A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um povo especial Pentateuco Unidade II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um povo especial Pentateuco Unidade II"— Transcrição da apresentação:

1 Um povo especial Pentateuco Unidade II
Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento Um povo especial Unidade II

2 Introdução Observaremos como os descendentes de Jacó vieram a ser um povo numeroso e forte em quem Deus realizou seus propósitos.

3 Capítulo 1 – Na Periferia das Pirâmides
Tentaremos responder à questão sobre a importância da permanência do povo de Israel no Egito para o propósito do Senhor. 1.1 – A descida de setenta pessoas ao Egito O livro do Êxodo nos diz que foram 70 hebreus que desceram ao Egito e tendo se instalados nessa terra formaram uma grande comunidade. 1.1.1 – Os Hicsos Reis de origem pastoril, procedentes das imediações da Ásia Menor.

4 Capítulo 1 – Na Periferia das Pirâmides
1.2 – O trabalho forçado e a construção das pirâmides A retirada dos Hicsos desencadeou o florescimento do movimento nacionalista egípcio. Com isso, a subordinação dos hebreus à condição de escravos. 1.3 – O infanticídio hebreu Para diminuir a força e o crescimento dos hebreus, decidiram matar as crianças recém-nascidas desse povo.

5 Capítulo 2 – Moisés e Sua Missão
A história de Moisés é uma das mais ricas e interessantes de todo o Antigo Testamento. 2.1 – A Vida de Moisés A vida de Moisés nos é apresentada, em linhas gerais, em três etapas de 40 anos. 2.1.1 – A vida no Palácio Durante o período que viveu no palácio, teve todo conforto e possibilidades da vida palaciana.

6 Capítulo 2 – Moisés e Sua Missão
2.2 – O Cuidado com as Ovelhas Naquele novo ambiente, no qual passou a viver, envolveu-se com atividades que lhe permitiram pensar um pouco mais na vida, nas pessoas e também em Deus. 2.3 – A Liderança do povo Os últimos 40 anos da vida de Moisés foram marcados pelo cuidado e atenção que dedicou ao seu povo.

7 Capítulo 3- Um “Sete de Setembro” Diferente
O processo de libertação e independência de Israel. 3.1- Analogia a partir da história A história da libertação do povo de Israel, embora tenha acontecido há milhares de anos, permite-nos estabelecer um paralelo com a atualidade. 3.2- A importância das pragas no processo de libertação Para efetuar de forma efetiva a redenção de Israel. 3.3- A descrição das pragas Foram elas: Transformação do rio Nilo, proliferação de rãs, surgimento de piolhos , moscas, peste nos animais, úlceras em homens e animais, chuva de granizo, gafanhotos, escuridão e morte dos primogênitos.

8 Capítulo 4- Um “Sete de Setembro” Diferente
O objetivo deste capítulo é explicar como se deu o Êxodo dos hebreus. 4.1- O sangue nas portas e a morte no Egito Uma das últimas orientações de Yahweh ao seu povo. 4.2- O significado da Páscoa A palavra Páscoa está relacionada ao procedimento do anjo que tinha a missão de executar o juízo divino no Egito, destruindo os primogênitos e ao mesmo tempo preservando os hebreus dessa terrível tragédia.

9 Capítulo 4- Um “Sete de Setembro” Diferente
4.3 – O valor simbólico e tipológico da Páscoa A Páscoa, rica em significados e simbolismos, por causa de sua importância histórica e posição na revelação de Deus no Antigo Testamento.

10 Capítulo 5- A Importância das Leis
O povo de Israel recebeu as orientações que deveriam moldar sua vida e história. 5.1- Os Conceitos acerca das Leis As leis não foram palavras de condenação, nem tão pouco frases para incitar o pecador à prática de seus pecados, mas o cuidado de Deus para com seu povo. 5.2- A necessidade das leis Eram necessárias para que o povo de Israel abandonasse os valores e princípios errados. 5.3- As funções da lei Podem ser vistas em três dimensões especiais: a que se refere ao relacionamento com Deus, a que trata do relacionamento com o próximo e a que envolve a vida pessoal.

11 Capítulo 5- A Importância das Leis
5.4- As leis em categorias religiosas, sociais e sanitárias As leis se relacionavam com todas as áreas da vida do povo de Israel, tanto vertical como horizontal. Leis referentes ao culto a Yahweh O culto de Israel foi o ponto mais alto da expressão desse povo e o seu grande diferencial.

12 Capítulo 5- A Importância das Leis
5.4.2 – Leis referentes aos relacionamentos interpessoais A vida em coletividade, incluindo os direitos e deveres do cidadão ganhavam muita importância no pacto do Sinai. 5.4.3 – Leis referentes à saúde e à higiene Deus desejava que cada pessoa vivesse bem consigo mesma e para isso os incentivava a terem uma dieta balanceada e saudável, a cuidarem do corpo, especialmente no que diz respeito ao cuidado com algumas doenças, e a disciplina da vida sexual. 5.5 – A questão legal no Novo Testamento O Novo Testamento não desconsidera a orientação Sinaítica dada a Moisés.


Carregar ppt "Um povo especial Pentateuco Unidade II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google