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Ginástica Geral
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Classificação das Ginásticas
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Definições Confederação Brasileira de Ginástica: compreende um vasto leque de atividades físicas, nas quais acontecem manifestações gímnicas e/ou culturais. Portanto, a Ginástica Geral engloba os tipos de Ginástica de Competição ( Ginástica Olímpica, Ginástica Rítmica Desportiva e a Ginástica Aeróbica), a Dança, atividades acrobáticas com e sem aparelhos e tambem as expressões folclóricas, sem fins competitivos, destinados a todas as idades. Ela desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Alem disso contribui para o bem estar físico e psiquico, sendo um fator cultural e social. (CBG ,1992 )
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A Educação Física que acreditamos é aquela que:
Respeita e valoriza a cultura de origem dos indivíduos, e a partir dela estabelecer a conexão com o mundo mais abrangente. Permite a manifestação sem contrangimento dos elementos culturais de cada indivíduo, valorizando-os e socializando-os entre os outros integrantes do grupo.
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- Reflete sobre os conteúdos da cultura corporal ou motora, procurando nas suas origens, formas de expressão e valores que estão inseridos nela. - Reflete sobre os conteúdos da cultura corporal ou motora, procurando superar as formas contraditórias de utilização e manipulação dela.
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- Conscientemente se utiliza das diferentes manifestações da cultura corporal ou motora, criando novas formas de expressão e resolução de problemas que se apresentem durante o processo educativo. - Permite a participação do aluno e do professor em igualdade de condições tanto de ideias como de ações no processo de construção do conhecimento.
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A Educação Física da qual somos contra
Da maneira como esta sendo utilizada, de forma simplista, mecanicista e reducionista
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ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM DESENVOLVIDOS:
Deve aumentar a interação social ( socialização/sociabilização) Deve promover a liberdade na utilização do conteúdo da cultura corporal. Deve facilitar a experimentação de diferentes formas de organizaçào social. Deve incentivar o resgate dos valores culturais de cada grupo social.
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Deve permitir a exibição do produto da interação social na forma de demonstrações.
Deve proporcionar o prazer pela atividade ( espírito lúdico). Deve proporcionar a elaboração e o respeito as normas, regras e regulamentos elaboradas pelo grupo. Deve estimular a superação individual. Deve valorizar o desempenho individual quando está em benefício do grupo.
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Deve promover a cooperação e participação.
Deve participar em eventos culturais que promovam o compromisso com a visão humanista da sociedade. Deve incluir e não excluir as pessoas. Deve possibilitar a participação de todos os membros da sociedade ( crianças, adultos, idosos, deficientes físicos,etc ).
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Deve abranger todo o leque de manifestações da cultura corporal desde a cultura tradicional à cultura contemporânea. Deve permitir uma discussão crítica-superadora das diferentes manifestações da cultura corporal que seja utilizada. Deve promover a procura de formas alternativas das manifestações da cultura corporal que estejam mais em sintonia com o grupo social.
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Deve propiciar soluções alternativas a problemas de infraestrutura e organização sem abdicar dos direitos que devem ser supridos pelo governo, de forma que estas soluções encontradas reforcem as demandas por melhores condições. Deve procurar a relevância dos conteúdos (que eles sejam parte de seu cotidiano) Deve procurar a transcendência das experiências vivenciadas dentro do grupo, isto é, essas experiências devem servir para a sua formação como cidadão
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