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Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em

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Apresentação em tema: "Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em"— Transcrição da apresentação:

1 Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em
Enfermagem no Brasil Alacoque Lorenzini Erdmann Coordenadora da Área de Enfermagem na Capes Josicelia Dumêt Fernandes Coordenadora Adjunta da Área de Enfermagem da Capes

2 O MODELO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO DE CIENTISTAS
Ciclo virtuoso da ciência brasileira Iniciação Científica Formação de Grupos de Pesquisa Pós-Graduação Cooperações

3 COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE PROGRAMAS
REDUÇÃO AS DESIGUALDADES REGIONAIS E INTRA-REGIONAIS ATRAVÉS DA: formação de pessoal de alto nível, necessário ao desenvolvimento do país expansão e fortalecimento da pós-graduação capacitação de docentes do ensino superior formação e consolidação de grupos de pesquisa

4 OBJETIVOS DA COOPERAÇÃO ACADÊMICA
► Promover a formação de recursos humanos de alto nível, através de projetos conjuntos de ensino e pesquisa. ► Intensificar o intercâmbio científico entre os PPG, através do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino e de pesquisa. ► Promover a consolidação de PPG.

5 Programas destinados a qualificação, cooperação interinstitucional e mobilidade de pessoal de alto nível em temas estratégicos: DINTER e MINTER PROCAD Programas de acordos bilaterais que financiam projetos conjuntos Casadinho Associações Programa Institucional de capacitação docente e técnica PICDT Programa de Qualificação Institucional PQI

6 DOUTORADO E MESTRADO INTERINSTITUCIONAL
DINTER e MINTER Capacitar recursos humanos através de parcerias com PPG já consolidados; Oferecer a uma turma de alunos a formação em nível de D ou M, sob condições especiais; Viabilizar a formação ss fora dos grandes centros de ensino e pesquisa, carentes de RH de alto nível;

7 DOUTORADO E MESTRADO INTERINSTITUCIONAL
DINTER e MINTER Estimular o potencial dos PPG consolidados para: Fortalecer e estabelecer condições para criação de novos cursos de PG, via formação de RH em bloco; Subsidiar a nucleação e fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa;

8 DOUTORADO E MESTRADO INTERINSTITUCIONAL
DINTER e MINTER Estimular o potencial dos PPG consolidados para: Possibilitar a criação e fortalecimento, nas instituições atendidas, de LP que respondam a necessidades regionais; Promover parcerias duradouras entre programas de PG ou grupos de ensino e pesquisa em estágios distintos de desenvolvimento.

9 PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA
PROCAD – ação novas fronteiras da pós-graduação Apoio a projetos conjuntos de ensino e pesquisa em instituições distintas, estimulando a formação pós-graduada, a mobilidade docente e discente, e a fixação de pesquisadores nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. Caracterizam-se pela implantação de redes de cooperação acadêmica no país entre PPG em diferentes estágios de consolidação.

10 CASADINHO Missões de intercâmbio de estudantes de M e D, no fortalecimento de LP; Inserção de recém-doutores nos PPG: Programa de Absorção Temporária de Doutores (PRODOC) Programa Especial de Retorno à Instituição de Origem (PROGEM)

11 ACORDOS BILATERAIS QUE OPERACIONALIZAM A COOPERAÇÃO ACADÊMICA
Envolvem treinamento de pesquisadores e estudantes, assim como o desenvolvimento de PPq conjuntos, co-financiados por agências de fomento: ►Missões de estudo (M e D sanduíche). ►Missões de docência e pesquisa. ►Estágio pós-doutoral.

12 COOPERAÇÕES ACADÊMICAS
►Respaldam a pesquisa, o treinamento e o intercâmbio de informações. ►Asseguram a implementação das ações necessárias às redes de cooperação e a, conseqüente, elevação da qualidade do ensino da graduação e da pós-graduação.

