Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Pontifícia Universidade Católica
do Rio Grande do Sul PUCRS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BRASIL/2001
2
PUCRS Virtual
3
O DESAFIO
4
COMO CONSTRUIR NOVOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
5
UMA QUEBRA DE PARADIGMA O ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
6
e... O aluno se desconecta O aluno está conectado
O tempo e a qualidade têm cobrança na imediaticidade
7
O DESAFIO “uma escola que transforme sua práxis de comunicação, isto é, que torne possível a transição de uma proposta centrada na seqüência linear - que encadeia unidirecionalmente graus, idades e pacotes de conhecimento - a outra descentrada e plural”
8
Questões essenciais em EAD: qualidade das ações
O CENÁRIO Uma topologia para EAD no Brasil Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira Ampliação da oferta de cursos e ações: democratização, socialização, endereçabilidade e acessibilidade Questões essenciais em EAD: qualidade das ações
9
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Qualidade das ações acadêmicas na garantia do processo de aprendizagem; Oferta de educação a distância, equivalente/ superior ao ensino presencial; Ampliação da oferta de cursos em pós-graduação, extensão e graduação;
10
Desmistificação do senso comum;
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Desmistificação do senso comum; Compromisso com o aluno; Aceitação do desafio tecnológico e de aprendizagem; Formatação de ambientes de aprendizagem diferenciados.
11
OS NOVOS DESAFIOS O uso da tecnologia faz com que os espaços de saber não estejam mais centrados na sala de aula presencial; 0 novo paradigma educacional constitui um desafio para os professores e alunos;
12
PRESSUPOSTOS Construção socioindividual do processo de aprendizagem;
Formação e qualificação permanente; Ênfase no aluno como sujeito real desse processo;
13
O PROCESSO DE MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
NECESSITA SER, REALMENTE, PROCESSADO COMO MEDIAÇÃO PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRA E OCORRA DE FORMA SIGNIFICATIVA!
14
(Moore e Kiersley, e Gunawardena e Zittle, 1998)
Tipos de Interatividade aluno-aluno aluno-professor (Moore e Kiersley, e Gunawardena e Zittle, 1998) interações aluno-máquina aluno-tecnologia aluno-conteúdo
15
EQUIPE EAD Aprendizagem de informações e significados Tutor Professor
Monitor coordenador Gerente e de curso Administração Informatas Apoio socio pedagógico Designer
16
Cursos por videoconferência- teleconferência,
TECNOLOGIA ASSINCRÔNA Cursos por videoconferência- teleconferência, fita cassete, CD-ROM Mediação por computador e ambiente Web
17
TELECONFERÊNCIA (0800 e Internet) 256Kbps SITE 1 ALUNOS SITE 2 SITE 3
· · · · · · · · · · · · SITE 1 ALUNOS SITE 2 SITE 3 SITE N... (0800 e Internet) SITE CENTRAL PROFESSOR
18
TECNOLOGIA Vídeoconferência SINCRÔNA som - imagem - dados
19
VIDEOCONFERÊNCIA (+ 0800 e Internet) SITE 1 ALUNOS SITE 2 SITE 3
· · · · · · · · · · · · SITE 1 ALUNOS SITE 2 SITE 3 SITE N... ( e Internet) SITE CENTRAL PROFESSOR
20
Endereçabilidade; Acessibilidade; Permanência; Resolutividade;
A TECNOLOGIA Endereçabilidade; Acessibilidade; Permanência; Resolutividade; Transparência; Permanência.
21
ESPAÇOS DE TRABALHO E PESQUISA EM EAD
22
SALAS DE GERAÇÃO E ESTÚDIOS Ambiente privilegiado de aprendizagem:
Simultaneamente, gera aulas de videoconferência em 256Mbps e de broadcasting em 2,5Mhz, com o uso do satélite Embratel/Brasilsat -B3 SALAS DE GERAÇÃO E ESTÚDIOS
23
SALAS DE TUTORES E MONITORES
Ambiente destinado ao apoio e à produção de materiais de aprendizagem, apoio ao professor e ao aluno distante SALA DE PRODUÇÃO Espaço destinado à modelagem de ambientes de aprendizagem e à preparação de materiais com uso de multimídia integrada
24
Servidores Web, de arquivos, de vídeo on-demand, de webct, do dama(Emb) , de rede interna e conexão com rede PUCRS -ATM , acesso à Internet, conexão com satélite Brasilsat B3 SERVIDORES
25
APOIO À APRENDIZAGEM EM EADPUCRS
TECNOLOGIAS DE APOIO À APRENDIZAGEM EM EADPUCRS Grupo de Apoio à Aprendizagem Professor Tutor Monitor Fórum Colegas Aúdio/vídeo Ambiente web Listserver
26
NECESSIDADES Monitoramento da aprendizagem;
Ferramentas, tecnologias e serviços; Tutorias;
27
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
INTERATIVOS COOPERATIVOS AUTONÔMOS AUTÔNOMOS
28
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
Processos cognitivos reflexivos Autonomia socioindividual/ emancipação Processos argumentativos Cooperação
29
ESTRUTURA TEÓRICO-PRÁTICA
DA PUC VIRTUAL Oferta de educação independente de tempo e lugar; Interatividade; Socialização; Cognição e metacognição; autonomia e emancipação.
30
SALAS REMOTAS tv digital e videoconferência
31
Direito Processual Civil
CURSOS Direito Processual Civil Gestão Empresarial Gestão em Saúde Psicologia Escolar ESPECIALIZAÇÃO (4) GRADUAÇÃO (1) EXTENSÃO (1) Engenharia Quimica
32
DISTRIBUIÇÃO DE CURSOS
SAÚDE Capital 10% Interior 71% Interior 90% Capital 27% Fora Estado 2% GESTÃO EMPRESARIAL
33
VISITE O NOSSO ENDEREÇO NA INTERNET
PUCRS VISITE O NOSSO ENDEREÇO NA INTERNET
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.