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PublicouBenício Ferra Alterado mais de 10 anos atrás
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I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de ENSP – Rio de Janeiro
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PONTO DE PARTIDA Projeto PEA no Estado do Rio de Janeiro controle da dengue -final da década de 90 Características do projeto: Promoção da Saúde (ênfase na educação, interdisciplinaridade, intersetorialidade, parcerias, participação popular) Resultados da avaliação apresentados na XVII Conferência Mundial de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde – Paris, 2001
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Educação Popular NÃO é Mero trabalho com ou para a população
Simples fato de utilizar certos recursos e técnicas: audiovisual, dinâmicas, cantorias Processo verticalizado de “transmissão” de conhecimentos Relação tradicional Educando x Educador = detentor e transmissor do conhecimento Conjunto de velhas práticas com um novo rótulo
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Educação Popular: o que É
Processo dialógico Construção coletiva de conhecimento – respeito pela sabedoria popular Reflexão crítica da realidade - Freire Aprofundamento do conhecimento sobre a prática, com vistas à transformação social. Valorização da cultura popular e a elevação dessa cultura a um patamar mais crítico, científico e filosófico – Gramsci - Papel do educador (cont)
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Processo essencialmente político e intencional compromisso de classe
(cont) Processo essencialmente político e intencional compromisso de classe Pedagogia do conflito e problematizadora: capital, trabalho, classes antagônicas Visão funcionalista de sociedade X visão histórica (lutas) Vincula-se à ação organizada do povo, das massas visa à libertação, à autonomia desses sujeitos sociais, e a construir uma sociedade de acordo com seus interesses – Hurtado (cont)
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(cont) Teoria a partir da prática e não “sobre” a prática – relação dialética. Consciência crítica ao lado da consciência solidária = solidariedade de classe, que se torna prática transformadora - Hurtado Ligação entre metodologia coerente (dialética) e objetivos de transformação social – ação-reflexão-ação - que permita compreender a realidade com novos olhos, a ter vontade política, a ser sujeito transformador
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ANEPS Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde Missão Articulação Visibilidade Formação e pesquisa Divulgação e fortalecimento da Educação Popular Contribuição para políticas de Educação Popular – fortalecimento do SUS
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ANEPS Movimento que expressa as diferentes forças sociais interessadas na transformação das políticas de atenção à saúde, da gestão e da educação em saúde, associadas a intervenções sobre as estruturas e os processos sociais determinantes das doenças do povo brasileiro
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O papel histórico da ANEPS, criada em 2003, consiste em possibilitar, pela interação entre os diversos movimentos e práticas de educação popular e saúde, a emergência dos novos saberes sobre a saúde das populações
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Movimentos Participantes
Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (CONTAG); Direção Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM); Projeto Saúde e Alegria/Grupo de Trabalho da Amazônia (GTA); Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR); Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN); Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST- Coletivo de saúde); Movimento Popular de Saúde (MOPS); Rede de Educação Popular e Saúde; Movimentos de menor visibilidade.
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Objetivos Objetivo: Reconhecer a amplitude e a diversidade de experiências organizadas em movimentos e práticas que, historicamente, não têm alcançado um grau de institucionalização e de legitimidade junto ao Sistema Único de Saúde
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ANEPS-RJ Articulação Oficinas municipais e regionais – 2005, 2007, 2008, 2009 Encontros estaduais: divulgação e consolidação das questões discutidas nas oficinas locais. Participação em eventos Tenda Paulo Freire Avaliação/Sistematização
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Atividades Oficinas regionais: Quissamã, Areal, Paracambi, Duque de Caxias, Rio de Janeiro (Palmeira da Serra/Mendes) Participação no Encontro Nacional da ANAPS Discussões para a Política de Educação Popular Oficinas com movimentos sociais
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Educação Popular e controle da dengue
Experiências do Estado, apenas: pouco resultado Educação Popular: novas perspectivas Exemplos: Recife, Aracaju (sujeitos às condições conjunturais)
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Reflexões finais Existência de forma diferente de enfrentar o problema da dengue Importância da participação popular, da reflexão crítica, do comprometimento político, de repensar novas estratégias. Necessidade de avançar em algumas dimensões: Visibilidade, articulação e teorização sobre a prática, avaliação, sistematização das ações.
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Pergunta que não quer calar
Será que quando afirmamos estar fazendo Educação Popular, estamos realmente fazendo o que afirmamos?
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