A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Dom Bosco Prof. Zé Godinho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Dom Bosco Prof. Zé Godinho"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Dom Bosco Prof. Zé Godinho
Força Magnética Colégio Dom Bosco Prof. Zé Godinho

2 Campo Gravitacional – Região do espaço sujeita a ação de uma força devido a deformação do espaço tempo. (Atrai Massa) Elétrico – Região do espaço sujeita a ação de uma força devido a presença de uma carga elétrica (Atrai carga elétrica) Magnético – Região do espaço sujeita a ação de uma força devido a presença de um imã. (atrai outro ima ou metais em geral) Magnetitas (Fe3O4) Eletromagnético – Região do espaço sujeita a ação de uma força devido a passagem de uma corrente elétrica.(atrai metais e cargas) Obs. Só ira atrair cargas se variar o fluxo magnético.

3 Propriedades do imã Pólos – Região de maior intensidade magnética.
Um imã possui um pólo Sul e um pólo Norte. Pólos iguais se repelem e pólos diferentes se atraem.

4 Propriedades do imã Inseparabilidade dos pólos. S N S N S N

5 Propriedades As linhas de indução magnéticas sempre partem do pólo norte para o pólo sul S N

6 Força Magnética Fmag = q.v.B.senθ
Se existir no espaço um campo magnético e uma carga elétrica nele for lançada com uma velocidade V qualquer, atuará sobre essa carga uma força F de origem magnética Fmag = q.v.B.senθ Onde: Fmag = Força de origem magnética q = carga elétrica lançada no campo v = velocidade de lançamento da carga no campo B = Intensidade de campo magnético gerado por um imã ou corrente elétrica. senθ = seno do ângulo entre a direção do campo e o vetor velocidade. Sen90º = força máxima

7 Direção e sentido da força
Regra da mão esquerda (Para carga postiva) Força (polegar) Obs: quando a carga for negativa temos que inverter o sentido da força obtida pela regra da mão esquerda Campo (Fura bolo) Velocidade (pai de todos)

8 Observações Importantes
Quanto aos vetores Vetor vindo de encontro a você Vetor se afastando de você

9 Exercícios b) B c) F B v v F v B F Pág 72 – Apostila 03 – Aula 13
1 – Uma partícula eletrizada com carga elétrica positiva (+q) é lançada com uma velocidade v, de direção perpendicular ao campo magnético B. Determinar o sentido da força magnética, desenhando em cada caso o vetor F. a) b) B c) F B v v F v B F

10 Exercícios 2 – Uma partícula eletrizada com carga elétrica negativa (-q) é lançada com velocidade V, de direção perpendicular ao campo magnético B. Determine o sentido da força magnética, desenhando em cada caso o correspondente vetor F. a) V b) N S B B F F V

11 Exercícios (FGV-2006) Os ímãs, 1, 2 e 3 foram cuidadosamente seccionados em dois pedaços simétricos, nas regiões indicadas pela linha tracejada. N N S N S S Analise as afirmações referentes às conseqüências da divisão dos ímãs: Todos os pedaços obtidos desses ímãs serão também ímãs, independentemente do plano de secção utilizado; Os pedaços respectivos dos ímãs 2 e 3 poderão se juntar espontaneamente nos locais da separação, retornando a aparência original de cada ímã; Na secção dos ímãs 1 e 2, os pólos magnéticos ficarão separados mantendo cada fragmento um único pólo magnético F F

12 Movimento de uma partícula eletrizada em um campo magnético uniforme.
Aula 14 – Apostila 03 Movimento de uma partícula eletrizada em um campo magnético uniforme. Como a força e a velocidade direções diferentes, uma partícula que entrar em um campo magnético B com velocidade V irá descrever um movimento circular. Podemos concluir que toda força magnética será usada para manter o movimento circular, ou seja: Fmg = Fcp

