A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema."— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema prende-se com um formato de ensino e de currículo em que se fala - e se pensa – sobretudo em termos de conteúdos a dar, tomados como um fim em si mesmos, e esquece-se a finalidade para que esses conteúdos foram integrados no currículo. A que se deve este bombardeamento com tal conceito que parece não trazer nada de novo?

2 INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática Não. Os conteúdos são essenciais para nos tornarmos mais competentes! Isto significa que os conteúdos não são importantes? A competência não exclui, mas exige, a apropriação sólida, integrada e ampla de conteúdos, de modo a permitir a sua mobilização em diferentes situações e contextos.

3 Saber em uso INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática Existe competência quando, perante uma situação, se é capaz de mobilizar adequadamente conhecimentos prévios, seleccioná-los e integrá-los adequadamente perante aquela situação.

4 INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática Objectivo é aquilo que pretendemos que o aluno aprenda numa dada situação de ensino/aprendizagem e face a um determinado conteúdo ou conhecimento. Competências e objectivos – qual a diferença? A competência é, no fundo, o objectivo que dá sentido aos objectivos. Na prática, continuamos a precisar definir com clareza os objectivos que pretendemos que os alunos alcancem. O que precisamos é de os pensar em função do seu para quê?.

5 INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática Para desenvolver os processos negligenciam-se os produtos. Falsas dicotomias Para aprender a compreender deixa-se de memorizar. Para trabalhar segundo metodologias de pesquisa abandona-se a passagem de informação. É necessário ultrapassar a lógica da substituição pela lógica da integração ampliadora.

6 INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática Roldão, M. C. (2003). Gestão do Currículo e Avaliação de Competências – As questões dos professores. Lisboa: Editorial Presença. Bibliografia


Carregar ppt "INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google