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Indústria Brasileira de Formulários

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Apresentação em tema: "Indústria Brasileira de Formulários"— Transcrição da apresentação:

1 Indústria Brasileira de Formulários
Apresentação Estudo Setorial da Indústria Brasileira de Formulários Dezembro de 2007

2 Conteúdo Composição Amostral Dimensões Gerais do Setor
Expectativas e Projeções Considerações Finais

3 Composição Amostral Segmentação do Setor Listagens Print PDV
Indústria de Formulários Dados Variáveis Etiquetas Serviços

4 Composição Amostral Formulários Papeleiros Universo (1): 302
Empresas Pesquisadas O cruzamento de cadastros apontou para 465 produtores de formulários, tendo sido localizados validados, 302 empresas, sendo que 237 foram pesquisadas em profundidade. Formulários Universo (1): Pesquisadas: 237 Papeleiros Universo: Pesquisadas: 10 (1) Cadastros disponíveis

5 Composição Amostral Amostras por Segmento
O segmento com maior ocorrência de produtores na indústria de formulários, é o de ‘Print’. A soma das parcelas supera o universo pesquisado, por que muitos atuam em mais de 1 segmento. Número de Empresas

6 Composição Amostral Distribuição Regional da Amostra
Na composição da amostra, respeitou-se a distribuição das empresas por região, onde é clara a concentração de indústrias do setor, nos estados do Sudeste e Sul do país.

7 Conteúdo Composição Amostral Dimensões Gerais do Setor
Expectativas e Projeções Considerações Finais

8 Dimensões Gerais do Setor
Importância Econômica e Social As projeções dos grandes números da indústria de Formulários, demonstram a importância deste segmento no setor gráfico. 12,0% do fat. Setor Gráfico 10,1% da M.Obra Gráfica Indústria de Formulários 1,6% do fat. Indústria de Transformação 0,2% da M.Obra Industrial

9 Dimensões Gerais do Setor
Evolução Recente do Setor Em termos nominais (R$), as vendas do setor cresceram 150% no período de 1996 a 2006. Já em dólares (US$) o aumento é de 15%. anos base da pesquisa Abraform

10 Dimensões Gerais do Setor
Empresas e Vendas por Porte As Micros, pequenas e médias empresas representam mais de 90% das unidades em atividade no segmento, mas apenas 31% das vendas do setor O restante é formado por empresas ‘médias-grandes’ e ‘grandes’, responsáveis por 69% das vendas.

11 Dimensões Gerais do Setor
Empresas e Empregos por Porte As micros e pequenas indústrias do segmento, possuem uma participação mais significativa no montante de empregos gerados, do que a observada sobre as vendas, com uma participação pouco superior a 15% do total dos postos de trabalho

12 Dimensões Gerais do Setor
Faturamento por Segmento Quando analisado por segmento, o setor de ‘Dados Variáveis’ é o que apresenta a maior participação sobre as vendas do setor, seguido pelos segmentos de Print e Listagens. Valor Total R$ 2.181,4 Mi

13 Dimensões Gerais do Setor
Empregos por Segmento Quando esta mesma análise é feita por Mão de Obra, o segmento de ‘Print’ é o que aparece em 1.º lugar, com Dados Variáveis em 2.º, Não formulários em 3.º seguido de Listagem com 8,4%. Emprego Total:

14 Dimensões Gerais do Setor
Evolução do Consumo de Papel O consumo de papel projetado para o setor de formulários, que havia apresentado uma boa recuperação em 2004, voltou a se recuperar em 2006 (+17%), superando o nível de 2004. Volumes em mil tons

15 Dimensões Gerais do Setor
Perfil do Consumo de Papel Dentre os principais papéis consumidos pelo setor de formulários, destacam-se os Off-Sets e os Auto-Copiativos, que quando incluído o Apergaminhado e o Auto Adesivo, alcançam juntos 94,3% do consumo. Consumo Total: 184,4 mil tons

16 Dimensões Gerais do Setor
Evolução da Rentabilidade Tomando-se por base o volume consumido de papel e as vendas de formulários, observamos que a rentabilidade média do setor caiu 15% em R$/Quilo, em termos nominais de 2005 para 2006.

