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Organizações e Negócios Sociais

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Apresentação em tema: "Organizações e Negócios Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Organizações e Negócios Sociais
NEATS/PUCSP Neco Mesa: Negócios Sociais e Parcerias Gestão Social e Politicas Politicas Públicas Mariangela Belfiore Wanderley 18/10/2013

2 gestão das ações púbicas,
Gestão Social gestão das ações púbicas, gestão das demandas e necessidades dos cidadãos Respostas = política social Politicas Públicas Estatais PP não estatais - ONGs responsabilidade social corporativa como direito  fundamento da política pública Mariangela Belfiore Wanderley 18/10/2013

3 Concepção de Gestão Social
gestão das ações públicas (Estado é o regulador) gestão das demandas e necessidades dos cidadãos Politicas Públicas (Politicas Sociais) São o Estado em ação distribuem e redistribuem a proteção social governança de politicas e programas sociais públicos

4 Estado Sociedade Civil
Governança tem um caráter retotalizador do conjunto das ações/processos/oportunidades, constrangimentos/projetos políticos que dão a direção à gestão da ação pública   M.C.Brant Estado Sociedade Civil Nas conjunturas onde nos situamos e segundo o que desejamos (estão presentes os projetos societários em disputa e os projetos éticos políticos dos atores envolvidos) Mariangela Belfiore Wanderley 18/10/2013

5 Ciclo das Políticas Públicas
Conhecimento da realidade Diagnósticos Avaliação Formulação Decisão Implementação/ação CONTROLE SOCIAL Paulo Jannuzzi

6 O que significa o SOCIAL na gestão?
Claudine Offredi SOCIAL = objeto das Politicas Sociais NÃO É ajuda, favor compaixão assistencialismo individualização Dimensão humana/ direitos humanos Define-se e é definido por um campo de valores universais que redefinem a relação com o coletivo; Supõe um conjunto de elementos cognitivos, de formas de pensar, de práticas profissionais que estruturam a atividade de um coletivo, de um conjunto de atores e modo coerente e sustentável. Mariangela Belfiore Wanderley 2/4/2013

7 politicas compensatórias de COMUM (pois estamos falando de coletivos)
SOCIAL NÃO É REPARAÇÃO politicas compensatórias Tem que ultrapassar a perspectiva da carência, do que falta na dimensão do DIREITO reconhecimento da pessoa como SUJEITO DE DIREITOS Não é INDIVIDUAL Pressupõe relações sociais – vínculos sociais redes de sociabilidade recursos mobilizados dinâmicas de atores e territórios esta concepção nos remete à noção de PÚBLICO de COMUM (pois estamos falando de coletivos) Mariangela Belfiore Wanderley 18/102013

8 Esta concepção de Social pode se aplicar aos
A Gestão Social  tem finalidades da ação pública/ das politicas públicas estão a serviço de quem? Do que? da qualidade de vida das populações? Do acesso e garantia de direitos? Da equidade? GESTÃO SOCIAL É PÚBLICA Esta concepção de Social pode se aplicar aos Negócios Sociais Mariangela Belfiore Wanderley 18/10/2013

9 público ética Universalidade Atributos do Público nas visibilidade
Compromisso civico ética Transparencia nas decisões Atributos do Público This slide lays out the overall objective of the presentation; which is how to achieve or start working towards a “successful retirement”. It starts with a “written financial plan”, and moves clock-wise – all centered around the main goal. On this continuum, buttons can be added or removed, depending upon the financial professional giving the presentation. A successful retirement plan has many moving parts and each of them must serve a unique function in carrying you to retirement. Regardless of your situation, the journey to retirement is likely dotted with some storms and choppy seas along the way. Here, I have laid out what I believe to be the very basic principles necessary for any successful retirement plan. Mariangela Belfiore Wanderley 2/4/2013 Luiz Eduardo Wanderley

10 participativa (democraticamente partilhada)
GESTÃO SOCIAL fundada na lógica da cidadania e dos direitos (CF 88 – nova arquitetura da gestão pública) participativa (democraticamente partilhada) envolve diferentes atores implicados na ação (Estado e SC = agentes públicos, ONGs, Movimentos sociais, iniciativa privada e Mercado) conflito/cooperação  Controle social Mariangela Belfiore Wanderley 18/10/2013

11 Interdisciplinaridade Setorial e intersetorial
ciência, tecnologia, saberes fronteiras do conhecimento articulação e complementariedade tecnologias ( sistemas de informação, bancos de dados, indicadores) fundamentais na gestão de todo o ciclo das politicas desafio de transparência Setorial e intersetorial articulação e complementariedade entre setores tradicionalmente fragmentados (violência da fragmentação) descentralizada/municipalizada/territorializada Um olhar amplo e totalizador sobre a realidade potencialidades e fortalezas da população e dos territórios (não somente vulnerabilidades) Gestão articulada das politicas, programas, projetos (e benefícios)

12 governança exercício da capacidade alargada de gestão das politicas públicas e do controle social sobre seus efeitos

13 Obrigada


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