A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica"— Transcrição da apresentação:

1 Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica fabianaheirich@seed.pr.gov.br
Física Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica

2 Histórico da Disciplina
O objeto de estudo da Física é o Universo, propondo levar aos estudantes ao conhecimento dos modelos elaborados pelo homem para compreender a natureza.

3 Histórico da Disciplina
A disciplina de Física deve contribuir para que o estudante reconstrua o conhecimento historicamente produzido, transformando-o em ferramenta que subsidie como ser humano e futuro profissional tornando-o cidadão crítico-reflexivo.

4 Histórico da Disciplina
A Física no Ensino Médio permite que estudantes tenham contato com produções científicas tomando conhecimento das teorias físicas, envolvendo os aspectos conceituais e os relativos à natureza da ciência e da produção científica.

5 Fundamentos Teóricos Metodológicos
A ciência é uma produção cultural humana sujeita ao contexto de cada época. O quadro conceitual de referência capaz de abordar o objeto de estudo sintetizam três campos de estudos da Física.

6 Fundamentos Teóricos Metodológicos
Movimento Mecânica e Gravitação de Newton União de fenômenos celestes e terrestres centrado nas leis do movimento Termodinâmica Deu-se a partir do estudo dos fenômenos térmicos Eletromagnestismo Unificação de fenômenos elétricos e magnéticos bem como a inclusão da Óptica na Teoria Eletromagnética

7 Fundamentos Teóricos Metodológicos
fundamentar-se na História (competência técnica e didática) e na Epistemologia da Física – reconhecimento da disciplinariedade, estabelecer relações da Física com a Física estabelecer relações da Física com outros campos de conhecimento

8 Conteúdos Estruturantes Básicos Específicos Exemplo Momentum e Inércia
Movimento Momentum e Inércia Inércia, massa, velocidade Conservação de quantidade de movimento Tempo, massa, distância Variação da quantidade de movimento Deslocamento, velocidade, aceleração 2a Lei de Newton Trabalho, força, potência, atrito Gravidade Peso, Leis de Kepler, massa gravitacional Energia e o princípio da Conservação da Energia Energia cinética, potencial, mecânica

9 Lei Zero da Termodinâmica
Conteúdos Exemplo Estruturantes Básicos Específicos Termodinâmica Leis da Termodinâmica Lei Zero da Termodinâmica 1a Lei da Termodinâmica 2a Lei da Termodinâmica Temperatura, calor, escalas termométricas, calor sensível e latente, mudanças de fase, transmissão de calor, máquinas térmicas, dilatação térmica, trabalho de um gás

10 Conteúdos Estruturantes Básicos Específicos Exemplo Carga elétrica
Eletromagnetismo Carga elétrica Campo elétrico Lei de Coulomb, Eletrização dos Corpos, Campo Elétrico, potencial elétrico Corrente elétrica Resistores, geradores, capacitores Efeitos da corrente elétrica, resistência elétrica, 1a e 2a Lei de Ohm, associação em série e paralelo de resistores e geradores, motores elétricos Forças Eletromagnéticas Campo magnético, imãs e o magnetismo da matéria, campo magnético gerado por uma corrente elétrica, força magnética, indução magnética, ondas eletromagnéticas no espaço A Natureza da luz e suas propriedades Luz, princípio da óptica, sombra, penumbra, espelhos, reflexão, refração, prismas, lentes, ondas periódicas Natureza da radiação eletromagnética, ondas eletromagnéticas, radiação de um corpo negro

11 Encaminhamentos Metodológicos
se todo conhecimento se processa contra um conhecimento anterior, então é preciso considerar o conhecimento prévio dos estudantes O importante é que eles compreendam que o conhecimento que eles trazem não é definitivo, não se constitui numa verdade pronta e acabada.

12 Encaminhamentos Metodológicos
Professor e estudante compartilhem significados na busca da aprendizagem que ocorre quando novas informações interagem com o conhecimento prévio do sujeito, e simultaneamente, adicionam, diferencial, integram, modificam e enriquecem o saber já existente, inclusive com a possibilidade de substituí-lo. (DCOEs- Física,2008, pg167 )

13 Encaminhamentos Metodológicos
O papel dos livros didáticos no ensino de Física (DCE-física, 2008, p ) O livro didático é uma importante ferramenta pedagógica a serviço do professor, entretanto sua eficiência depende do encaminhamento que o professor dá com determinado conteúdo, ou seja, é de total responsabilidade do professor

14 Encaminhamentos Metodológicos
Os modelos científicos no ensino de Física (DCE-física, 2008, p ) Sobre o uso da História no ensino de Física (DCE-física, 2008, p ) O papel da experimentação no ensino de Física (DCE-física, 2008, p ) Leituras científicas e ensino de Física (DCE-física, 2008, p ) As tecnologias no ensino de Física (DCE-física, 2008, p )

15 Avaliação a compreensão dos conceitos físicos essenciais a cada unidade de ensino e aprendizagem planejada; a compreensão dos conceitos físicos em textos científicos e não científicos a capacidade de elaborar relatórios tendo como referência os conceitos, as leis e as teorias físicas sobre um experimento ou qualquer outro evento que envolva os conhecimentos da física.

16 Quem quer fazer alguma coisa acha um jeito, Quem não quer, arruma uma desculpa Roberto Shinyashiki


Carregar ppt "Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google