis terão a oportunidade de ler os livros da sacola e depois os alunos juntamente com os pais/responsáveis poderão fazer um registro no caderno do livro escolhido.

8 A Importância da Literatura – Diferentes pontos de vista
Vários autores apontam a importância da Literatura Infantil no contexto educativo. A literatura infantil tem por finalidade entreter, divertir, formar leitores e, principalmente formar na criança uma consciência de mundo. Na escola, mais especificamente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a utilização da literatura infantil constitui um importante recurso para se aproximar do universo infantil e como principal meio para se trabalhar variados conteúdos.

9 Primeiros Resultados Em sua fase inicial, o projeto tem trazido resultados positivos, estimulando o prazer e o hábito pela leitura, promovendo maior acesso aos livros, melhorando os relacionamentos na escola e na família. A professora supervisora colocou que “o projeto está sendo aceito e motivando as crianças para ler.

10 Primeiros Resultados As pibidianas terão que fazer mais sacolas para que todas as crianças tenham oportunidade para levar para casa (SUPERVISORA A)”. Dessa forma, no segundo semestre o projeto terá continuidade, pretendendo organizar um maior número de sacolas, visto o número de crianças serem grande.

11 Considerações Para as acadêmicas/bolsistas do curso de licenciatura em Pedagogia é fundamental a experiência de iniciação à docência que está sendo realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda, pois está contribuindo para a formação inicial com qualidade. As experiências vivenciadas tem sido de grande valia, pois a cada dia no ambiente escolar e no convívio com as crianças estamos nos constituindo docentes.

12 REFERÊNCIAS ABRAMOVICH, F.  Literatura infantil: gostosuras e bobices.  5.ed.  São Paulo : Scipione, 1995. BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 3º edição, 1986. CORTES, Maria Oliveira. Literatura Infantil e Contação de Histórias. Viçosa – MG, CPT, 2006. CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (org.) Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed

13 Subtítulo IV Este projeto nos permite concluir que a leitura é o caminho para ampliação da percepção do mundo à nossa volta. Quanto mais um indivíduo lê mais integrado com o seu meio estará e o trabalho de leitura com os diferentes tipos de textos devem ser utilizados sempre, dentre eles, a Literatura Infantil. A escola, portanto, torna-se um espaço específico e privilegiado onde a criança pode-se entrar em contato direto com o mundo da leitura e seus diversos gêneros literários desenvolvendo, assim, o gosto pela leitura.

14 Obrigado(a). e-mail: dornellescaroline@yahoo. com. br dani
Obrigado(a)!


Carregar ppt "TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google