A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Vanessa Sofia Sá Fernandes Nº28 9ºF

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Vanessa Sofia Sá Fernandes Nº28 9ºF"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Vanessa Sofia Sá Fernandes Nº28 9ºF
Thomas Alva Edison Trabalho realizado por: Vanessa Sofia Sá Fernandes Nº28 9ºF

2 Biografia Engenheiro e inventor norte-americano, Edison nasceu a 11 de Fevereiro de 1847 em Milan, Ohio,e faleceu a 18 de Outubro de 1931 em West Orange e foi enterrado em Orange, New Jersey.

3 Edison, aos sete anos foi expulso da escola porque era considerado atrasado mental, então foi educado em casa pela sua mãe, professora. Os seus interesses, ao contrário das outras crianças, centravam-se especialmente nos campos da Física e da Química. Aos 12 anos começou a trabalhar numa estação de comboios como vendedor de jornais, sandes, doces e frutas aos passageiros. Depois num vagão que lhe foi concedido montou uma prensa de impressão e fundou o jornal Weekly Herald que redigia, imprimia e vendia durante as viagens

4 Nos seus tempos livres, Edison dedicava-se ao estudo de Física, Mecânica e Química e fazia variadas experiências no tal vagão acima referido. No decorrer de uma experiência pegou fogo ao vagão, sendo obrigado a mudar de emprego. Thomas Edison interessava-se muito por telegrafia e podia ser facilmente encontrado em volta dos escritórios do telégrafo da localidade. Foi então que salvou o filho do oficial mestre da estação Mount Clemens de ser atingido por um vagão de carga desgovernado, para o recompensar foram-lhe oferecidas lições de telegrafia. Foi então trabalhar para um posto de telégrafo, emprego que ocupou até à guerra civil ( ).

5 Edison conheceu Mary Stillwell em Newark, segundo ele enquanto estavam a namorar ele usava-se da sua surdez para se sentar mais perto dela. Em 1871, tendo Edison 24 anos de idade, casaram-se. A esposa de Thomas Edison faleceu em Dois anos mais tarde voltou a casar-se. O nome da nova Sra. Edison era Mina. Thomas teve dois filhos, uma menina a Marion que era chamada por "Dot" e um menino o Tom Jr. que era chamado por "Dash".

6 Invenções relevantes O norte-americano Thomas Edison foi um dos cientistas mais criativos do mundo. Foi ele quem disse a famosa frase: "Génio é 1% de inspiração e 99% de transpiração". Ele inventou 1093 coisas diferentes, além da lâmpada incandescente. Como a locomotiva eléctrica, o fonógrafo (que passou a ser o gravador), o telégrafo e o projector de cinema.

7 A lâmpada incandescente
A lâmpada de Edison tem um aspecto parecido com as lâmpadas actuais. A lâmpada tem um filamento de carvão dentro de uma ampola de vidro em que foi feito vácuo. Quando o filamento é percorrido por corrente eléctrica, aquece e torna-se incandescente, o que justifica o nome que lhe foi dado.

8 O fonógrafo O fonógrafo foi inventado em 1877.
O aparelho consistia num cilindro coberto com papel de alumínio. Uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro. Conectados à ponta, ficavam um diafragma (um disco fino num receptor onde as vibrações eram convertidas de sinais electrónicos para sinais acústicos ou vice versa) e um grande bocal.

9 O cilindro era girado manualmente conforme o operador ia falando no bocal (ou chifre). A voz fazia o diafragma vibrar. Conforme isso acontecia, a ponta aguda cortava uma linha no papel de alumínio. Quando a gravação estava completa, a ponta era substituída por uma agulha, a máquina desta vez produzia as palavras quando o cilindro era girado mais uma vez.

10 O telégrafo Nove anos antes de Edison nascer, Samuel Morse inventou o telégrafo. Edison quis aprender como um telégrafo enviava mensagens através de condutores telegráficos. Aos 16 anos Edison foi para o Canadá e foi assistente telegráfico. Ele inventou um dispositivo que enviava um sinal se ele adormecesse. Foi a sua primeira invenção _o transmissor e receptor para o telégrafo automático_ o chefe de Edison descobriu o seu invento e despediu-o.

11 O dínamo O contrário, ou seja, a bobina no eixo, também é possível. As polaridades são invertidas a cada 180 graus de rotação para que o dínamo gere uma corrente contínua, e não alternada, como nos alternadores. Dínamo é um aparelho que converte energia mecânica em eléctrica, através de indução electromagnética. É constituído por um ímã e uma bobina. A energia mecânica (de um rio, por exemplo) faz girar um eixo ao qual se encontra o ímã, fazendo alternar os pólos norte e sul na bobina e por indução geram uma energia eléctrica.

12 A importância de Edison
Edison é um dos pioneiros da tecnologia do século XX. Ele influenciou, mais do que ninguém, a tecnologia da vida moderna e não se passa um dia sem que qualquer um de nós tenha um gesto relacionado com a sua criatividade, desde o simples acto de acender ou apagar a luz, ao de ir ao cinema ou ouvir música.

13 Conclusão Edison é ainda hoje o protótipo do "génio". Sem ele, a vida moderna seria impossível. Pois é devido à sua enorme criatividade, inteligência e genialidade que hoje podemos efectuar o simples acto de acender ou apagar a luz, ou de ir ao cinema ou ouvir música. Sem a electricidade - que não inventou, mas que tornou prática - e sem a Iluminação eléctrica toda a nossa vida seria muito diferente...

14 Bibliografia Livros: Dicionário de Biografias, volume 24, Porto Editora Internet:


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Vanessa Sofia Sá Fernandes Nº28 9ºF"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google