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Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança

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Liderança e Comunicação João Couto Departamento de economia e Gestão Universidade dos Açores Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza.

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Apresentação em tema: "Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Liderança e Comunicação João Couto Departamento de economia e Gestão Universidade dos Açores

2 Objectivos Conceito de Liderança e Gestão
Descrever as aproximações à liderança Descrever os estilos de liderança Definição de Poder e Bases de Poder Aspectos da Negociação Política A comunicação nas Organizações

3 Definição de Liderança
A liderança é um processo de influência não coerciva de direcção e coordenação de actividades dos membros do grupo na obtenção de objectivos. A liderança é ainda associada a um conjunto de características atribuídas às pessoas que exercem com sucesso esta influência.

4 A Importância da Liderança
Na perspectiva da organização a liderança é vital na determinação do comportamento individual e de grupo.

5 Liderança vs. Gestão A liderança e a Gestão estão ligadas mas não são o mesmo. As organizações necessitam de Gestão e Liderança para serem eficazes.

6 Liderança vs. Gestão Actividade Gestão Liderança
Criação de um agenda Planeamento e Orçamentação Estabelecer a Direcção Desenvolver Organizar e Recrutar Orientar Pessoas a agenda Executar Planos Controlar e Resolver Motivar e Inspirar problemas

7 Aproximações Iniciais à Liderança
Abordagem Características Abordagem Comportamento A partir de 1940 passou-se a considerar-se o processo de liderança. Inicialmente considerava-se que os líderes tinham qualidades distintas.

8 Abordagem das Características
Os investigadores centravam o estudo nas características que distinguem os líderes e em desenvolver métodos de medição de capacidades e selecção. Apesar de esta abordagem estar um pouco ultrapassada continuam a existir certas capacidades importantes, tal como motivação, empenhamento e integridade que são fundamentais para liderar.

9 Abordagem Comportamento
O objectivo neste perspectiva é determinar que comportamentos estão associados a uma liderança eficaz. Destacam-se dois estudos Michigan e Ohio.

10 Estudos de Michigan Centrados Tarefa Centrados no Trabalhador Tentativa de obter os resultados pela desempenho funcional. Tentativa de obter resultados através do desempenho no relacionamento do grupo. Este estudo sugere que o líder pode adoptar qualquer uma destas duas perspectivas mas não ambas.

11 Estudos de Ohio Consideração Constante Estrutura Inicial Envolve estar constantemente atento aos aspectos humanos dos subordinados. Envolve uma definição clara do relacionamento subordinado-líder. Estes dois aspectos não fazem parte de uma abordagem alternativa mas sim duas dimensões simultâneas de actuação.

12 Modelos de Liderança Criados inicialmente como um instrumentos de consultoria, avaliam o comportamento do líder de acordo com duas dimensões: preocupação com a produção e preocupação com as pessoas. Esta aproximação sugere que o estilo de liderança eficaz inclui ambas as preocupações.

13 Estilos de Liderança Autocrática Liberal Democrática
Líder fixa directrizes Liberdade Decisão Debate das Directrizes Líder define técnicas Escolha livre técnicas Técnicas definidas grupo Líder divide tarefas Escolha tarefas Grupo divide tarefas Líder controla desempenho Líder comenta Líder membro grupo

14 Grelha de Black e Mouton
Benemérito Perfil Ideal 9 1,9 9,9 8 7 Interesse pelas Pessoas 6 5 5,5 Gestor Equilibrado 4 3 2 Desinteressado Autocrata 1 1,1 9,1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Interesse pelos Resultados

15 Teoria da Contingência
A teoria da contingência sugere que a eficácia da liderança depende da situação. De acordo com esta teoria temos que obter uma combinação entre a personalidade de líder e as exigências da situação.

16 Teoria da Contingência
Relações Líder-Membro Boas Más Estrutura Tarefa Estruturada Não Estruturada Posição de Poder Elevada Baixa Situação Favorável Desfavorável Comportamento Preocupação Preocupação Recomendado Pessoas Tarefa

17 Teoria de Liderança Objectivos
Esta teoria de liderança sugere que os lideres eficazes clarificam os caminhos que conduzem aos objectivos. Nesta perspectiva o líder afecta o desempenho dos subordinados pela orientação para os objectivos.

18 Liderança por Objectivos
Nesta teoria temos quatro aspectos de liderança: direcção, realização, participação e suporte. O lideres são aconselhados a variar os seus comportamentos em resposta à situação, as características pessoais dos subordinados e do meio envolvente.

19 Liderança por Objectivos
Motivações dos subordinados Comportamento do Líder Directivo Suporte Participativo Orientado para os Resultados Situação Características Pessoais dos Subordinados Locus de Controlo Percepção das Capacidades Características do Meio Envolvente Estrutura da Tarefa Sistema de Autoridade Dinâmica de Grupo

20 O Modelo de Hershey e Blanchard
Este modelo estabelece um conjunto de estilos de liderança a adoptar em função dos diferentes níveis de maturidade da organização e dos funcionários

21 O Modelo de Hershey e Blanchard
Alto Estilo de Apoio Estilo Orientação Comportamento de Apoio Estilo Delegação Estilo Direcção Baixo Baixo Alto Comportamento Directivo

22 O Modelo de Hershey e Blanchard
Níveis de Desenvolvimento Alta Competência Alta Competência Alguma Competência Baixa Competência Alto Empenhamento Empenhamento Variável Baixo Empenhamento Alto Empenhamento D4 D3 D2 D1 Desenvolvido Em Desenvolvimento

23 O Modelo de Hershey e Blanchard

24 Transaccional vs. Organizacional
Liderança Transaccional Conjunto de capacidades que envolvem a gestão de tarefas de rotina e repetitivas. Liderança Organizacional Conjunto de capacidades que permitem reconhecer a necessidade de mudança, criação uma visão da organização e guiar a execução para uma mudança efectiva.

