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UM METRO PARA TODOS Infometro / Navmetro Sistemas de promoção da mobilidade e acessibilidade ao sistema de Metropolitano Ligeiro da Área Metropolitana.

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Apresentação em tema: "UM METRO PARA TODOS Infometro / Navmetro Sistemas de promoção da mobilidade e acessibilidade ao sistema de Metropolitano Ligeiro da Área Metropolitana."— Transcrição da apresentação:

1 UM METRO PARA TODOS Infometro / Navmetro Sistemas de promoção da mobilidade e acessibilidade ao sistema de Metropolitano Ligeiro da Área Metropolitana do Porto Conferência Inclusão Digital Apresentação dos resultados dos projectos de I&D 2 de Abril Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria)

2 A REDE DO METRO DO PORTO 60 Km de extensão 5 Linhas 69 estações (14 subterrâneas ou edificadas + 55 de superfície) 100% acessibilidade física a todos os cais

3 O VEÍCULO Piso 100% rebaixado
Realce cromático para pegas de assentos, balaústres, barras de tecto Lugares reservados para pessoas de mobilidade reduzida Veículo de 35m com 6 portas de 1,35m Informação visual automática (displays) Informação acústica automática (altifalantes)

4 AS ESTAÇÕES Medidas Base (contrato)
Sistema de bilhética aberto (sem obliteradores ou portas automáticas) Rampas de acesso aos cais de embarque (estações de superfície) Elevadores para acesso independente aos cais (estações enterradas e algumas de superfície) Informação visual automática (displays) Informação acústica automática (altifalantes) Faixa com diferenciação cromática nos bordos dos cais Medidas Acessórias (desenvolvimento do projecto) Eliminação de todas as barreiras arquitectónicas através de: Embutir todos os armários técnicos e equipamentos de informação nas paredes (estações enterradas) Colocação de sinalética a altura mínima de 2,20m Implantação criteriosa de todo o mobiliário (bancos, papeleiras, Máquinas de Venda de Produtos) Colocação do mobiliário de publicidade no sentido longitudinal dos cais “Tatuar” nos materiais de acabamento faixas tácteis e cromáticas de aviso de lanços de escadas.

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7 Adopção de soluções de acessibilidade com utilização universal
O RESULTADO PRINCIPIOS E OBJECTIVOS Assumir que qualquer cliente pode rapidamente tornar-se pontual ou definitivamente numa pessoa de mobilidade reduzida Adopção de soluções de acessibilidade com utilização universal Desenvolver cultura de promoção à acessibilidade junto das entidades com quem interage para desenvolvimento dos seus projectos

8 CONTEÚDOS A “TRADUZIR”

9 CONTEÚDOS A “TRADUZIR”

10 CONTEÚDOS A “TRADUZIR”

11 CONTEÚDOS A “TRADUZIR”

12 OBJECTIVOS GERAIS Permitir que os clientes com dificuldades visuais tenham acesso ao mesmo nível de informação de operação (painéis metro) e de encaminhamento (sinalética), já disponibilizada para os restantes clientes. INFOMETRO Desenvolver e testar um Sistema Complementar de Informação ao Publico destinado aos clientes do Metro do Porto com dificuldades visuais, disponível a partir de um telemóvel comum NAVMETRO Desenvolver e testar um Sistema de Orientação Pessoal para pessoas com dificuldades visuais nas estações do Metro do Porto, disponível a partir de um telemóvel comum.

13 CARACTERÍSTICAS BASE DO SISTEMA
INFOMETRO (8 membros permanentes + 5 consultores) Linguagem sonora (falada) Interactivo Informação em tempo real Acesso universal Gratuito NAVMETRO (11 membros permanentes + 4 consultores) Linguagem sonora (falada) Interactivo Informação em tempo real Acesso local Gratuito

14 CONTEÚDOS DE INFORMAÇÃO PREVISTOS
Infometro Estação mais próxima e distância desta ao local da chamada Linhas que passam na estação Identificação e tempo de espera do próximo veículo Ruas onde estão os acessos por escadas e elevador Informações genéricas de horários e tarifários Gravação de sugestões e reclamações Ligação directa ao operador Navmetro Recepção à entrada da estação Encaminhamento às máquinas de venda de títulos Encaminhamento aos validadores Encaminhamento às casas de banho e espaços comerciais Encaminhamento aos cais Encaminhamento à saída Encaminhamento aos elevadores Ligação ao Infometro

15 ENQUADRAMENTO TÉCNICO
ponto de acesso “farol” acústico Servidor de estação Terminal móvel GSM Rede de dados interna da estação Rede de dados interna da Metro do Porto Sistema Diálogo 1 automático Estação X da Metro do Porto Estação Y da Metro do Porto Estação Z da Metro do Porto (após projecto) chamada Sistema de redireccionamento e localização Sistema Diálogo 2 Terminal móvel GSM comum Central telefónica da Metro do Porto Sistemas das operadoras GSM Servidor de informação PORTAL de voz

16 Análise de software aplicado
PONTO DE SITUAÇÃO Comunicação com Terminais Móveis Análise técnica sobre produtos / tecnologias disponíveis no mercado visando aplicação universal do sistema Localização chamadas Análise dos vários métodos de localização e da sua eficácia face aos objectivos do sistema Orientação Sonora nas estações Análise e caracterização do ruído ambiente Estudo de integração física na estação Definição da localização e especificações dos equipamentos terminais Estabelecimento de Rotas Análise de software aplicado à funcionalidade e sua interacção com sistemas de ajuda à exploração do metro Diálogos Análise de software aplicado Especificação de conteúdos visando optimização o diálogo útil e o tempo de diálogo

17 UM METRO PARA TODOS Infometro / Navmetro Sistemas de promoção da mobilidade e acessibilidade ao sistema de metropolitano ligeiro da Área Metropolitana do Porto Conferência Inclusão Digital Apresentação dos resultados dos projectos de I&D 2 de Abril Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria) GAM_Janeiro 2007


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