A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software Prof ª. Isabel Sofia de Brito Prof ª. Maria Fernanda Pedro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software Prof ª. Isabel Sofia de Brito Prof ª. Maria Fernanda Pedro."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software Prof ª. Isabel Sofia de Brito Prof ª. Maria Fernanda Pedro

2 Cap. I – Conceitos Fundamentais Problemas no desenvolvimento de software???

3 Conceitos Fundamentais (2) Alguns estudos demonstraram que o software: Raramente responde à s necessidades do cliente; Ou o programa final nem sempre reflecte os requisitos dos utilizadores finais; É pouco fi á vel, e com pouca qualidade; É excessivamente caro, e normalmente existe imprecisão nas estimativas dos custos; Manuten ç ão cara e propensa a erros; (o desenvolvimento) excede os limites de tempo pr é - estabelecidos e a calendariza ç ão não é respeitada;

4 Conceitos Fundamentais (3) É inflex í vel, não port á vel e não reutiliz á vel; É pouco eficiente, não fazendo um bom uso dos recursos dispon í veis. A gestão de equipas é dif í cil; A documenta ç ão é inapropriada e inadequada; É dif í cil medir quantitativamente cada um destes problemas, uma vez que o software não se vê nem se toca. O software torna-se cada vez mais complexo e não existem t é cnicas que permitam gerir essa complexidade.

5 75% de todos os projectos de software nunca chegam a ser completados, ou nunca são usados quando terminados; Mesmo quando um projecto chega ao fim, nem sempre o resultado é o esperado, ou então demorou tanto a ser feito que j á deixou de ser necess á rio. [Revista Americana "Fortune"]; O custo total dos sistemas computarizados aumentou mais de 50% devido a um crescimento na necessidade de manuten ç ão deste mesmo software. Conceitos Fundamentais (4)

6 A surpresa: – grande parte dos custos devem-se à manuten ç ão de software e não à constru ç ão de novas aplica ç ões. Conceitos Fundamentais (5)

7 SOLU Ç ÃO? –A engenharia de software é a disciplina que define t é cnicas, m é todos, metodologias e ferramentas para ajudar a desenvolver e a manter software de qualidade; preocupa-se com todas as etapas desde a defini ç ão dos requisitos at é a avalia ç ão do produto final. Para isso é necess á rio: T é cnicas de gestão de equipas; Aloca ç ão criteriosa de recursos; Separa ç ão das fases de desenvolvimento; Avalia ç ão ? e custos? Documenta ç ão; Conceitos Fundamentais (6)

8 OBJECTIVOS Actualiza ç ão e correc ç ão de erros; fazer as coisas correctamente eficiência e efic á cia; gerir a complexidade e gestão da compreensão; aumento da qualidade; satisfa ç ão dos clientes/utilizadores. ÂMBITO ciência da computa ç ão ciência da gestão economia t é cnicas de comunica ç ão e at é a psicologia... DESAFIOS Sistemas legados; Sistemas heterog é neos; Desafio da entrega dos softwares Conceitos Fundamentais (7)

9 Def. 1 – Engenharia de software: –é uma disciplina da engenharia que envolve aspectos relacionados com todo o processo de desenvolvimento de software. Def. 2 –É uma disciplina que define m é todos e procedimentos para desenvolver software. Def. 3 –É uma disciplina que define um conjunto de princ í pios de engenharia tendo em vista o desenvolvimento de software econ ó mico e fi á vel. Conceitos Fundamentais (8)

10 Def. 4 –É a defini ç ão de processos sistem á ticos, disciplinados e quantific á veis para o desenvolvimento e manuten ç ão de software. Def. 5 –Um m é todo é um processo disciplinado para construir produtos de software. Def51 –Um m é todo é uma aproxima ç ão estruturada de suporte ao desenvolvimento de software. Conceitos Fundamentais (9)

11 Def. 6 –Uma metodologia é uma colec ç ão organizada de regras, algoritmos, t é cnicas e ferramentas (integr á veis); é constitu í da por um conjunto de m é todos que cooperam entre si. Conceitos Fundamentais (10)

12 A utiliza ç ão dos m é todos e das metodologias não resolveu a "crise do software". Permanecem os elevados custos do desenvolvimento do software. A complexidade (e a procura) do software continuam a crescer. O cliente ou utilizador torna-se cada vez mais exigente. Apesar de que a utiliza ç ão destas ferramentas nos ajudam a controlar melhor a complexidade e o desenvolvimento de software. Conceitos Fundamentais (11)

13 Ser á que falh á mos? –o tempo e o custo da transi ç ão e da adapta ç ão é grande; (todos n ó s oferecemos um pouco de resistência à s novidades!); –muitas vezes, falta a metodologia adequada para a organiza ç ão; –a automatiza ç ão das actividades nem sempre est á dispon í vel; –a falta de forma ç ão dos quadros t é cnicos é muitas vezes desesperante; –utilizar uma metodologia implica gastar mais tempo para aprendê-la, gastar mais tempo em documenta ç ão, etc; –a qualidade das ferramentas não cresceu o suficiente Conceitos Fundamentais (12)

14 Usar as metodologias em conjunto com ferramentas autom á ticas de apoio (CASE - Computer Aided Software Engineering) que ajudam a melhorar a qualidade do software e aumentam a produtividade do programador. –Def. CASE: são ferramentas/programas que suportam as diferentes actividades do processo de desenvolvimento de software. –Vantagens: valida ç ões autom á ticas; facilidade de manuten ç ão; reutiliza ç ão de c ó digo; suporte para a elabora ç ão da documenta ç ão; gera ç ão de c ó digo. Conceitos Fundamentais (13)

15 Questões: –Quando est á a desenvolver um programa quais são os seus principais objectivos? Porquê? –O que é software? R: são programas de computadores e a documenta ç ão associada aos programas. –Qual é a diferen ç a entre engenharia de software e engenharia inform á tica? R: EI est á relacionada com teoria e fundamentos do software; ES est á relacionada com os m é todos de desenvolvimento de software. –O que é o modelo para processo de software? R: É uma representa ç ão simplificada do processo de desenvolvimento de software. Conceitos Fundamentais (14)

16 Exerc í cio Identificar uma situa ç ão concreta, à luz das defini ç ões e conceitos apresentados, identificando o que pode estar na origem dos problemas conhecidos.


Carregar ppt "Engenharia de Software Prof ª. Isabel Sofia de Brito Prof ª. Maria Fernanda Pedro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google