13 Observem a ilustração V V F F F F V V B

14 Conclusões Gerais De força magnética temos:
Do movimento circular temos: Poderíamos concluir que:

15 Exercícios 1(U.F.Ouro Preto) Uma partícula carregada penetra em uma região onde existe um campo magnético B, com velocidade V. Os vetores V e B são perpendiculares e o vetor B está orientado do observador para o desenho, como mostra a figura abaixo. A partícula descreve a trajetória AD (arco de circunferência centrado em O). a) Indique, na figura, a força magnética que atua sobre a partícula no ponto C e determinar o sinal da carga desta partícula. Justifique sua resposta. B A V C Pela regra da mão direita concluímos que a carga é negativa F V b) A velocidade escalar desta partícula irá variar ao longo da trajetória AD? Justifique sua resposta. O D Não, pois a partícula realiza MCU, não tem aceleração tangencial

16 b) Movimento circular uniforme c) Força centrípeta F
Uma partícula positivamente é lançada num campo magnético e uniforme B, conforme se indica na figura abaixo. Observemos que o campo magnético tem sentido do leitor para o papel (está penetrando) e que a direção do lançamento foi perpendicular à direção do vetor B. Um quadrado delimita o campo magnético b) Movimento circular uniforme c) Força centrípeta F A partícula descreveu apenas um quarto de volta e deixou o campo magnético. Esboce na figura que se segue uma possível trajetória da partícula. Represente o vetor que indica a força magnética sobre ela. Qual o tipo de movimento executado pela partícula? Qual o papel da força magnética sobre a partícula

17 (Mackenzie) Dois corpúsculos, A e B, de massas mA e mB, carregados eletricamente com cargas respectivamente iguais a +q e -4q, penetram com mesma velocidade v em um campo magnético uniforme. A direção da velocidade das cargas é perpendicular às linha de induçã desse campo. A relação mA/mB, entre as massas dos corpúsculos, para que eles descrevam trajetórias de mesmo raio, é: 2 3 4

18 Campo magnético Gerado por um condutor retilíneo

19 (UFMG) Um fio condutor reto e vertical passa por um furo em uma mesa, sobre a qual, próximo ao fio, são colocadas uma esfera carregada, pendurada em uma linha de material isolante, e uma bússola, como mostrado na figura: Inicialmente, não há corrente elétrica no fio e a agulha da bússola aponta para ele, como se vê na figura. Em certo instante, uma corrente elétrica constante é estabelecida no fio. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que, após se estabelecer a corrente elétrica no fio, A agulha ada bússola vai apontar para uma outra direção e a esfera permanece na mesma posição. A agulha da bússola vai apontar para uma outra direção e a esfera vai se aproximar do fio. A agulha da bússola não se desvia e a esfera permanece na mesma posição. A agulha da bússola não se desvia e a esfera vai se afastar do fio.

20

21

22 Fim!!!!

23 Resolução: a) b) c) d) e)
2(Mackenzie) Duas partículas eletrizadas, de cargas q1 = +e e q2 = +2e, com mesma energia cinética, “entram” numa região em que existe um campo de indução magnética uniforme. Suas massas são, respectivamente, m1 = m e m2 = 4m, e suas velocidades, perpendiculares às linhas de indução. Essas partículas vão descrever, nessa região, trajetórias circunferenciais de raios R1 e R2.Desprezando-se os efeitos relativísticos e os gravitacionais, a relação entre R1 e R2 é: Resolução: a) b) c) d) e)

24 Finalmente Letra C) X

25 3 – Quando um elétron penetra num campo de indução magnética B uniforme, com velocidade de direção perpendicular às linhas de indução, descreve um movimento cujo período é: Diretamente proporcional à intensidade de B. Inversamente proporcional à intensidade de B Diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de B. Inversamente proporcional ao quadrado da intensidade de B. Independente da intensidade de B. Lembretes / MCU

26 Disponível na Internet
Alguém que vocês conhecem Alguém que talvez vocês conhecem página dos professores aula virtual


Carregar ppt "Colégio Dom Bosco Prof. Zé Godinho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google