A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS
LITURGIA DO DOMINGO DIA DE 2011 PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS Evangelho - Mt 25,14-30 Evangelho - Mt 25,14-30 Por causa de Jesus e seu Reino, somos chamados a colocar com alegria os talentos a serviço. A fidelidade ao evangelho nos impele a viver como filhos e filhas da luz, colaborando na obra de amor de Cristo. Participemos da alegria do Senhor que é capaz de entregar sua vida por todos. A eucaristia nos anima a multiplicarmos os dons recebidos gratuitamente.

2 1ª Leitura – provérbios 31,(10-13.19-20.30-31)
Na primeira leitura, a mulher que, trabalha tanto no serviço doméstico como na produção para o sustento da família, usando assim seus talentos na edificação do lar e do Reino,é louvada por esta atitude. 2ª Leitura - 1Ts 5,1-6 Na segunda leitura Paulo estimula as comunidades à vigilância para a vinda de Cristo, o que é para nós hoje, colocar nossos dons a serviço do amor e crescimento da comunidade,ou seja,vivermos o amor mútuo.

3 O evangelho Domingo Mateus 25,14-30, ensina-nos que os talentos que Deus nos deu são dons que devem produzir frutos e frutos que permaneçam. Na espera pelo Senhor que vem, devemos ser operantes e ativos.

4 Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão
Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence”. Mas isso é fruto do pensamento pequeno daqueles que pensam em Deus como um homem duro e muito exigente diante de qual nutrem somente medo e não amor.

5 Não nos é lícito nem mesmo esconder, com o pretexto de uma falsa humildade, os dons que Deus nos confiou, como o fez um dos servos do evangelho.

6 Desde a criação, Deus dotou o homem de dons particulares para guardar e continuar a sua obra. Além disso, deu, a cada um de nós, talentos de acordo com as nossas capacidades. É isso que faz com que exerçamos funções diferentes na sociedade sem nos tornar melhores ou piores do que os outros.

7 Na vida, não somos iguais nem diferentes. Somos apenas outros
Na vida, não somos iguais nem diferentes. Somos apenas outros. Assim, os talentos são dons que nos tornam capazes de agir pela glória de Deus e pelo bem do mundo. Aquilo que realmente importa é que nós produzamos frutos de acordo com o que Deus nos confiou.

8 Na família, os frutos a serem colhidos são o perdão, o diálogo, a compreensão, a paciência e o amor. Na sociedade, os frutos a serem colhidos são a defesa da vida, da família e da ética. Na vida pessoa, os frutos que podemos colher são a humildade, a realização dos nossos projetos mais elevados e...

9 como consequência de tudo, a felicidade
como consequência de tudo, a felicidade. Assim, somos convidados a avaliar a nossa vida em termos de “custo e benefício espiritual”. Qual será a nossa reação, quando Jesus nos disser: “Muito bem, servo bom e fiel! Como você foi fiel na administração de tão pouco,

10 eu vou lhe confiar muito mais. Venha participar da minha alegria”
eu vou lhe confiar muito mais. Venha participar da minha alegria”?Aí está tudo o que um cristão precisa ouvir. Deus nos dá a alegria na terra, como gratificação por termos agido bem, e, no céu, como parte da bem-aventurança preparada para nós desde o início dos tempos e para a eternidade.

11 Descobrimos, assim, que a fidelidade a Deus tem sua origem no amor que temos por Ele, ao mesmo tempo em que a infidelidade tem suas raízes na concepção errônea que temos d’Ele: “Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste.

12 Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão
Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence”. Mas isso é fruto do pensamento pequeno daqueles que pensam em Deus como um homem duro e muito exigente diante de qual nutrem somente medo e não amor.

13 Deus, no entanto, apresenta-se a nós no seu mais puro amor para nos ensinar que no amor é que as nossas relações com Ele devem ser tecidas.

14 Vamos refletir... Não sabemos quando o Senhor “virá nos chamar”. Poderá tardar ainda, como poderá ser hoje ou amanhã... -Estamos preparados para isso? Temos feito bom uso dos "talentos" que Ele nos confiou? -Como estamos empregando nosso tempo, nossa inteligência, nossa possibilidade de servir? Durante esta semana façamos um exame de consciência ,e respondendo, depois, a nós mesmo, para participarmos dignamente da Santa missa neste Domingo que se aproxima. Parapuã, 7 de novembro de 2011 Marineves Jesus de Lima

15 -Biblia Sagrada, SITES:
FONTES CONSULTADA -Biblia Sagrada, SITES: - HOMILIA DOMINICAL -NPDBRASIL -TEOLOGIA FÉ E VIDA -DOMTOTAL


Carregar ppt "PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google