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A Empresa A Mobicasa – Sociedade de Mediação Imobiliária, Lda, foi criada em Abril de 2005 pelo Grupo Mobilar e tem a sua sede e balcão (único) em Ponta.

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2 A Empresa A Mobicasa – Sociedade de Mediação Imobiliária, Lda, foi criada em Abril de 2005 pelo Grupo Mobilar e tem a sua sede e balcão (único) em Ponta Delgada. Empresa promove a venda ou permuta de um vasto leque de imóveis, sujeitos a uma pré-selecção, e promove igualmente a venda das construções (apartamentos) de uma das empresas do Grupo Mobilar.

3 Análise do Meio Envolvente
Contextual Contexto Económico Contexto Tecnológico Meio Envolvente Transaccional Clientes Mobicasa Concorrentes Fornecedores Comunidade Contexto Político-Legal Contexto Sócio-Cultural

4 Análise do Meio Envolvente Transaccional
Cliente: Pessoa/Entidade que coloca à venda o seu imóvel e que paga pelo serviço prestado; Principal Cliente: Construções Paulo Jorge, Lda (empresa do Grupo Mobilar) Fornecedores: Recursos Humanos; Outras empresas do Grupo Mobilar; Banco; Câmara Municipal; Repartição de Finanças; Cartório Notarial; Conservatória do Registo Predial; Outros…

5 Análise do Meio Envolvente Transaccional
Concorrentes (Principais): A. Machado, Era, Homelife, Quintal Seguro, Imo+, Remax, Açorprop, Espaço Londres, Hermano Rego, Mundicasas… Comunidade: Principais tendências do Mercado: Grande tendência para a compra de apartamentos, essencialmente, por parte de jovens e idosos; Tendência para a compra de novos imóveis.

6 Atractividade da Indústria
Poder Negocial dos Fornecedores Pressão de Produtos Substitutos Potencial de Novas Entradas Poder negocial dos Clientes Rivalidade entre os Concorrentes Actuais Alto Alta Médio/Alto

7 Análise dos Clientes Clientes utilizam os serviços imobiliários para promover venda ou arrendar ou permutar os seus imóveis; Prestação de serviço engloba vários tipos de imóveis e valores (apartamentos, moradias, lotes, espaços comercias, etc), facultando uma vasta escolha a todos os potenciais utilizadores; Possuem um vasto leque de escolha quanto à imobiliária a utilizar; Elevado envolvimento na “compra” do serviço; Possuem elevado poder negocial; Procuram as melhores condições, ou seja, maior nível de serviços complementares prestados; São muito sensíveis à comissão a pagar; Possuem uma alternativa, muito mais rentável, que é serem eles próprios a promover a venda, aluguer ou permuta dos seus imóveis; Como o principal cliente é uma empresa do mesmo grupo, existe um elevado nível de conhecimento e confiança na “qualidade” dos imóveis a promover;

8 Análise da empresa Promove essencialmente os imóveis de outra empresa do Grupo a que pertence; Possui a comissão mais baixa do mercado (2%); Tem colaboradores especializados no ramo, que estão sujeitos a constante formação; Possui apenas três colaboradores; A sua associação a um grupo coeso e com actividades em diferentes áreas é uma mais valia; Possibilidade de ofertas noutros campos aos seus clientes, como por exemplo ofertas de descontos em outras empresas do grupo, por exemplo em móveis (Mobilar); Formas de Promoção: jornais, agências do Grupo Mobilar, página de internet do Grupo Mobilar e força de vendas.

