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Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED

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Apresentação em tema: "Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
A importância da moderação em formação a distância: alguns aprendizados no Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED Educação a Distância Santos – SP Setembro/2008

2 Parceiros institucionais
Iniciativa Coordenação técnica Parceiros institucionais Apoio

3 Sonia M.B. Dias - 14º Congresso ABED - soniadias@cenpec.org.br

4 Objetivo: reconhecer e estimular o trabalho de organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atuam com ações socioeducativas e contribuir para a construção de políticas públicas integradas de educação e proteção social de crianças e adolescentes brasileiros.

5 Duas linhas de ação, que compõem um edição:
Anos pares: ações de formação de profissionais das organizações participantes do Prêmio Anos ímpares: seleção e premiação de projetos inscritos

6 Avaliação – Prêmio Itaú-Unicef 2007
Projetos são selecionados por regional: São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Belém, Fortaleza, Salvador e Goiânia Cerca de 400 avaliadores: profissionais das áreas de Educação e Assistência Social Mais de 1500 projetos em 2007

7 Formação de avaliadores - conteúdo:
Legislação vigente relacionada a temática da criança e adolescente: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB; Lei Orgânica da Assistência Social – implantação do SUAS. Educação integral e ações socioeducativas Importância da articulação de diferentes espaços de aprendizagem como escola, parques, centros comunitários, espaços culturais e esportivos e outros, para alcançar os objetivos da educação integral Aspectos gerais da avaliação de projetos sociais

8 Processo Avaliadores foram agrupados por regional com cerca de 50 participantes cada Ambiente: Moodle Principais estratégias: fóruns, textos, enquetes e questionários Linguagens como imagens, textos de diferentes gêneros e suportes, relatos e experiências de projetos sociais e textos de aprofundamento teórico As atividades eram produzidas semanalmente segundo uma escolha temática e uma estrutura específica

9 Desenvolvimento Conteúdo elaborado por equipe de diferentes projetos Assessoria técnica de moodle Uso de diversas linguagens Atividades semanais Estrutura: aquecimento, introdução, retomada, atividades e avaliação.

10 Princípios da moderação
Todos os envolvidos são sujeitos ensinantes e aprendentes; Os sujeitos de aprendizagem estão incompletos e a incompletude é a riqueza da aprendizagem; As diferenças são repertórios de aprendizagem do grupo que produzem efeitos singulares; A aprendizagem se dá nas relações considerando os sujeitos, objetos, espaços e tempos; O conhecimento é um efeito da aprendizagem e se dá pela exploração e experimentação; As práticas dos envolvidos são foco da formação;

11 Mais princípios “quando os alunos trabalham em conjunto, isto é, colaborativamente, produzem um conhecimento mais profundo e, ao mesmo tempo, deixam de ser independentes para se tornarem interdependentes” . (PALLOF e PRATT, 2002) “não basta colocar os alunos em ambientes digitais para que ocorram interações significativas em torno de temáticas coerentes com as intenções das atividades em realização, nem tampouco pode-se admitir que o acesso a hipertextos e recursos multimediáticos dê conta da complexidade dos processos educacionais”. (ALMEIDA, 2003)

12 A moderação Cinco moderadores para onze turmas; Envio semanal de ; Modelos de mensagem para uso dos moderadores; Acompanhamento e monitoramento da participação a cargo do moderador; Estímulo para os não-participantes; Síntese dos registros elaborados pelos avaliadores inseridas no ambiente virtual.

13 Alguns resultados Média de realização de atividades nos módulos a distância de 73% Mais de 70% dos participantes concluíram o curso Formação a distância estimulou o uso do computador e da internet em suas atividades profissionais

14 Funções do moderador Apresentação e encerramento; Acompanhamento; Facilitação da interação; Apoio tecnológico; Estímulo à comunicação; Criar um ambiente acolhedor; Organização do tempo.

15 Obrigado! Contato:


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