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A ISO 9001 NA CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO DO HDFF Ana Gandra Ferrer Antunes Figueira da Foz, 27 de Novembro de 2008.

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1 A ISO 9001 NA CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO DO HDFF Ana Gandra Ferrer Antunes Figueira da Foz, 27 de Novembro de 2008

2 Programa A Certificação NP EN ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade da CE O nosso papel no Sistema da Qualidade

3 Certificação Reconhecimento do cumprimento de uma norma por parte de uma entidade externa independente, acreditada para o efeito.

4 Processo de Certificação CE Conforme Certificadora IPAC

5 Validade 3 anos auditorias de acompanhamento anuais

6  Papelada  Menos desculpas  Manutenção continuada Quais as desvantagens da Certificação?

7 Quais as vantagens da Certificação?  Maior confiança e segurança na realização das tarefas.  Aumento da eficácia interna.  Reafirmar a liderança dentro da área de actividade.  Fortalecer a credibilidade e prestígio perante os clientes.

8 NP EN ISO 9001:2008 Requisitos

9 NP EN ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade Responsabilidade da Gestão Gestão de Recursos Realização do Produto Medição, Análise e Melhoria

10 Sistema de Gestão da Qualidade Identificação dos processos Controlo de documentos e registos

11 Responsabilidade da Gestão Responsabilidade e autoridade Comunicação interna Revisão e planeamento do sistema

12 Gestão de Recursos Recursos Humanos Infraestruturas Ambiente de trabalho

13 Realização do Produto Comunicação com o Cliente Compras Processo produtivo

14 Medição, Análise e Melhoria Satisfação do Cliente Auditorias Interna Processos e Produtos Acções correctivas e preventivas

15 Sistema de Gestão da Qualidade CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO

16 Hierarquia Documental Legislação ISO 9001:2008 Sistema de Gestão –Manual da Qualidade –Procedimentos da Qualidade –Procedimentos Técnicos Registos Legislação ISO 9001:2008 Sistema de Gestão –Manual da Qualidade –Procedimentos da Qualidade –Procedimentos Técnicos Registos

17 MANUAL DA QUALIDADE Documento que traduz os requisitos da Norma de acordo com a realidade da CE. Descreve o que faz a CE. Documento que traduz os requisitos da Norma de acordo com a realidade da CE. Descreve o que faz a CE.

18 PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE Descrevem como são executados os requisitos da Norma NP-EN-ISO 9001:2008. Descreve o “como se faz” na CE. Descrevem como são executados os requisitos da Norma NP-EN-ISO 9001:2008. Descreve o “como se faz” na CE.

19 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Descrevem a forma de trabalhar na CE. Devem ser um reflexo fiel da realidade. Descrevem a forma de trabalhar na CE. Devem ser um reflexo fiel da realidade.

20 Comunicações Internas Externas –Actas –Ocorrências –Comunicações –Actas –Ocorrências –Comunicações –Reclamações –Inquéritos –Comunicações –Reclamações –Inquéritos –Comunicações

21 Notificação de ocorrências Pense em tudo aquilo que não corresponde ao desejável funcionamento da empresa... vamos chamar-lhe ocorrências elas vão ajudar-nos a melhorar

22 Ocorrências Vamos primeiro conhecer as ocorrências... depois registar analisar o que se passou... e actuarsempre que se justifique

23 Processo DADOS DE ENTRADA VALOR ACRESCENTADO DADOS DE SAÍDA Tem uma origem conhecida Tem um destino conhecido Induz valor acrescentado É repetitivo Pode ser medido. Tem uma origem conhecida Tem um destino conhecido Induz valor acrescentado É repetitivo Pode ser medido.

24 Processos Reprocessamento de dispositivos médicos (D.M.) reutilizáveis e distribuição de consumíveis esterilizados Gestão Monitorização Produção

25 A interacção entre os vários processos da CE

26 O nosso papel no Sistema da Qualidade Criar o nosso Sistema da Qualidade

27 O nosso papel no Sistema da Qualidade Cumprir escrupulosamente a documentação. Colaborar na permanente actualização desta.

28 O nosso papel no Sistema da Qualidade Participar de forma activa, mediante propostas e sugestões, na melhoria contínua da Qualidade. Participar de forma activa, mediante propostas e sugestões, na melhoria contínua da Qualidade.


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