A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como pesquisar no Google

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como pesquisar no Google"— Transcrição da apresentação:

1 Como pesquisar no Google

2 Pesquisa Google * Breve abordagem * O que é um motor de busca
* Operadores e opções * Exemplo de motores de busca * Outros serviços do Google * Pesquisa Básica * Palavras-chave * Procura literal * Opinião Pública * Sinto-me com sorte * Curiosidades * Páginas similares * Pesquisa de imagens * Links Ocultos * Importância das maiúsculas / minúsculas

3 Breve abordagem Hoje em dia perante um problema, a primeira reacção normal é aceder a um motor de pesquisa e tentar encontrar a solução existente mais parecida possível, “evoluiu-se” do clássico “resolver e memorizar” para o moderno “procurar e adaptar”, e isto explica-se pois é mais fácil, rápido e cómodo. Antes de haver internet, a maioria da informação estava contida nos livros, revistas e publicações em geral, o que por razões obvias levava a uma pesquisa limitada. Apesar dos esforços e tecnologias empregues no processo de pesquisa, uma boa parte do sucesso das nossas procuras continua eternamente a depender do tipo de pesquisa que fazemos. Assim, procurar bem significa “resolver” melhor e mais rapidamente problemas.

4 O que é um motor de busca Os motores de busca surgiram logo após o aparecimento da internet, com a intenção de prestar um serviço extremamente importante: a busca de qualquer informação na web, apresentando os resultados de uma forma organizada, proporcionando uma pesquisa mais rápida e eficiente A partir deste preceito básico, diversas empresas se desenvolveram, chegando algumas a valer milhões de dólares.

5 Exemplo de outros Motores de Busca

6 Pesquisa Básica Para fazer uma consulta no Google, basta digitar algumas (poucas) palavras de descrição e pressionar a tecla "Enter" (ou clicar no Botão de Busca do Google) para termos uma variedade enorme de sites que podemos consultar. O Google usa técnicas sofisticadas de identificação exacta de textos para encontrar páginas que sejam ao mesmo tempo importantes e relevantes para a nossa pesquisa.

7 Procura literal A procura literal é utilizada quando queremos que essa frase que é inserida no motor de busca seja pesquisa na sua integra e não carácter a carácter. Assim a utilização das aspas é imprescindível para que a pesquisa possa ser feita integralmente.

8 Sinto-me com sorte O botão "Sinto-me com sorte™" permitirá de imediato termos acesso à primeira página web originada por essa consulta. Esta é uma das grandes vantagens porque evitará quaisquer outros resultados de pesquisa. Uma pesquisa do tipo "Sinto-me com sorte™" significa menos tempo à procura de páginas e assim teremos mais tempo para as explorar. Por exemplo, para encontrar a página principal do Jornal “A Bola”, basta simplesmente escrever “abola” na caixa de pesquisa e clicar no botão "Sinto-me com sorte". O Google irá automaticamente para a página " a página oficial do Jornal Desportivo.

9 Páginas similares Quando clicamos em "Páginas Semelhantes" no resultado de uma busca, o Google irá fazer uma pesquisa de páginas que estão relacionadas com esse tema. O link "Páginas Similares" pode ser utilizado para diversos fins como por exemplo, quando procuramos o conteúdo de um site em particular, mas queríamos que tivesse mais informação, este link pode encontrar outras páginas com conteúdos similares que se poderão encontrar mais completos. Outro exemplo, é se estivermos a procurar informação sobre determinados produtos, o link "Páginas Similares" encontrará informação sobre outros preços praticados desse mesmo produto.

10 Pesquisa de imagens Para se aceder à pesquisa de imagens através do Google ir à página de pesquisa avançada ou e colocar a expressão que queremos pesquisar na caixa de busca de imagens, e clicamos Enter Na página de resultados, basta clicar numa das pequenas imagens que aparecem para poder observar essa imagem numa versão maior, bem como a página Web aonde ela está publicada.

11 Links Ocultos O Google, através de um processo automático tira uma " foto " de cada página examinada enquanto elas são carregadas e guarda-as na memória se alguma estiver indisponível, assim ao clicar no link “Cached”, podemos ver igualmente as páginas como elas estavam da última vez que foram carregadas, sendo assim uma vantagem na medida em que se a página estiver indisponível no momento. Uma desvantagem é o facto de essa mesma página não estar com a versão mais actualizada.

12 * Importância das maiúsculas / minúsculas
As procuras no Google não são sensíveis a Maiúsculas e minúsculas. Assim, todas as palavras, independentemente da forma como sejam escritas, serão entendidas como minúsculas. Por exemplo, pesquisar por "google", "GOOGLE" ou "GoOgLe" irá mostrar os mesmos resultados.

13 Operadores e opções Para se procurar por sobre um determinado assunto, como já foi dito, basta inseri-lo na caixa de pesquisa do google. Mas existem alguns operadores e opções que são úteis para refinar as buscas. Os operadores são palavras-chave ou sinais que se colocam na caixa de procura, juntamente com o restante texto, para produzirem efeitos especiais: ou seja, são usados para controlar a pesquisa, e não como elementos a pesquisar.

14 Outros serviços do google
O Google para além dos serviços já mencionados, como por exemplo a pesquisa básica e a pesquisa de imagens fornece uma série de outros serviços: • - procura nos grupos de discussão • - serviço de directório: informação classificada por tópicos. • - serviço de notícias • - perguntas e respostas • - tradução de texto entre várias línguas.

15 Palavras-chaves related: url páginas semelhantes a este URL site: url
procura apenas neste URL (e sub-URLs) intitle: palavra/páginas cujo título contenha palavra inurl: palavra páginas em que palavra apareça nos seus URLs contexto adicionar palavras extra ao que se pretende next, next ver as segundas e terceiras páginas de resultados...

16 Opinião Pública Segundo inquéritos realizados é possível constatar que a opinião relativamente ao motor de busca Google é óptima, onde se destacam alguns aspectos como por exemplo a rapidez, a facilidade de utilização, o facto de se poder seleccionar a opção “Páginas escritas em Português” e também a organização das páginas durante uma dada pesquisa Assim se explica que o Google seja o motor de buscar mais utilizado no Mundo.

17 Curiosidades Como todos sabemos, o Google é construído na sua maioria em tons de branco, mas se o seu fundo em vez de branco fosse preto, seria possível poupar enormes quantidades de energia, visto o portal ser utilizado por milhões de pessoas e várias vezes ao dia. Assim, e segundo alguns investigadores, quando um monitor ligado está todo branco o computador consome em média cerca de 74 watts, em contrapartida quando está preto consome em média cerca de 59 watts. Visto isto, o Google lançou o Blackle, uma versão em tons escuros que permitirá poupar, em média cerca de 750 megawatt/hora por ano.

18 Trabalho realizado/elaborado pelos alunos do 12ºA:
Ana Gonçalves, nº 2 David João , nº6 Emanuel Ferreira, nº8 No âmbito da disciplina de Área de Projecto, sob a orientação do Prof. Aquiles Boiça.


Carregar ppt "Como pesquisar no Google"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google