A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata"— Transcrição da apresentação:

1 Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão Localidade: Vila Velha de Ródão Distrito: Castelo Branco 5+2 7º, 8º e 9º anos Disciplinas: Físico-Química e Geografia

2 - Protótipo: O nosso protótipo é baseado no uso de energia solar, uma das principais energias alternativas, utilizando para isso 9 células fotovoltaicas de silício monocristalino (8 de 1,5V com 300 mA e 1 de 2V com 500mA). As células vão transformar a energia solar em eléctrica, e esta convertida em energia mecânica necessária para o funcionamento do motor. O nosso carro foi inspirado no modelo Lotus Seven.  O protótipo ainda está em fase de acabamento.  - Opções Tomadas: Reaproveitamento de material; Recurso a materiais leves; Concepção o mais simples possível; Aquisição de motores diferentes para se escolher o mais adequado; Sistema transmissor - através de rodas dentadas; Uso de rolamentos no eixo motriz; Guias com rolamentos; Ligação das células: em série e em paralelo .

3 - Recolha de materiais Iniciámos o nosso trabalho, pensando no design do carro e posteriormente na recolha de materiais usados (computadores, impressoras, fontes de alimentação, carros de brincar, etc)  - Construção do chassis O chassis do nosso carro foi feito em alumínio, por este ser bastante leve e resistente. Sendo este um projecto em que a finalidade é reciclar, todos os componentes mecânicos foram reutilizados. As rodas e os rolamentos foram reaproveitados de discos rígidos de computadores. As rodas têm uma cobertura de borracha (orings de carros de uma sucata). O motor transmite o movimento ao eixo através de rodas dentadas (tiradas de uma impressora), podendo funcionar com várias desmultiplicações(rodas dentadas de uma impressora) As guias têm pequenas rodas (rolamentos retirados de discos rígidos) para diminuir o atrito.

4 - Construção da carroçaria
A carroçaria é em Roofmate, usado nos isolamentos térmicos e acústicos das casas, que no final irá ser pintado. A carroçaria vai ter de suportar todos os painéis fotovoltaicos. - Aprendizagens / Conceitos adquiridos Após o carro estar minimamente construído, foi feito um esclarecimento sobre alguns conceitos básicos, sobre velocidade, aceleração, atrito e ligações em série e em paralelo. Os alunos mostraram-se bastante interessados, motivados e empenhados verificando na prática os conceitos que tinham aprendido. Realizaram-se vários testes para verificar o melhor desempenho do carro. - Ligações das células / Testes de desempenho Depois de realizados vários testes ao tipo de ligações entre as células, optámos por uma ligação mista: em série e em paralelo, visto o carro ter melhor desempenho.

5 Dificuldades sentidas
A maior dificuldade por nós sentida foi em decidir o tipo de ligações das células (em série , em paralelo ou mista) para obter o melhor desempenho do carro. Também tivemos alguns problemas em testar o carro, devido às condições atmosféricas. - Divulgação do projecto No dia 3 de Maio, vai ser comemorado na nossa escola o dia do Sol, pelo que vamos aproveitar neste dia para fazer a divulgação do nosso protótipo junto de toda a comunidade educativa. Fontes de informação consultadas Livro adoptado na disciplina de CFQ – Física e Química na nossa Vida 9º ano; Os vossos materiais de apoio. - Fase final O nosso projecto encontra-se na sua fase final. Ainda temos de acabar a estrutura da carroçaria e pintar.


Carregar ppt "Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google