A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente."— Transcrição da apresentação:

1 Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Professora Convidada e Pesquisadora Colaboradora da FCM/DMPS-UNICAMP Comitê de Ambientes Livres do Tabaco da RMPS Apoio técnico:

2

3 A Rede de Municípios Potencialmente (RMPS) Saudáveis foi criada há cerca de 5 anos. Desde 2004.

4 RMPS é definida como: criação de conhecimentos e teias de práticas que permitem ações intersetoriais e extra setoriais renovadas para otimização de qualidade de vida. Os atores sociais são parte da rede, interagem entre eles, mantendo suas individualidades

5 Parcerias T é cnicas: UNICAMP (Dep. Medicina Preventiva e Social/FCM e Dep. Engenharia Civil, Arquitera e Urbanismo) OPAS-OMS Ministério da Saúde Prefeituras

6 POTENCIALMENTE Devemos estar sempre em Movimento buscando novos desejos e soluções.

7 Missão Criar um espa ç o de reflexão/a ç ão atrav é s da troca de experiências entre os Munic í pios participantes, construindo teias de saberes e pr á ticas propiciando subs í dios para a gestão integrada de modo horizontal na perspectiva da promo ç ão da sa ú de, da qualidade de vida.

8 OBJETIVOS Subsidiar gestores, t é cnicos, acadêmicos, organiza ç ões e sociedade para a constru ç ão de pol í ticas p ú blicas que considerem a promo ç ão da sa ú de e melhoria da qualidade de vida como eixo principal do desenvolvimento dos seus projetos; Instrumentalizar a administra ç ão municipal para que possa desenvolver um projeto de governo ú nico e integrado estimulando o capital social.

9 1- Qualidade da água e resíduos sólidos 2- Segurança 3- Participação Social 4- Saúde 5- Geração de emprego e renda Cinco grandes prioridades – março de 2005 Produção de Saúde Fazendo Interface e transversalizando com os temas del Plana Diretor (construção, implementação e monitoramento).

10 Na prioridade Sa ú de Escolas Promotoras de Sa ú de Atividades F í sicas Saud á veis Alimenta ç ão Saud á vel Ambientes Livres do Tabaco

11 Ambientes Livres de Fuma ç a do Tabaco Comitê de ALTS desde 26/06/08

12 Em junho de 2007, a RMPS organizou um Comitê para Ambientes Livres do Tabaco/RMPS, gerenciado pela Universidade. É formado por membros gestores de 8 cidades do Estado de São Paulo, Brasil, representantes da RMPS e pesquisadores de diferentes áreas, com o propósito de refletir e colaborar na elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas para ALTs.

13 Comitê de ALT da RMPS

14

15 Acordo de Compromisso das cidades da Rede de Munic í pios Potencialmente Saud á veis (RMPS) Respirando fundo... Este ambiente é livre de Tabaco!

16 Comitê ALT Unicamp

17 Fórum de ALT – Sumaré-SP Fevereiro-2008

18 Dia 29/08 ALT

19 HC ALT 0908

20 Fórum de ALT – Sumaré-SP Febrero-2008 Campinas-SP, 29/08/08

21

22 Mais de 300 locais ALTs no Comitê de ALTs da RMPS

23 PRODUTOS P Ó S-REDE... Iniciamos com 6 municípios... Hoje somos cerca 56, 5 Estados comMunicípios representados: SP, MG, PR, RJ e AM Mais de 3 milhões de habitantes...

24

25 Participantes da Rede: Academia/Governo/Sociedade L í deres pol í ticos dos Munic í pios; Lideres sociais – sociedade civil; Universidades; ONGs.

26 Parcerias/Convênios: CPHA através da ABRASCO e ENSP – Projeto Ações Intersetoriais em Promoção da Saúde MS – Atividades Físicas e Prevenção de Violências – Nucleos de Promoção da Saúde OPAS-OMS

27 Estrat é gias para o desenvolvimeto da RMPS

28 1-Envolvimento dos Prefeitos, Secret á rios, Coordenadores, Legisladores e Representações Sociais; 2-Parceria Interinstitucional; 3-Grupos/Comitês Grupo Intersetorial

29 Extrema (MG) Pirassununga (SP) Borba (AM) Nova Odessa (SP)

30 OBRIGADO!!! CONTATOS Telefone: (19) 35211103 www.redemunicipiosps.org.br amgspera@uol.com.br amgspera@fcm.unicamp.br


Carregar ppt "Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google