25 Liderança Carismática
Carisma Forma de atracção interpessoal que inspira suporte e aceitação. Liderança Carismática Tipo de influência baseada no carisma pessoal do líder.

26 Liderança Carismática
Criar uma Visão Motivadora Definir Expectativas Ambiciosas Modelizar Comportamentos Conscientes Visão Demonstrar Empenhamento Pessoal Expressar Confiança Procurar o Sucesso Activação Expressa Suporte Pessoal Empatia Expressar Confiança nas Pessoas Suporte

27 Substitutos à Liderança
Características Individuais Habilidade, experiência, treino, conhecimento autonomia, independência e indiferença por recompensas organizacionais. Características da Tarefa Alto nível de estruturação, controlo frequente e satisfação intrínseca. Características Organizacionais Planos e objectivos , regras e procedimentos, grupos de trabalho coesos e estrutura de recompensas rígida .

28 Definição de Poder Poder é a habilidade de uma pessoa ou grupo de exercer controlo sobre outra pessoa ou grupo.

29 Bases de Poder Legitimidade e Poder Poder e Recompensas Poder Coercivo
Especialistas Identificação

30 Poder Pessoal vs.Organizacional
Poder Organizacional O poder resulta da posição na organização que a pessoa ocupa independentemente de quem assume o cargo. Assim a legitimidade, as recompensas e aspectos de coerção estão implícitos.

31 Poder Pessoal vs.Organizacional
O poder pessoal reside na pessoa independentemente da posição que possa ocupar na organização. Desta forma as bases do poder pessoal resultam de conhecimentos especializados, de poder coercivo, e de identificação.

32 Poder Pessoal vs.Organizacional
elevado Poder Moderado Poder Forte Posição de Poder Poder Reduzido Poder Moderado Baixo Baixo elevado Poder Pessoal

33 A Utilização do Poder nas Organizações
Fontes de Influência Tipos de Resultados Empenhamento Cumprimento Resistência Identificação Provável Possível Possível Especialista Provável Possível Possível Legitimidade Possível Provável Possível Possível Provável Possível Recompensas Coercivo Pouco Provável Possível Possível

34 Negociação Política Actividades que as pessoas realizam para adquirir e aumentar o seu poder de modo a obter as suas preferências em situações de incerteza ou discordância. Podemos considerar que é um comportamento onde se pretende levar avante as ideias do indivíduo.

35 Gestão da Negociação Política
A gestão destas situações está dependente: Das razões da negociação política. Das técnicas utilizadas na negociação política. Das estratégias existentes para limitar os efeitos da negociação política.

36 Razões, Comportamentos e Consequências da Negociação Política
Objectivos ambíguos Escassez de Recursos Tecnologia e Envolvente Decisões Não Programadas Mudança Organizacional Controlo de Canais de Comunicação Utilização Especialistas Externos Envolvimento em Jogos Gestão Imagem Criação de Coligações Ganho Pessoal em detrimento dos objectivos perseguidos Maximização da obtenção Recursos Ganhos Pessoais face à incerteza Tomada de Decisão Paroquial Razões Comportamento Resultados

37 Limitações à Negociação Política
A limitação da Negociação Política envolve: Comunicação Aberta Redução da Incerteza Conhecimento das técnicas de Negociação O simples facto de conhecer o funcionamento do processo de negociação política permite cortar ou limitar os seus efeitos.

38 Liderança e a Comunicação nas Organizações
Obter Coordenação das Acções Partilha de Informação Expressar Sentimentos e Emoções

39 Feedback Loop (Verificação)
O Processo de Comunicação Envio Codificação Transmissão Descodificação Fonte Barulho de Fundo Recepção e Resposta Descodificação Transmissão Codificação Feedback Loop (Verificação)

40 Processo de Comunicação nas Organizações
Estrutura Organizacional Estabelece as relações de reporte das pessoas que fazem parte da organização. Comunicação Topo para a Base Providência orientação aos trabalhadores. Comunicação Base para o Topo Providência feedback à gestão.

41 Actores e Papéis na Comunicação
Controlador Possui uma posição estratégica na estrutura da organização que lhe permite controlar a informação Elemento de Ligação Serve de ponte, facilitando os fluxos de comunicação e integrado diferentes grupos. Interface Exterior Indivíduo que liga o ambiente interno da organização com o ambiente externo.

42 Gestão da Comunicação nas Organizações
Fidelidade da Comunicação O grau de correspondência entre a mensagem original e mensagem compreendida pelo receptor.

43 Problemas de Comunicação nas Organizações
Origem do Problema Tipo de Problema Fonte Filtragem Codificação Falta de Conhecimento Nomenclatura, Semântica Problemas de Medida Feedback Omissão

44 Problemas de Comunicação nas Organizações
Origem do Problema Tipo de Problema Factores Organizacionais Barulho de Fundo Diferenças de Estatuto Pressões de Tempo Sobrecarga de Informação Estrutura de Comunicação

45 Factores para Melhorar a Comunicação
Reduzir Barulho de Fundo Fomentar a Comunicação Informal Desenvolver um sistema de informação equilibrado.

46 Sumário A liderança é ao mesmo tempo um processo e um conjunto de características. O estilo de gestão deve ser flexível de modo a adequar-se a diferentes situações. O poder pode ser organizacional e pessoal em função das bases com que se exerce. A negociação política é um elemento a lidar por parte de quem exerce o poder.

47 Sumário A comunicação organizacional é um processo formal e informal.
As dificuldades e problemas de comunicação devem ser uma preocupação do gestor.


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