Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEduardo Custodio Alterado mais de 11 anos atrás
1
Pesquisar na Web e Avaliar a informação encontrada
2
Pesquisar na Web Como encontrar a informação? Directórios
Motores de pesquisa (busca) Motores de meta-pesquisa
3
Directórios / “listas hierárquicas”
Organização em categorias de assunto Têm uma estrutura hierárquica Apresentam uma breve descrição de cada sub-categoria ou sub-directório Exemplo:
4
Directórios / “listas hierárquicas”
Constituem catálogos de sites classificados tematicamente. A indexação da informação resulta da acção humana directa através dos gestores dos directórios, frequentemente por solicitação dos autores (webmasters) dos sítios. Geralmente obtém-se maior qualidade de informação mas menor quantidade. Muito útil para pesquisas mais dirigidas. Muitos dos “directórios” foram evoluindo no sentido de integrarem outras ferramentas de pesquisa.
5
Serviços “especializados”…
Serviços do Google Scholar.google - permite encontrar mais facilmente documentos de carácter académico Print.google - faz pesquisa em livros integral ou parcialmente disponíveis na web News.google - permite fazer pesquisas de notícias ao nível da imprensa noticiosa Vídeo.google - permite pesquisar documentos vídeos disponibilizados na internet Earth.google.com - através de imagens satélite, torna possível a visualização de lugares geográficos.
6
Motores de pesquisa (busca)
Com base nas condições de pesquisa solicitadas, o sistema percorre as páginas Web, disponibilizando as URL encontradas Exemplo: Sites de motores:
7
Searchbots e Agentes Inteligentes
Geralmente são programas que o utilizador instala no seu computador. Os searchboots fazem pesquisa em vários directórios e motores de busca em simultâneo.
8
Portais…
9
Estratégias de pesquisa
Consulte a ajuda do motor de pesquisa! Ser específico (palavras-chave) Recorrer a directórios: Ser persistente Utilize os operadores booleanos (and, or, not) Se procura uma associação: coloque o nome por inteiro Trunque a palavra: hyper* (não é aceite no Google)
10
Pesquisa no Google Pesquisa todos os termos indicados
É indiferente às minúsculas e às maiúsculas Não entende palavras truncadas Para excluir da pesquisa Palavra – palavra Busca directa ou Sinto-me com sorte: apresenta a página mais relevante
11
Pesquisa no Google Para restringir a sua pesquisa: Pesquisa Avançada
Cada resultado de pesquisa contém 1 ou mais excertos da página Web: verifique os termos no contexto Pesquisar imagens: no Google, prima em Imagens e indique a palavra-chave. Filmes e músicas: procure motores específicos (
12
Exemplo no Google Web + aprender = 913 000 sites
Web + info-excluídos = 132 sites Web + info-excluídos + sobreviver = 5 Cada resultado de pesquisa contém 1 ou mais excertos da página web: verifique os termos no contexto
13
Avaliação da informação encontrada
Autoria do site Domínio do site Autor (qualificações ) Credibilidade do site Referências bibliográficas Ligação a outros sites Data da realização do texto Propósito; patrocínio
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.