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Engenharia de Software

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Apresentação em tema: "Engenharia de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software
USER INTERFACE DESIGN Engenharia de Software Elaborado por: Pedro Fernandes, nº3322 Patrício Januário, nº3314 João Ferro Pelica, nº3428

2 João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes
Introdução A Interacção Pessoa-Computador estuda a troca de informação entre as pessoas e os computadores. O seu objectivo é que esta troca seja o mais eficiente possível, ou seja, minimiza os erros, aumenta a satisfação, diminui a frustração e ao fim e ao cabo, faz mais produtivas as tarefas que envolvem as pessoas e os computadores. João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

3 João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes
Em que consiste? Analisar as tarefas e recolher as exigências da pessoa com o objectivo de criar uma interacção ideal entre a pessoa e o interface. João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

4 João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes
Objectivos Principais pontos na comunicação entre o interface e o utilizador: Utilidade Segurança Produtividade Usabilidade Funcionalidade Interactividade Facilidade de uso Facilidade de aprendizagem João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

5 Aspectos Importantes:
Meio envolvente Características humanas Características tecnológicas Processo de desenvolvimento João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

6 João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes
Meio envolvente Meio social e de trabalho Áreas de aplicação - Para cada necessidade, uma aplicação Interacção Homem-Máquina - Interagir com os sentidos (audição, visão tacto) - Tutorais - Documentação - Ajuda On-Line João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

7 Características Humanas
Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

8 Características Humanas
Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia Cada ser Humano tem diferentes capacidades que o influenciam no uso com o computador: - Percepção - Aprendizagem - Acesso à informação - Memória Nível de experiência de cada utilizador João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

9 Características Humanas
Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia Linguagem simples e objectiva Imagens, sons … Mensagens destinadas ao utilizador Organização no ecrã João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

10 Características Humanas
Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia Estuda como o design do produto afecta as pessoas: -Estuda as capacidades humanas e suas imitações na obtenção de ferramentas mais adequadas para que no trabalho aumente a produtividade (QWL) Antropometria - Ciência que estuda as medidas do corpo. João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

11 Características Humanas
Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia Ambiente: - Luminosidade adequada - Temperatura ambiente - Nível de ruído - Colocação dos periféricos - Mobília confortável João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

12 Características Humanas
Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia Software: - Prestável - Claro - Seguro - Coerente - Versátil - Expressivo João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

13 Características Tecnológicas Hardware
Deve-se ter em conta a funcionalidade pretendida e os utilizadores: - Teclado - Touch Screen - Trackers tridimensionais - Dispositivos de entrada por voz - Saída Visual (ecrã,…) - Vídeo Conferencia (Web Cam, Telemóveis 3G) João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

14 Características Tecnológicas Software
- Entrada de Comandos - Menus - Diálogos Questão/Resposta - Formulários - Manipulação directa João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

15 Características Tecnológicas Software
Boa qualidade: - Útil - Fácil de Utilizar - Eficaz na sua utilização Leva a: - Satisfação e Conforto - Saúde e bem-estar - Mais Produtividade João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

16 Características Tecnológicas Software
Má qualidade: - Desconhecimento da actividade - Desconhecimento do utilizador e das características humanas - Desinteresse pela lógica de utilização Leva a: - Aborrecimentos e frustrações - Stress - Desperdício e abandono do sistema João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

17 Processo de desenvolvimento
Factores a levar em conta Utilizadores: Tecnologias: Funcionais: Características individuais (idade, sexo, formação, cultura, experiência, etc...); Elementos de hardware disponíveis para a utilização e adequa-los aos factores anteriores; Suportes disponíveis para a equipa de desenho; Projectar o sistema antes do modelo final (Protótipos); Através da conversação e representação, o utilizador terá um sistema adequado a si e terá uma melhor percepção do sistema; João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

18 Processo de desenvolvimento
Aspectos importantes: - Visualização - Multimédia - Interacção Homem-Máquina - Usabilidade - Informação do sistema - Ajuda on-line João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

19 Processo de desenvolvimento
Visualização: -Gráficos melhoram o desempenho de trabalho -Gráficos alcançam os que não lêem e são facilmente memorizados -Visão é o nosso sentido dominante -Uma imagem supera as limitações do texto João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

20 Processo de desenvolvimento
Multimédia: Como criar interfaces interactivos? -Bom design de interacção -Gifs animados -Vídeo clips e outras animações -Integrar objectos multimédia no software -Inovar o design, utilizando flash, etc… João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

21 Processo de desenvolvimento
Homem-Máquina: -Psicologia Cognitiva -Factores Humanos (ergonomia) Usabilidade: -Desenvolver o Software mais fácil de usar para os utilizadores -É uma fase bastante importante no ciclo de desenvolvimento João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

22 Processo de desenvolvimento
Técnicas: - Prover ajudas e janelas de aconselhamento - Prover video-clips e treino de maneira a integrar o utilizador com o sistema - Usar o XML que modulariza pequenas partes do conhecimento integra-o em aplicações João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

23 Processo de desenvolvimento
Interacção no Processo de Desenvolvimento O desenho de Interface consiste essencialmente em actualizações sucessivas resultantes das constantes avaliações e modificações, sendo uma consequência das apreciações dos utilizadores ou clientes. João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

24 Processo de desenvolvimento
Modelo Cascata João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

25 Processo de desenvolvimento
Técnicas de desenvolvimento de software: -Estudo de documentos do cliente ou utilizador -Entrevistas (obtenção de dados) -Estudo estatístico (para software de distribuição) -Protótipo -Fase que permite uma antevisão do interface e do funcionamento do sistema -Partindo do protótipo desenvolvido comprova-se, ou não, a satisfação e o cumprimento das necessidades do cliente/utilizador João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

26 Palette demonstrativa do UID
João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

27 João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes
Exemplos João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

28 João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

29 João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

30 Relação com a Engenharia de Software
No âmbito da análise e do design podemos relacionar a Engenharia de Software e o UID, pois em ambas existe uma obtenção de requisitos (Engenharia de Requisitos). Finalizada a primeira fase do desenvolvimento, passamos à interacção entre o utilizador e o interface (Design). João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

31 João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes
Referências João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes


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