PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE

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Apresentação em tema: "PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE
Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011

2 ORGANIZAÇÕES “Organizações são entidades abstratas; no entanto elas são reais e podem, de fato, ser consideradas ‘vivas’”. (Muchinsky, 2004, p.239) “Uma organização somente existe quando: (1)Há pessoas capazes de se comunicarem e que (2) estão dispostas a contribuir com ação conjunta (3) a fim de alcançarem um objetivo comum”. (Chiavenato, 2000, p. 25) AULA 2

3 INÍCIO DA PSICOLOGIA APLICADA AO MUNDO DAS ORGANIZAÇÕES
Principais fundadores do campo: Hugo Münsterberg e Walter Dill Scott. Influência da Primeira Guerra Mundial ( ) e da Segunda Guerra Mundial ( ) Construção de testes psicológicos Seleção e colocação de pessoal AULA 2

4 PRECURSORES DA PSICOLOGIA APLICADA AO MUNDO DAS ORGANIZAÇÕES
Walter Dill Scott - A publicidade e a Sugestionabilidade humana - Seleção de pessoal Hugo Münsterberg - Eficiência no trabalho AULA 2

5 RELAÇÕES HUMANAS( A PARTIR DA DÉCADA DE 30 ):
Essa abordagem enfocava o crescimento, o desenvolvimento e a satisfação dos empregados Os estudos de Hawthorne( ) e contribuições à Psicologia das Organizações Concluíram que as condições sociais e psicológicas do ambiente de trabalho tinham mais importância do que as condições físicas em que as funções eram realizadas AULA 2

6 ORGANIZAÇÕES Por que existem?
As organizações existem para que possamos satisfazer necessidades que dificilmente resolveríamos sozinhos, tais como: emocionais, econômicas, intelectuais, sociais, entre outras. AULA 2

7 AS ORGANIZAÇÕES O processo de socialização nas organizações tem como objetivo: inserir, adaptar e manter o colaborador nos padrões da cultura da organização. AULA 2

8 DEFINIÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
É o estudo científico do comportamento humano em situações de trabalho. A Psicologia Organizacional contemporânea enfatiza a interação das características do trabalhador, na natureza do trabalho, a estrutura organizacional e o ambiente externo. AULA 2

9 OBJETIVOS PRINCIPAIS:
Estudar o comportamento humano em situações de trabalho e realizar intervenções sempre que necessário Investiga-se possíveis efeitos de diferentes estruturas da organização na eficiência humana. Os psicólogos organizacionais não lidam diretamente com os problemas emocionais ou pessoais do funcionário. AULA 2

10 CONVERGÊNCIA ENTRE PSI E ADM
Convergência entre PSIcologia e ADMinistração Promover ganhos de produtividade junto a melhoria de qualidade de vida, ao bem estar do trabalhador. Ela se preocupa em compreender o comportamento individual e aumentar o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. AULA 2

11 A QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES ESTÁ RELACIONADA COM ALGUNS FATORES, DENTRE ELES:
Remuneração Justa e adequada Equidade Salarial. Segurança e Salubridade Os trabalhadores não devem ser expostos a condições ambientais, jornada de trabalho nem a riscos que possam ameaçar a saúde. Integração social Um ambiente favorável nas relações pessoais é atingido com ausência de preconceitos, companheirismo, união e comunicação aberta. Trabalho e vida privada O trabalho não deve interferir no descanso nem na vida familiar do empregado. Participação Participação com idéias Oportunidade de progresso Incentivo à Capacitação; Uso de Metodologias; Inovações Significado social da atividade do empregado A atuação social da organização tem significado importante para os empregados tanto em sua percepção da empresa quanto em sua auto-estima. AULA 2

12 O INDIVÍDUO E OS PAPÉIS SOCIAIS
“A pessoa traz à organização sua bagagem psicológica, conhecimentos, características, preconceitos e experiências anteriores.” (Fiorelli, 2003, p.112) O indivíduo carrega para a organização a sua visão de mundo. AULA 2

13 PAPEL Um conjunto de expectativas sobre o comportamento adequado em uma função. Papéis sociais: posições que ocupamos na sociedade. Cargos: são os papéis sociais que as pessoas ocupam na organização. Hierarquia: posicionamento dos cargos (papéis sociais) na organização. Define as subordinações. AULA 2

14 NORMAS Um conjunto de expectativas compartilhadas por um grupo sobre o comportamento adequado. AULA 2

15 CONFLITOS RESULTANTES DOS PAPÉIS
SOCIAIS Os papéis têm a finalidade de promover a interação. Entretanto podem ocorrer conflitos, tais como: a) Expectativas contraditórias em relação à outra pessoa (conflito intra-emissor); b) Algumas pessoas têm um conjunto de expectativas de alguém e outros têm um conjunto contraditório (conflito interemissor); c) Uma pessoa desempenha papéis conflitantes entre si (conflito interpapéis); d) O autor não se ajusta ao papel (conflito pessoa-papel). AULA 2

16 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
“É o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento." (Dubrin, 2003, p. 02) AULA 2

17 Existem duas teorias acerca da questão do comportamento organizacional:
Teoria de Campo (Lewin); Defende a idéia de que há influência do ambiente sobre o comportamento. Teoria da Dissonância Cognitiva (Festinger): Defende a tese do conflito de idéias acerca da certeza da decisão tomada entre as alternativas apresentadas. AULA 2

18 CULTURA ORGANIZACIONAL
Conjunto de crenças, expectativas e valores, um fator de interação e relacionamentos típicos de cada organização. AULA 2

19 CLIMA ORGANIZACIONAL É a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos colaboradores da organização participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar. AULA 2

20 MUDANÇAS São postuladas como uma necessidade contínua para as organizações, podendo ser de ordem: Organizacionais, Tecnológicas e Humanas AULA 2

21 MUDANÇA: ASPECTOS QUE A INFLUENCIAM
AULA 2

22 FINAL DO SÉCULO XX Passa a fazer parte do contexto organizacional temáticas como: estresse, diversidade, qualidade de vida, identidade profissional, trabalho em equipe, ética, responsabilidade social e ambiental... Para atender a este contexto mudanças comportamentais. AULA 2

23 GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Envolve toda e qualquer pessoa que dirige outras pessoas; Utiliza técnicas e práticas da psicologia organizacional; Capacita o gerente a lidar com pessoas e atingir aos objetivos organizacionais. AULA 2

24 Barra da Tijuca – Rio de Janeiro Guarapari – Espírito Santo
Pelourinho - Bahia Aracaju – Sergipe Barra da Tijuca – Rio de Janeiro Guarapari – Espírito Santo AULA 2

25 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
CARMO CISNE AULA 2


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