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PublicouTheo Dos Santos Alterado mais de 9 anos atrás
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Engenharia de Software Teste de Software Parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR
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Enfoque da nossa abordagem... n Enfoque GERENCIAL... n Não (apenas) técnico...
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Importância n Dependência do SOFTWARE n Software cada vez mais complexo n Software cada vez mais disseminado n Software essencial Hoje...
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Importância
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“Histórico” n Anos 70-90 – pouca importância n Anos 90-00 – importância crescente n Anos 00-10 – Auge da importância n Anos 10-15 – Complicações? Desenvolvimento de APPsDesenvolvimento de APPs Desenvolvimento ÁgilDesenvolvimento Ágil Crise em empresas de desenvolvimentoCrise em empresas de desenvolvimento
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Relação Teste x Qualidade
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Custos Relacionados n 2002 – USA – 60 bilhões de prejuízo n 2002 – USA – 22 bilhões de economia com um pouco mais de testes ! n Normal – 40% do custo do projeto n Especiais – 5x mais que outras fases
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Erros Clássicos n Estação Climática de Marte – U$165mi n Airbus A320 – 290 mortes n Máquinas de radiação/câncer n SAMU Londres 1992 n Airbus A300 1994 – 264 mortes n Guerra das Malvinas n Trem n Míssil SCUD Guerra do Golfo
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Expectativa !!! n 5 – 7 – 10 erros a cada KLOC !!!!
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Definição 1 n Processo de executar um programa com o objetivo de revelar a presença de erros...
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Definição 2 n “Teste consiste na verificação dinâmica do funcionamento de um programa em um conjunto finito de casos de teste, cuidadosamente selecionado dentro de um domínio infinito de entradas, contra seu funcionamento esperado.”
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Definição 3
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Terminologia
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Terminologia
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Terminologia VerificaçãoValidaçãoETeste
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Questões n Origem Humana n Inicia nos requisitos n Gerados na comunicação n Partes raramente usadas n Custo crescente
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Princípios de Teste n Não planeje o teste assumindo que o programa está correto n Um bom caso de teste é aquele que tem alta probabilidade de encontrar erro ainda não descoberto/Caso de teste bem sucedido é aquele que detecta erro ainda não descoberto n A probabilidade de existência de mais erros numa parte do programa é proporcional ao número de erros já descoberto na mesma
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Princípios de Teste n Teste deve ser feito por outra pessoa que não o autor do programa n Dados de teste devem ser definidos para dados inválidos e não-esperados n Determinar SEMPRE os resultados esperados n Verificar cuidadosamente os resultados de cada teste n Nunca jogue fora casos de teste, a não ser que esteja jogando fora também seu programa
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Estratégia de Testes
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Níveis de Teste
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Tipos de Teste
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Tipos de Teste – Modelo em “V”
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Técnicas de Teste n Estrutural ou “Caixa Branca”
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Técnicas de Teste n Funcional ou “Caixa Preta”
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Planejamento/Documentação
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Próxima parte! n Parte 2: n Automação de Testes n Ferramentas de Testes n Profissionais de Testes
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Referências n DIAS NETO, Arilo. Introdução a Teste de Software. Revista Engenharia de Software. Devmedia. nr. 1. n CAETANO, Cristiano. Gestão de Testes. Revista Engenharia de Software. Devmedia. Nr. 3.
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