Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGustavo Melchior Alterado mais de 10 anos atrás
1
Escola Nacional de Saúde Pública Programa de Educação a Distância
PROEAD “Os sonhos são projetos pelos quais se luta” Paulo Freire
2
Contribuindo para a autonomia do aluno em sistemas EAD : do planejamento à avaliação – a experiência do PROEAD/ENSP-Fiocruz Sheila Torres Nunes Brasília- Abril 2006
4
Fiocruz Unidades MINISTÉRIO DA SAÚDE Escola Nacional de Saúde
CpqLMD CpqAM CpqGM DIREB CpqRR Unidades Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca Instituto Oswaldo Cruz Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde Instituto Fernandes Figueira Casa de Oswaldo Cruz Centro de Informação Científica e Tecnologia em Saúde Centro de Pesquisa dol Evandro Chagas Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Bio-Manguinhos Far-Manguinhos Centro de Criação de Animais de Laboratório
5
Escola de Governo em Saúde
Orientação estratégica dos programas de ensino, pesquisa e cooperação técnica da ENSP, com o propósito de colaborar para o aumento da capacidade e da qualidade de governo do sistema de saúde do país. Cursos de pós-graduação lato sensu Incentivo à pesquisa estratégica Capacitação de profissionais do SUS
6
Novas exigências da formação:
Escala: novos postos de trabalho com a descentralização Diversidade: interdisciplinaridade e intersetorialidade Perfil profissional requerido: capacidade técnica e política para solucionar problemas complexos
7
Autonomia do aluno e pressupostos da EAD/ENSP -Fiocruz
“Recolocar o aprendiz como sujeito, autor, e condutor de seu processo de formação, apropriação, reelaboração e construção do conhecimento." (Preti, 2000)
8
O Programa de Educação a Distância
Histórico Objetivos: Coordenar e acompanhar o conjunto de iniciativas de EAD: Elaboração de material didático Formação de tutores Gestão acadêmica Base tecnológica
9
2. Potencializar a formação e a qualificação profissional dos trabalhadores da saúde;
3. Consolidar formas interativas, flexíveis e participativas do processo ensino-aprendizagem; 4. Estabelecer relações com instituições nacionais e internacionais para intercâmbio de idéias e práticas.
10
Perfil do aluno EAD X Autonomia
Adulto/maduro Trabalhador Consciente Autodeterminado Automotivado Desenvolvimento de capacidades de : Pesquisar Organizar-se Pensar de forma crítica e independente Resolutividade
11
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO
Coordenação Geral – Lucia Dupret Coordenação de Gestão Acadêmica – Lia Ribeiro Coordenação de Informática – Claudia Bessa Coordenação de Comunicação Institucional e Gestão do Conhecimento – Elomar Barilli Coordenação Administrativo Financeira Coordenação Pedagógica Secretaria Executiva Secretaria Acadêmica Quadro composto por 70 profissionais
12
INSTALAÇÕES
13
Facilidades iniciais 1 – Credenciamento e expertise institucional
2 – Ampla divulgação dos cursos: Portal EAD Portal ENSP Editais Eventos: apresentação, trabalhos, Stand institucional Publicações institucionais: ABRASCO, RADIS etc. Folder e cartazes Correio/Cartas Telefone Fax
14
On line – ficha de inscrição
Correio – envio de carta de aceite compromisso institucional documentação carta de boas vindas (login e senha) convite para momento presencial
15
Facilidades na organização do curso
Modelo pedagógico definido – bases do Construtivismo e sociointeracionismo Ensino orientado por competências Construção do material didático exclusivo Utilização de diferentes mídias Tutoria - Seleção e formação permanente Tutor como validador do material didático. Orientador da aprendizagem – suporte ao tutor. Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para turmas e tutores específicos/exclusivos para cada curso
18
JUSSARA,ZULEIDE E ANTONIO
19
Facilidades durante o curso
Abertura do curso/momento presencial Oficina em laboratório de informática (AVA) Acesso o todo o material do curso e orientações gerais Acolhimento pela equipe EAD, coordenação do curso e tutores Processo de ensino aprendizagem mediatizado Possibilidade de comunicação (diferentes mídias, ex.:0800).
21
Facilidades do VIASK=Virtual Institute of Advanced Studies Knowledge
Login, senha e identificação por perfil Interface simples Sinaliza novas contribuições Auto- organização = Meu espaço: agenda, contatos, sites favoritos, bloco de notas, biblioteca pessoal Comunicação assíncrona = Fórum, , fale com o tutor e comunidade virtual Comunicação síncrona = chat e mensagem Visualização dos usuários on-line Comunicação com o tutor e com os outros alunos da turma Envio de atividades Correção das atividades pelo tutor Tutorial Auto-avaliação
24
Tutoria Perfil do tutor Relação tutor /aluno
Bolsa tutoria (20h semanais) Sala para plantão de tutores (NAD) Bolsa tutoria Comunicação organizada em 3 direções: entre alunos, entre aluno e tutor, entre tutor e sua turma de alunos
25
Facilidades na avaliação
Processual e constante Com regras claras Cronograma pactuado Utilização de parâmetros definidos (quali e quantitativos) Estímulo à auto-avaliação fundamental na abordagem construtivista Aluno, tutor e gerência Relatórios do AVA
26
DESAFIOS PRECONCEITO EVASÃO 2 MILHÕES DE TRABALHADORES DO SUS
INCLUSÃO DIGITAL AVALIAÇÃO DE IMPACTO
27
Obrigada! Contatos:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.