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Eurostudent report 2005 Condições socioeconómicas dos estudantes do ensino superior na Europa.

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Apresentação em tema: "Eurostudent report 2005 Condições socioeconómicas dos estudantes do ensino superior na Europa."— Transcrição da apresentação:

1 Eurostudent report 2005 Condições socioeconómicas dos estudantes do ensino superior na Europa

2 Duas motivação para a participação portuguesa: 1.A necessidade de conhecer as tendências europeias em matéria de apoio social aos estudantes 2.Procurar perspectivar a acção social em contexto de internacionalização do ensino superior Eurostudent report 2005

3 As principais conclusões: O estado apoio um contingente muito importante de estudantes, intervindo no segmento mais carenciado (25% dos estudantes recebem apoio directo) O apoio é exclusivamente de fonte pública (não inclui empréstimos) Eurostudent report 2005

4 As principais conclusões: O quantitativo de apoio directo atribuído a cada estudante é baixo, pelo que a tendência parece ser o reforço dos apoios directos (bolsas de estudo) O financiamento do estado ao estudante é feito 100% a fundo perdido Eurostudent report 2005

5 As principais conclusões: Em Portugal e para o ensino público, o estado atribui benefícios indirectos universais (através da prática de preços sociais e da prestação de serviços de apoio à saúde, cultura e desporto) Eurostudent report 2005

6 Eurostudent report 2005 Distribuição da despesa pública em acção social

7 As principais conclusões: São as famílias, a principal fonte de financiamento dos estudantes no ensino superior, pelo que o grau de autonomização do estudante português é baixo Eurostudent report 2005

8 As principais conclusões: Os estudantes portugueses são os que menos trabalham, o que reproduz o modelo social de suporte baseado na família e no contexto das estratégias familiares Eurostudent report 2005

9 As principais conclusões: Ao nível europeu os rendimentos dos estudantes trabalhadores representam um valor significativo na comparticipação das despesas de frequência do ensino superior, apoiando uma maior autonomização dos estudantes Eurostudent report 2005

10 As principais conclusões: A acção social deverá acompanhar a tendência geral para a autonomização do estudante facilitando e incentivando a integração dos estudantes que tenham práticas de trabalho remunerado

11 Eurostudent report 2005 As principais conclusões: Os estudantes que irão frequentar o ensino superior tendem a apresentar um perfil diversificado (média de idades cada vez mais dilatada) pelo que será necessário que a acção social apoie os novos públicos

12 As principais conclusões: A possibilidade de elevados contingentes de estudantes em programas de mobilidade interna e externa aponta para a necessidade de aproximar os esquemas de apoio social no espaço europeu Eurostudent report 2005

13 A criação do espaço europeu de ensino superior tem necessariamente de contemplar a dimensão de apoio social aos estudantes Eurostudent report 2005

14 A acção social em Portugal tem acompanhado a expansão e democratização do ensino superior, pelo que a principal preocupação tem sido a de criar condições de acesso e de frequência Eurostudent report 2005

15 A acção social no ensino superior é baseada no princípio da igualdade de oportunidades como o direito de não exclusão por motivos económicos Eurostudent report 2005


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