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PublicouTheo Marte Alterado mais de 10 anos atrás
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O processador de imagem... Em termos gerais, entendemos que o processador de imagem é hoje uma ferramenta indispensável para professores e alunos...
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A nossa perspectiva... Na maioria dos casos, o processador de imagem deve ser entendido não como um fim em si mesmo mas como um recurso que pode ser integrado numa multiplicidade de actividades e projectos.
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Osoftware O software... Entendemos ainda que a opção de utilização do PSP como programa de processamento de imagem se justifica: pelas suas potencialidades técnicas por se tratar de um programa acessível (do ponto de vista financeiro, mas não só) comparativamente a outros programas.
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Alternativas Sobretudo pelo facto de não existir versão portuguesa, parece-nos que ao nível da implementação do Currículo Básico seria desejável considerar possibilidades alternativas.
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Adequação aos contextos Assim, defendemos a possibilidade de os professores poderem escolher outro programa de processamento de imagem que, eventualmente, se adapte melhor ao seu contexto (nível de ensino, por exemplo). O currículo básico precisa de facto de alguma plasticidade !...
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OManual O Manual Quanto ao manual, propriamente dito, alguns aspectos mereceram da nossa parte algumas notas: estrutura exploração dos recursos
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OManual - estrutura O Manual - estrutura Simplicidade e consistência Clareza na exploração dos aspectos técnicos tratados Definição clara de objectivos Enquadramento no âmbito do Currículo Básico Indicação/sugestão da duração prevista do módulo
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OManual – exploração de recursos O Manual – exploração de recursos Actividades orientadas para situações concretas Abordagem adequada (mostra o produto final e apresenta de forma clara os procedimentos, passo a passo). Escassas referências aos diferentes formatos de gravação de imagens (e suas características), definição de imagens... Ausência de ideias/sugestões/exemplos de actividades ou projectos de referência (boas práticas).
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A partir de um exemplo de Boa Prática Projecto Comunicar através da imagem
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Através de um trabalho de composição de imagens e partindo de obras de artistas conhecidos, os alunos realizam as suas próprias criações. Cada grupo trabalhará com base em duas obras, a que escolheram e que foi seleccionada pela escola parceira. O projecto culminará com a publicação na Internet dos trabalhos e com a realização de uma eventual exposição local.
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Comunicar através da imagem Objectivos: Conhecer artistas, as suas pinturas, as suas obras e o seu contexto socio-cultural. Utilizar um programa de processamento e tratamento de imagem como uma ferramenta de apoio à (re)criação de arte gráfica. Utilizar a Internet como meio de comunicação e intercâmbio com outros parceiros.
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Comunicar através da imagem La liberté guidant le peuple ( Eugène Delacroix) Estremoz (Maluda)
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Exercício 1 Sobrepor (integrar) duas imagens Figura 1 Figura 2
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Figura 3
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Títulos (Letras com fundo de outra imagem)
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Efeitos especiais Do texto à imagem – FIRE
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Formar Professores em Rede... Augusto CandeiasAugusto Candeias José Luís CarvalhoJosé Luís Carvalho Vicência MaioVicência Maio Fevereiro de 2001 Universidade de Évora
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