9 Análise Swot Oportunidades
Maior interacção c/ outras empresas do Grupo; Deslocação da massa populacional para a Cidade; Maior tendência p/ a compra de apartamentos. Conquistar quota de mercado; Adquirir concorrentes; Melhorar a imagem; Ameaças Elevada concorrência; Entrada de novos competidores; Maior poder negocial dos clientes e fornecedores; Aumento das taxas de juro; Crise económica do País. Pontos Fortes Baixa comissão; Serviços Incorporados; Venda de apartamentos próprios; Formação; Ligação a outras empresas do Grupo Mobilar. Sugestões: Aproveitar os produtos/serviços de outras empresas do grupo p/ complementar a oferta. Maior cooperação entre a empresa e a Banca; Pontos Fracos Carteira de clientes reduzida; Gama de produtos limitada; Falta de competências de Marketing; Falta de experiência no ramo; A pouca agressividade comercial; Contratação de novos colaboradores, principalmente de um técnico especializado de Marketing; Apostar numa promoção mais agressiva; Definir um planeamento estratégico de médio e longo prazo; Apostar em serviços inovadores;

10 Análise dos Concorrentes
São em grande número; Competem essencialmente pela comissão pedida, pelos serviços associados e pela qualidade de prestação dos mesmos; Alguns deles como Era e Homelife prestam os seus serviços a nível nacional, facto este que lhes conferem um elevado nível de experiência e uma elevada credibilidade por parte dos clientes; Competição é feroz por a Região se encontrar numa situação em que a oferta é maior do que a procura; Pelo facto descrito anteriormente há, cada vez mais, uma selecção mais exigente dos imóveis a promover por parte das imobiliárias; Mas, nem sempre a concorrência é feita de forma leal; Existência de elevado nível de especulação.

11 Missão e Objectivos A Mobicasa tem por actividade a mediação imobiliária, ou seja, esta é uma organização que se obriga a diligenciar no sentido de fomentar a concretização de negócios que visem a constituição ou aquisição de direitos reais sobre bens imóveis, a permuta, o trespasse ou o arrendamento dos mesmos ou a cessão de posição em contratos cujo objectivo seja um bem imóvel. A missão é: Desenvolver uma rede imobiliária respeitada, profissional e orientada para o serviço de apoio ao cliente, capaz de satisfazer a globalidade das necessidades e expectativas de serviço do mercado, gerando grandes benefícios para a Sociedade, Clientes e Colaboradores.

12 Estratégia Actual A Mobicasa definiu as seguintes Linhas de Orientação Estratégica para o ano 2006:    Continuação do crescimento sustentado. Reforço da Mobicasa no mercado local pressupondo a manutenção de uma política de gestão rigorosa do ponto de vista dos custos de funcionamento, de uma prudente e rigorosa avaliação dos riscos da actividade e, consequentemente, da melhoria da solidez financeira;  Introdução na Mobicasa de uma metodologia de planeamento comercial, com o estabelecimento de objectivos globais dos negócios; Centralizar a venda em Apartamentos das Construções Paulo Jorge, Lda; Seleccionar, motivar, formar, dar apoio e promover as melhores equipas de trabalho para atingir tanto os objectivos pessoais como os da organização.

13 Estratégias Utilizadas
Empresa foca-se (Estratégia de Focagem) essencialmente num único cliente (aproximadamente 80%), sendo este, a empresa Construções Paulo Jorge Lda. Como estas duas empresas pertencem ao Grupo Mobilar são menores os riscos associados a este tipo de estratégia. Para os restantes clientes é utilizada uma estratégia essencialmente de baixos custos, aplicando, como já foi referido, a menor taxa de comissão do mercado.

14 Estratégia Produtos-Mercados
Estratégia Produtos-Mercados Matriz de Produtos-Mercados Segmentos de Mercado Produtos Ponta Delgada Vila Franca do Campo Lagoa Ribeira Grande Povoação Nordeste Outros locais Moradias X ??? Apartamentos Lotes Espaços Comerciais X Contemplado ??? Potencial incerto

15 Integração Vertical Para a cadeia de valor do Grupo Mobilar a criação desta empresa imobiliária tornou-se uma mais valia, uma vez que permitiu a promoção das construções de outra empresa do grupo.

16 Sugestões Maior aposta na angariação e satisfação de outros clientes; Maior ênfase na promoção dos seus serviços; Apostar sobretudo no aumento e melhoria da força de vendas; Abertura de novos balcões em outras localidades;

17 Trabalho Elaborado Por:
Ana Morgado Cláudia Mateus Marla Magalhães


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