A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gripe Suína Ou Mexicana ? Diferença Grife x Resfriado Fant.6:25

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gripe Suína Ou Mexicana ? Diferença Grife x Resfriado Fant.6:25"— Transcrição da apresentação:

1 Gripe Suína Ou Mexicana ? Diferença Grife x Resfriado Fant.6:25 Gripe no México – Fant.5:58

2 O conceito moderno de pandemia é o de uma epidemia de grandes proporções, que se espalha a vários países e a mais de um continente.

3 O que é gripe suína? É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

4 A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o nível de alerta da gripe suína para cinco - um abaixo do estágio de alerta máximo da escala - e afirmou haver sinais de que uma pandemia da doença seja iminente. O nível cinco de alerta é acionado quando há transmissão da doença entre humanos em pelo menos dois países.

5 O próximo, fase 6: é pandemia global em andamento.
Na Europa, o diretor-geral para Saúde da União Europeia, Robert Madelin, alertou que o vírus causador da gripe suína poderia matar milhares de pessoas no continente “Não se trata de questionar se pessoas vão morrer, mas sim de quantas vão morrer. Serão centenas, milhares ou dezenas de milhares?", disse ele à agência de notícias BBC.

6 Aves e suínos também têm gripe
Aves e suínos também têm gripe. O Influenza é classificado em subtipos baseados em duas proteínas (H e N). Há 16 subtipos H e nove N. A gripe do frango é uma cepa (variação) do vírus influenza conhecido pela sigla H5N1 e pode variar de uma doença leve a uma versão altamente infecciosa. Espalha-se principalmente pelo ar e pelas fezes de animais contaminadas.

7 Três pandemias assolaram o mundo no século XX: a gripe espanhola (1918), a asiática (1957) e a de Hong Kong (1968). A mais trágica foi a primeira, que tirou a vida de 40 milhões de pessoas. De acordo com o livro A história da gripe, do médico João Toniolo Neto, os primeiros surtos foram identificados nos EUA.

8 “A doença foi causada pelo vírus Influenza na variação H1N1”, diz
“A doença foi causada pelo vírus Influenza na variação H1N1”, diz. A epidemia ganhou esse nome por ser a Espanha um dos últimos países a ser atingidos pelo mal. A segunda pandemia, a asiática, foi provocada pela cepa H2N2. Fez mais de um milhão de vítimas fatais. Anos depois um novo surto agitou o continente. Hong Kong foi atingida com maior gravidade. O subtipo H3N2 matou outro milhão de pessoas.

9 Estudar essas cepas prepara os especialistas para novas epidemias
Estudar essas cepas prepara os especialistas para novas epidemias. Duas pesquisas americanas publicadas na semana passada nas revistas Nature e Science apontam semelhanças entre os vírus da gripe espanhola e o da aviária. Elas foram identificadas depois que cientistas recriaram o vírus da pandemia de A análise revelou a seqüência genética do H1N1. As semelhanças estão nos genes que controlam a replicação. A descoberta ajuda a encontrar meios de enfrentar o próximo inimigo.

10 Quais animais podem estar infectados?
Todas as aves são suscetíveis à gripe, mas algumas espécies como patos, são mais resistentes. Aves como frangos e perus são particularmente vulneráveis. Eventualmente, porcos também podem ser infectados.

11

12

13

14 Quais são os sintomas? Os sintomas são similares aos de outros tipos de gripe: febre, mal-estar, tosse e dor de garganta. Também já foram registrados casos de conjuntivite. Nos pacientes que morreram a doença caminhou para uma pneumonia viral.

15 No caso da gripe aviária...
Existem 15 diferentes variações do vírus. É o vírus H5N1 que infecta os humanos e pode causar a morte. Mesmo dentre este tipo, variações foram encontradas nos países em que foi registrado. Os vírus analisados hoje também são diferentes dos tipos vistos no passado.

16 A doença pode ser fatal? A gripe do frango tem apontado uma taxa de mortalidade elevada em humanos. Em 97, seis das 18 pessoas infectadas morreram. Nesta nova crise ainda não existem dados consistentes. Mas, para efeito de comparação, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) já matou 800 pessoas em todo o mundo e infectou desde que surgiu, em novembro de Um outro problema identificado: o vírus pode sofrer mutações rápidas e infectar outros animais.

17 Podemos continuar comendo carne de porco?
Sim, cientistas dizem que a gripe não é transmitida através da ingestão de carne (basta fervê-la 1 segundo a 77º. C – Época 2/06).

18 Mapa do surto de gripe suína no mundo. Em preto: Mortes confirmadas
Mapa do surto de gripe suína no mundo. Em preto: Mortes confirmadas. Em vermelho: Infecções confirmadas. Em amarelo: Infecções não-confirmadas


Carregar ppt "Gripe Suína Ou Mexicana ? Diferença Grife x Resfriado Fant.6:25"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google