13 GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL ?

14 TOTAL: 648 cursos Fonte: INEP/MEC – censo 2007

15 PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL?

16 Total: 45 cursos Fonte: CAPES/MEC

17 GRADUAÇÃO / PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL?

18 Fontes: INEP/MEC – Censo 2007
CAPES/MEC

19 NÚMERO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM 2007 ÁREAS NÍVEL M D TOTAL Todas as áreas 1954 1211 3165 Grande área da saúde 423 269 692 Área de Enfermagem 31 14 45

20 Como se apresenta, hoje, a cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil?

21 DINTER UFRJ/UEPA (aprovado) DINTER UFSC/UFPA REGIÃO NORTE

22 UFMT/ME DINTER/UFMT/UNIFESP REGIÃO CENTRO-OESTE

23 MINTER UFSC/UNOCHAPECÓ
REGIÃO SUL

24 PARCERIAS ENTRE PPGENF
Parcerias entre PPGENF de regiões diferentes Parcerias entre PPGENF da mesma região Parcerias entre PPGENF do mesmo estado Cooperações Internacionais

25 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ENFERMAGEM: Programas / Cursos / AC / LP / PPq
Áreas de Concentração 38 Linhas de Pesquisa 112 Projetos de Pesquisa 1040

26 SEMELHANÇAS ENTRE LINHAS DE PESQUISA
DOS PPGENF Educação em Saúde e Enfermagem 13 Administração Gerenciamento Gestão em Saúde e Enfermagem 13 Processo de cuidar em Saúde e Enfermagem 20 Políticas e práticas em Saúde e Enfermagem 10 Trabalho em Saúde e Enfermagem 06 Enfermagem em Saúde Coletiva 06

27 SEMELHANÇAS ENTRE LINHAS DE PESQUISA
DOS PPGENF Saúde da Mulher Gênero 06 Tecnologias em Enfermagem 05 Concepções Fundamentos Teórico-filosóficos Em saúde e Enfermagem 05 Enfermagem na atenção à saúde da criança e do adolescente 05 Ética e Exercício da Enfermagem 05 Enfermagem na atenção à saúde mental 05

28 SEMELHANÇAS ENTRE LINHAS DE PESQUISA
DOS PPGENF Enfermagem, Saúde e Sociedade 04 Enfermagem na atenção á saúde da Família 04 Processo saúde-doença 04 Informação Comunicação em Enfermagem 03 Enfermagem na atenção à saúde do adulto e do idoso 03 Estudos históricos da enfermagem 04

29 SEMELHANÇAS ENTRE LINHAS DE PESQUISA
DOS PPGENF DESENVOLVIMENTO DE PPq COMUNS EM UMA DETERMINADA TEMÁTICA, BUSCANDO A SOLUÇÃO DOS DESAFIOS EDUCACIONAIS, CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS DO PAÍS

30 TENDÊNCIAS Cooperações devem assumir o significado de
de apoio científico e acadêmico entre os PPG em lugar de “doação”. Cooperações devem ser apreendidas como instrumentos de compromissos estratégicos e duradouros, em lugar de parcerias baseadas em colaborações eventuais de curto prazo.

31 TENDÊNCIAS Cooperações devem se caracterizar por
responsabilidade conjunta e balanceada, onde ambos os lados têm o dever de buscar o desenvolvimento da PG. Cooperações devem proporcionar espaços para o ensino e a pesquisa de ambos os lados, além do intercâmbio de experiências.

32 Cooperações devem continuar como importantes
TENDÊNCIAS Cooperações devem continuar como importantes instrumentos para o desenvolvimento acadêmico, onde: os PPG já consolidados procurem se convencer de que os em desenvolvimento podem ser parceiros, de fato. os PPG em desenvolvimento devem estar preparados para favorecer a operacionalização e partilhar custos.

33 O Brasil é conhecido através: Com Inovação, Tecnologia e Produtividade
Amazonia Futebol Carnaval Café … Mas há um novo lado do Brasil ... Com Inovação, Tecnologia e Produtividade

34 OBRIGADA! Josicelia Dumêt Fernandes


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