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NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS

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Apresentação em tema: "NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS"— Transcrição da apresentação:

1 NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS
OBJETIVO ESTRATÉGICO PEMAER – PCA 11-47 NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS Alcançar excelência no Controle do Espaço Aéreo, sob responsabilidade do SISCEAB - Em cumprimento às Diretrizes emanadas pelo CMTAER quando de sua assunção do cargo, o EMAER elaborou o documento, com o objetivo de operacionalizar as metas. 1

2 COBERTURA RADAR Histórico do SISDACTA
Na década de 70, havia 03 radares implantados (TMA): - Porto Alegre São Paulo Rio de Janeiro Na de 80, instalou-se o CINDACTA I em Brasília Na seqüência foram implantados os CINDACTAS II e III No final do Séc.XX, vieram o Projeto SIVAM e o CINDACTA IV

3 Características do Espaço Aéreo
COMPLEXA COORDENAÇÃO REGIONAL DEMANDAS DISTINTAS POR REGIÃO ROTAS INTERNACIONAIS CRUZAM O ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO

4 Novas Tecnologias e Sistemas:
O CNS/ATM

5 ATM GERENCIAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO
SISTEMA CNS/ATM ATM GERENCIAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO TRATA-SE DE APRIMORAR O GERENCIAMENTO DO TRÁFEGO A PARTIR DO EMPREGO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS HABILITADAS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS DE COMUNICAÇÃO, NAVEGAÇÃO E VIGILÂNCIA. NA COLUNA DA DIREITA HÁ UMA LISTA DE TECNOLOGIAS CANDIDATAS QUE SÃO ENTENDIDAS COMO HABILITADORES DAS DIVERSAS CAPACIDADES GERENCIAIS QUE SE PRETENDA ATINGIR. COMO HÁ NECESSIDADE DE COORDENAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE BORDO PARA GARANTIRO FUNCIONAMENTO SISTÊMICO E A INTEROPERABILIDADE GLOBAL/REGIONAL, A OACI, PROPOS QUE OS HABILITADORES E AS METODOLOGIAS DE GERENCIAMENTO SEJAM AGRUPADOS EM BLOCOS, DE FORMA A FACILITAR IMPLEMENTAÇÃO. EM COMUNICAÇÕES C NAVEGAÇÃO N VIGILÂNCIA S

6 Projeto SIRIUS Atividades para a implementação do CNS/ATM no Brasil
Motivação: A demanda duplica a cada 15 anos. Necessidade de sincronização das atividades de implantações CNS/ATM no mundo. Maior eficiência = Maior Segurança Operacional, com menores custos

7 EXEMPLOS DE ATIVIDADES
Projeto SIRIUS Atividades para a implementação do CNS/ATM no Brasil EXEMPLOS DE ATIVIDADES Otimização de rotas Redimensionamento das Regiões de Informações de Voo Sistema SAGITARIO

8 1.100 NM reduzidas entre 17 Pares de Cidades
OTIMIZAÇÃO DE ROTAS 1.100 NM reduzidas entre 17 Pares de Cidades UM784 UM402 RF FZ MN SV BR GL PV RB LIMA TO PANAMÁ TO MIAMI MONTEVIDEO/EUROPE GR PA MONTEVIDEO ROSÁRIO CÓRDOBA TO SANTIAGO ASUNCIÓN RNAV Implementado desde março de 2011 8

9 REDIMENSIONAMENTO DAS REGIÕES DE INFORMAÇÃO DE VOO
FIR AMAZÔNICA FIR RECIFE FIR BRASÍLIA FIR CURITIBA ÁREA DE RESPONSABILIDADE 22 MILHÕES KM2 MAIOR FLUXO E MELHOR DEMANDA

10 Operacional desde JUL/2009
ADS/C: transmissão automática de dados das aeronaves para o controle de solo por data link CPDLC: Comunicação Controlador-Piloto por data link CONTROLE ATLÂNTICO Operacional desde JUL/2009 10

11 Implementação da PBN em 2013 (PBN = Navegação Baseada em Performance)
50% ou mais 30% ou mais Abaixo de 30% Sem implementação Sem informação O Brasil implementou PBN nas terminais Brasília e Recife, está planejada a implementação nas terminais Rio e SP para outubro de 2013 e já tem mais de 900 procedimentos de Rota, Chegada, Aproximação e Saída baseados em performance. Fonte: OACI

12 SAGITARIO Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações
de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional Programa desenvolvido no Brasil, permitirá o aprimoramento do controle de tráfego aéreo, além de contribuir para a elevação dos níveis de segurança operacional

13 SAGITARIO – SISCEAB 13 13 13 13

14 SAGITARIO Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional Permite sobreposição de imagens meteorológicas na imagem do setor sob controle Integra dados de satélites e radares, consolidando-os em uma única apresentação visual para o controlador de voo Os planos de voo são editados graficamente sobre o mapa, possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano A concepção avançada privilegia também a interação, ao reduzir os comandos de teclado, permitir maior concentração ao controlador e diminuir a fadiga do operador

15 SIMULAÇÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO
Laboratório simulando consoles similares aos dos órgãos de Controle, possibilitando treinamento em ambiente idêntico aos órgãos operacionais, o que aumentou a capacidade de formação de controladores de 200 para 768 profissionais por ano. 15

16 Controladores treinam para a Copa
O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), promove treinamentos com os controladores de tráfego e de defesa aérea das regiões onde serão realizados os jogos da Copa das Confederações, no próximo ano, e da Copa do Mundo, em 2014.  O treinamento inclui uma série de simulações, voltadas especificamente para lidar com o aumento de demanda no tráfego  aéreo e nos aeroportos, bem como a proteção de áreas onde serão realizados os jogos. 16

17 AUDITORIA DA OACI (2009) Grupo de Auditores internacionais da OACI
realizou auditoria no Sistema de Aviação brasileiro. No que concerne aos Serviços de Navegação Aérea (ANS), sob a responsabilidade do DECEA, as conclusões dos auditores indicam que o nível de conformidade do Brasil atingiu o patamar de 95%, resultado superior ao de países como Estados Unidos, França, Alemanha, Itália e Austrália. O CENIPA atingiu um nível de conformidade de 96%, empatado com o primeiro Colocado no ranking mundial, a EASA (European Aviation Safety Agency) e à frente de países como EUA, Canadá, França, Itália, Alemanha, Austrália, China, Índia, etc. Nova auditoria em 2014!


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