Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS luta pela vida
2
O QUE É ZOONESES? Zoonoses são doenças comuns aos animais e ao homem, e doenças dos animais transmissíveis ao homem. RAIVA LEPTOSPIROSE SARNA DENGUE DOENÇA DE CHAGAS
3
TIPOS DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS
RELAÇÕES HARMÔNICAS: Sem prejuízo Intraespecíficas: Mesma espécie Colônias – Indivíduos unidos, em sua estrutura e função, pode ser HOMEOMÓRFICAS (Indivíduos iguais e executam a mesma função). Ex.: Bacterias,Corais , etc. HETEROMÓRFICAS (Indivíduos diferentes e apresentação divisão de trabalho). Ex.: Caravelas, Algas do Gênero Volvox, etc.
4
BACTERIAS
5
CORAIS
6
CARAVELAS VOLVOX
7
Sociedades – São organismos, não unidos, mas cada um executa uma determinada função, com divisão e trabalho. Ex.: Abelhas, cupins formigas, seres humanos, etc.
8
Interespecíficas: Diferentes espécies
Protocooperação – Benefícios para ambos, podendo viver separados. Ex.: Plantas e polinizadores, pássaros e gados, caranguejo e anêmona do mar, etc.
10
Mutualismo - Benefícios para os dois organismos,mas um depende do outro.Ex.: Cupim e protozoários, algas e fungos, Bactéria Rhizobium e raízes leguminosas, etc.
11
Caranguejo Tartaruga
12
MUTUALISMO Cupins e protozoários - Ao comerem madeira, os cupins obtêm grandes quantidades de celulose, mas não conseguem produzir a celulase, enzima capaz de digerir a celulose. Em seu intestino existem protozoários flagelados capazes de realizar essa digestão.Assim, os protozoários se valem em parte do alimento do inseto e este, por sua vez, se beneficia da ação dos protozoários. Nenhum deles, todavia, poderia viver isoladamente.
13
Bactéria Rhizobium e raízes leguminosas
14
FUNGOS E RAIZES MICORRIZAS A maioria das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas fazem esse tipo de associação
15
Comensalismo – Um organismo recebe benefício sem prejudicar o outro (alimento).Ex.: Tubarão e peixe rêmora, algumas bactéria intestinais, etc.
16
Bactérias Intestinais
17
Inquilinismo – Um organismo obtém abrigo e proteção no corpo de outro (proteção).Ex.: Peixe-agulha e o pepino do mar, anfíbios que vivem nas bromélias, e as plantas que vivem aderidas às árvores.
18
Anfíbios e planta que dependem de árvores (ou, outras plantas)
19
RELAÇÕES DESARMONICAS: Com prejuízo
Intra-específicas: Mesma espécie Competição intra-específicas – Organismos da mesma espécies, os quais disputam espaço,alimento e parceria sexual, (característica evolutiva). Ex.: Hipopótamos, Alces, etc.
20
COMPETIÇÃO INTRAESPECIFICA
21
Canibalismo – Organismo se alimentam de outros da mesma espécies, mas não é regra; (falar em extinção).Ex.: Animais que comem os filhotes, as fêmeas de aranhas (viúva-negra) e a do louva-a-deus devoram seus parceiros sexuais após o acasalamento.
23
Interespecíficas: Diferentes espécies
Competição interespecíficas – Organismos que disputam os mesmos recursos ambientais, (nicho ecológicos semelhantes) Ex.: Leoas, Hienas e Guepardos, etc. Estas espécies ocupam a mesma região, o mesmo alimento, e estão no mesmo nível trófico nas cadeias alimentares. HABITAT E NICHO ECOLOGICO Para a Ecologia, o lugar em que uma espécie é encontrada (seu “endereço” na comunidade) chama-se hábitat. O conjunto de relações que a espécie mantém com as outras espécies e com o meio ambiente físico recebe o nome de nicho ecológico. Para descobrirmos o nicho ecológico de uma espécie, precisamos saber do que ela se alimenta, onde busca este alimento, de que maneira, onde se reproduz e se abriga, etc. O nicho é o modo de vida da espécie, o papel ecológico que ela desempenha no ecossistema. Ex.: O leão e a zebra, vivem nas savanas, o leão é carnívoro e a zebra é herbívoro, do mesmo modo que a onça e a capivara no Pantanal.
25
Predatismo – Quando espécies predadoras matam outras espécies diferentes para alimentar-se. Ex.: Serpente e rato, coruja e serpente, onça e veado, etc. Vivem em equilíbrio populacional, onde os predadores existem em menor quantidade que as presas.
27
Parasitismo – Uma espécie é beneficiada (Parasita), enquanto a prejudicada chama-se hospedeiro. Geralmente não matam os hospedeiros, no entanto, podem provocar a morte do individuo parasitado.Ex.: Vírus, bactéria, fungos, vermes, insetos, plantas parasitas, etc.
28
Erva-de-passarinho
30
A toxoplasmose é uma doença provocada por um microorganismo, protozoário denominado Toxoplasma gondii, que pode infestar o homem e a maior parte dos animais.
32
Amensalismo (antibiose) – Uma espécie elimina substancias que inibe o crescimento ou a reprodução de outras espécies.Ex.: Bactérias patogênicas inibidas por fungos, fauna marinha por algas vermelhas, o eucalipto que libera de sua raízes substância que impedem a germinação de sementes de outra espécies, ao seu redor,etc.
34
Dinâmica Populacional – São as variações na abundância das populações de seres vivos.
Crescimento das Populações – O Potencial Biótico, e a capacidade de reprodução e de adaptação no ambiente; juntamente com a dispersão. Resistência do Meio – Conjunto de atividades restritas do ambiente onde se vive ou condições impostas pelo o meio ambiente, como clima disponibilidade de água e de alimentos, oxigenação, presença de competidores e predadores, chama-se resistência do meio.
35
Densidade das Populações – É o numero de organismos de uma população e o espaço ocupado por eles,expresso em área ou volume. Ex.: 70/5m³ (qualquer espécie). Alguns fatores são importantes: 1 - Taxa de Natalidade 2 - Taxa de Mortalidade 3 - Migração
36
CRESCIMENTO = Natalidade + Imigração
37
DECLÍNIO = MORTALIDADE + EMIGRAÇÃO
38
(NATALIDADE + IMIGRAÇÃO) (MORTALIDADE + EMIGRAÇÃO)
EQUILIBRIO = (NATALIDADE + IMIGRAÇÃO) (MORTALIDADE + EMIGRAÇÃO)
39
EMIGRAÇÃO, IMIGRAÇÃO SAZONAL
Conhecida por seu caráter dócil, a Baleia Jubarte encanta a todos os que assistem seu balé marcado por acrobacias, saltos e exposições de nadadeiras. Após 7 meses acumulando reservas de alimentos, que chegam a representar 30 centímetros de gordura, as baleias Jubartes saem da Antártida à procura de águas pouco profundas, temperatura amena e movimento tranqüilo. Sua migração sazonal se alterna em áreas de alimentação, em altas latitudes, e áreas de reprodução, em regiões tropicais.
40
NA VIDA TEMOS O QUE QUEREMOS TER.
JAMAIS DESISTIR: EM PENSAR QUE ESTAMOS AQUI E AGORA PORQUE UM ESPERMATOZOIDE ENTRE MILHARES, CONSEGUIU ATRAVESSAR A MEMBRANA DO OVULO. ENTÃO JÁ SOMOS UM VENCEDOR, PARTIR DE QUE EXISTIMOS.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.