17 Dimensões Gerais do Setor
Rentabilidade Média por Segmento Ao compararmos a rentabilidade média dos diferentes segmentos pesquisados, observamos que os Etiquetas apresentam o melhor resultado médio, seguido por Dados Variáveis, Print, PDV e Listagens. Vendas em R$/quilo Média: R$ 9,56/quilo

18 Dimensões Gerais do Setor
Principais Segmentos / Clientes Considerando-se os principais segmentos clientes dos produtos ofertados pela indústria de formulários, destacam-se os canais Comércio e Indústria, que juntos correspondem a cerca de 87% da demanda do setor, seguido pelo setor Público, com 6%.

19 Dimensões Gerais do Setor
Perfil Industrial Dentre as empresas pesquisadas em maior profundidade (237), observamos alguns indicadores relevantes, que retratam o perfil operacional das indústrias de formulários no país. 237 empresas 255 unidades de produção 11,2 hs./dia 1,4 turnos 66% ocupação Indústria de Formulários 22% exclusivas 78% diversificadas1 17 certificações ISO (1) atuam em mais de 1 segmento do setor de formulários

20 Dimensões Gerais do Setor
Mão de obra Os dados a seguir, mostram um perfil da Mão de Obra empregada dentro do segmento de Formulários. 16.033 Empregos 13% Superior 85% Médio 2% Básico Mão de Obra 61% Produção 18% Administração 21% Comercial Receita/Funcionário US$ 50,4 mil/ano

21 Total de Máquinas Instaladas: 1.363
Dimensões Gerais do Setor Parque de Máquinas de Impressão As indústrias de formulários pesquisadas em profundidade (237), operam mais de máquinas de impressão, a maioria delas Off-Sets Planas e de Bobina (60%). As digitais já representam mais de 20% do montante informado. Total de Máquinas Instaladas: 1.363

22 Conteúdo Composição Amostral Dimensões Gerais do Setor
Expectativas e Projeções Considerações Finais

23 Expectativas e Projeções
Investimentos Realizados e Previstos Os investimentos no setor (máquinas e instalações), que vinham em crescimento contínuo até 2000, sofreram forte retração em 2001, com o racionamento da energia e o retorno na instabilidade no câmbio (que perdurou até 2003). Para 2006, os valores estimados já inspiram um clima de maior confiança no mercado.

24 Expectativas e Projeções
Expectativa de Consumo x Vendas As expectativas para as vendas do segmento em 2007, à época da pesquisa, eram de um crescimento de 13,8% se comparados à 2006, segundo os produtores de formulários. Para os ‘Papeleiros’, porém, as expectativas de crescimento do consumo de papel pelo setor de formulário era de 6% em 2007, sobre 2006.

25 Conteúdo Composição Amostral Dimensões Gerais do Setor
Expectativas e Projeções Considerações Finais

26 Considerações Finais Produtos Substitutos
63% dos pesquisados acreditam que está havendo um processo de substituição dos produtos de formulário. Para estes, os produtos que estão substituindo os formulários contínuos são as documentações eletrônicas (nota fiscal eletrônica) e a impressão a laser.

27 Considerações Finais Principais Ameaças
As principais ameaças para o setor são a Nota Fiscal eletrônica, os impostos e a entrada de novas tecnologias com a difusão de impressão digital e a Laser por parte de clientes.

28 Considerações Finais Principais Oportunidades
Apenas 54% das empresas vêem oportunidades para o segmento, para 46% já não há mais oportunidades. Migrar para outros segmentos, principalmente os baseados em novas tecnologias de impressão, é o melhor caminho na percepção destes.

29 Considerações Finais Sobre a Abraform
45% das empresas são associadas à Abraform, 65% à Abigraf, 66% são associados aos Sindigraf(s) e 16% a outras entidades; 57% conhecem e acompanham os trabalhos realizados pela Abraform; 15% conhecem mas acompanham pouco o trabalho; 24% não acompanham; 66% avaliam como bom os trabalhos executados; 20% avaliam como excelente os trabalhos executados; 14% se mostram insatisfeitos com os resultados alcançados pela entidade; A principal reivindicação à entidade continua senda a luta contra a Nota Fiscal Eletrônica; 36% avaliam a comunicação da Abraform como boa ou muito boa; Apenas 39% consultam o site da Abraform, destes, 52% acessam a página da entidade apenas 1 vez por mês.

30 instituto de estudos e marketing industrial
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