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Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso

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Apresentação em tema: "Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso"— Transcrição da apresentação:

1 Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso Seixal - Setúbal 3 alunos + 2 professores CEF- Tipo 5 ( Física e Química e Mecânica)

2 Um carrinho movido a energia solar
Um carrinho movido a energia solar. A sua estrutura é de balsa e reutilizando varios materiais ( interruptores, CD´s e cabos). Como fonte de alimentação, um motor RE280/1 de 12 Volts e seis paineis fotovoltaicos de 1,5 Volts cada. O Motor e os paineis foram adquiridos no mercado. A transmissão de movimento é efectuada através de rodas dentadas com uma relação 1:16. Cd velho para roda Motor adquirido RE 280/1 de 12 V Cd velho para roda colado em roda de esponja Conjunto de seis painéis colados em balsa

3 Devido ao horário dos alunos e dos professores, os elementos da equipa apenas poderiam encontrar-se uma vez por semana para o estudo e implementação do projecto. Assim, deu-se início aos trabalhos em Janeiro. Durante três semanas decorreu a discussão e a elaboração de questões ligadas à idealização e construção. Foram lidos todos os documentos disponibilizados pelo “Rali Solar” que se encontram no site do Ciência Viva. Posteriormente testou-se o painel e o motor fornecidos pelo projecto. Concluiu-se que deveriam ser adquidos mais seis paineis e um motor. Foi feita a pesquisa de mercado para o efeito, tendo sido adquirido pelos participantes esse equipamento. Concluiu-se que a construção da estrutura deveria ser feita em balsa. A melhor transmissão seria a de 1:16. Teste 1: Funcionamento do motor instalado. Teste 1: Funcionamento do motor instalado e painéis solares.

4 Foram estudados e desenvolvidos os conceitos aplicáveis a este projecto de construção: velocidade linear, velocidade angular, atrito versus peso do carrinho, entre outros. Foi assim estimado o valor da velocidade linear, v=1 m/s, que serviu de base ao cálculo do raio mínimo da roda (cumprindo os requisitos técnicos). Determinou-se a velocidade angular e em seguida efectuou-se a aquisição do conjunto motor e painéis fotovoltaicos, através de pesquisa efectuada na Internet. Efectuou-se a associação das células em série. Analizaram-se conceitos de electricidade para implementar essa associação de forma correcta. Estudou-se um pequeno circuito com um condensador e um díodo que permite por um lado eliminar o efeito de resistência provocado pelas células fotovoltaicas na ausência de sol e por outro lado repor o nivel de tensão no circuito.Construíu-se o protótipo que está neste momento em fase de ensaios para efectuar pequenas correcções a partir dos dados obtidos no terreno. O envolvimento dos alunos vai desde a concepção e construção de todo o equipamento, por informação e análise técnica dos documentos constantes no site do Ciência Viva, que incluem textos e vídeos. A construção do circuito eléctrico baseou-se em pesquisas e em manuais escolares.

5 Esta questão ainda não foi colocada.
Integração das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos no projecto e dos conteudos curriculares anteriormente leccionados nas disciplinas de fisica e e mecânica. A divulgação do projecto na escola/comunidade será feita posteriormente a sua conclusão.


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