A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos."— Transcrição da apresentação:

1 1. Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos que são aceitos socialmente. Esse processo na Sociologia compreende o que se chama de socialização. Como se desenvolve esse processo de socialização nas sociedades modernas e quais as principais instituições responsáveis por ele?

2 O candidato deve explicar o conceito de socialização considerando a família e a escola e seus papeis neste processo; a família e a socialização primária; a escola e a socialização secundária. A introdução da criança no convívio social e sua preparação para o trabalho.

3 2. Um dos conceitos de sociedade desenvolvidos pela Sociologia se refere a um conjunto de indivíduos que convivem num mesmo espaço e num mesmo tempo. A solidariedade entre os integrantes é fundamental para manter a coesão entre eles. Duas são as formas de solidariedade e a cada uma delas corresponde uma forma específica de sociedade. Estabeleça a correspondência entre a forma de sociedade e sua respectiva forma de solidariedade, e explique em que consiste cada uma dessas formas.

4 O candidato deve mencionar as formas de solidariedade: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica: a) solidariedade mecânica que predomina nas sociedades simples e tem como base a similitude ou semelhança; b) a solidariedade orgânica que predomina nas sociedades complexas ou desenvolvidas e que se baseia na interdependência entre os indivíduos, gerada pelo processo de divisão social do trabalho.

5 3. A posição suprema dos países industrializados, sobretudo dos Estados Unidos, na produção e na difusão da mídia tem levado muitos observadores a falar no imperialismo da mídia. De acordo com essa visão, vivemos em um império cultural. Países menos desenvolvidos são considerados especialmente vulneráveis, por não possuírem os recursos necessários à manutenção de sua própria independência cultural. Esse texto fala da dominação ou imperialismo da mídia. Relacione esse fenômeno social com a possibilidade de homogeneização das diferenças culturais.

6 O candidato deve apontar o fato dos conglomerados de mídia obedecerem a mesma lógica de qualquer empresa multinacional, com interesses econômicos que ultrapassam os limites das nações. Citar ainda a mídia e a indústria cultural como integrantes do imperialismo contemporâneo e causa da homogeneização cultural

7 4. Os conceitos de poder e de autoridade têm sido importantes para a Sociologia e as Ciências Políticas e são sempre pontos de referência para aqueles que querem estudar esses fenômenos. Como a Sociologia conceitua poder?

8 O candidato deve considerar que o poder está associado ao uso legítimo da força e a autoridade. Capacidade de uma instituição ou mesmo um indivíduo em exigir de outras instituições ou mesmo indivíduos que cumpram uma ordem.

9 5. A sociedade estratificada é composta por diferentes estratos sociais, determinados a partir de critérios objetivos que podem ser mensurados estatisticamente. Cite três critérios que podem ser empregados para estratificar uma sociedade e justifique sua utilização.

10 Renda, profissão e escolaridade, que segmentam e/ou hierarquizam a sociedade em estratos.

11 6. O Brasil é um país moderno, que está em consonância com os países modernizados da atualidade. Mesmo assim, conserva ainda bolsões de atraso e alguns indicadores sociais que não permitem que seja incluído no chamado grupo dos países do primeiro mundo, embora esteja incluído no grupo emergente BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Cite dois indicadores que justificam o pertencimento do Brasil ao Bric e comente-os.

12 São países que vem demonstrando grandes avanços nos índices econômicos que atestam o seu rápido crescimento ( aumento do PIB e do superávit na balança comercial, por exemplo), mas que em contrapartida ainda têm como desafios índices sociais como distribuição de renda

13 7. Qual o papel da mídia em um regime democrático?

14 Informar os cidadãos sobre os fatos que acontecem nas esferas de decisão do poder de modo a lhes subsidiar conhecimento para avaliação do cenário político de maneira mais geral. E ainda levar até às esferas de poder, as demandas e opiniões da população. Ela serve como um elo entre representantes e representados, pressionando os primeiros a prestarem conta aos segundos.

15 8. Explicite as relações entre os conceitos de Estado, de dominação e de legitimidade do poder.

16 Para a existência do Estado é necessário que um conjunto de pessoas obedeça à autoridade dos detentores do poder. Para que os dominados obedeçam é necessário que os detentores do poder possuam uma autoridade reconhecida como legítima. As fontes de legitimidade: Carismática, racional-legal, tradicional.

17 9. Desde o início da modernidade, a imprensa tem desempenhado um papel importante na promoção do debate no espaço público. Nas últimas décadas, as referências à imprensa a apresentam como o quarto poder. Qual o papel da imprensa na formação da opinião dos cidadãos sobre as instituições democráticas do Brasil?

18 Citar o papel da imprensa enquanto uma instância que articula a opinião pública e as esferas de tomada de decisão.

19 10. O movimento feminista tem como um grande desafio combater o argumento da existência de uma natureza da mulher, marcada pela passividade, disposição ao sacrifício e capacidade inata para a paz. (Schwarzer, in Saliz, 1988, p.136). Em que situações do dia-a-dia é possível verificar o desfavorecimento da mulher e como o argumento da natureza da mulher dá sustentação a tais atitudes?

20 Na divisão das tarefas da educação dos filhos e dos trabalhos domésticos, no mercado de trabalho, na competição eleitoral, entre outros.


Carregar ppt "1. Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google