Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Muito além da economia verde
Ricardo Abramovay Professor Titular FEA/USP – – MERCOPAR/PROAMB/SEBRAE Caxias dp Sul, 4 de outubro de 2012
2
Excesso de ambição? Falta de realismo?
3
Plano da exposição a) Reconhecimento de três avanços recentes fundamentais b) Por que estes avanços são insuficientes? c) Novos desafios e oportunidades: ir além do business as usual.
4
Cresce A classe média global
Danone em 2000: base da pirâmide = 6% fatur/ = 42%
5
Avança a ecoeficiência desde a rio92
Cimento no Brasil: queda de 30% nas emissões entre 1970 e 2008. Inovação crucial: Os Zeronautas: John Elkington
6
3. RSC: Qual a finalidade das firmas?
The Social Responsibility of Business is to Increase its Profits by Milton Friedman The New York Times Magazine, September 13, by The New York Times Company.
7
Tríplice avanço Ecoeficiência
Horizonte da complacência: John Elkington Base da pirâmide Responsabilidade socioambiental
8
Cimento: entre o relativo e o absoluto
9
O Donut da OXFAM: quanto falta para preencher necessidades?
10
Ultrapassando as fronteiras
Johan Rockstrom na Nature
11
O crescimento desde a rio 92
12
Hoje Emissões de gases de efeito estufa 2020 2030 2050 Globais Gt 50
44 35 20 Per capita t 7 2 Emissões per capita em certas regiões 2010 EUA Europa China Índia >20 10/12 7 <2
13
Um mundo ávido por materiais
Média global = 9 t per capita Indiano = 4 t Achim Steiner: 2050 = 6 t Canadense= 25 t Nova dimensão das desigualdades
14
Quais as finalidades da economia?
Impactos da vida econômica sobre o mundo social: muito mais que empregos, impostos e inovação. Produzir como? Ecoeficiência Produzir para quem? Base da pirâmide Produzir para quê? Reais utilidades
15
Mais automóveis e menos mobilidade
Velocid/ de zero a 100 km 1980 2009 Segundos 14,5 9,5 (alguns: 4) = 70 milhões de carros por ano = 2 bilhões de carros em 2020 Light trucks EUA 1980 2004 Particip. % total 21 56 BRASIL Carros2009/11 +29% SUVs: + 78%
16
Mais alimentos e nutrição pior
17
Quanto custa produzir? Custos dobram a cada 14 anos
Para cada dólar produzido, U$ 0,41 = custo ambiental
18
1. Crescimento econômico para quê?
19
Crescimento para quê: tema também para o setor privado
20
2. Muda o sentido da inovação
O desafio do zero
21
3. Novos indicadores de uso dos recursos
a) Muitos têm ambição social: atmindex.org b) São indicadores evolutivos c) Não são nicho d) Accountability
22
4. Novos stakeholders na gestão empresarial
Campanhas do Greenpeace Accountability: reputação e não “imagem”.
23
5. Dupla dimensão dA economia da partilha
a) Novas oportunidades na sociedade da informação em rede. Exemplo: geração distribuída energia A nova força do empreendedorismo social
24
OBRIGADO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.