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PublicouEmanuelle Vieira Alterado mais de 10 anos atrás
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Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
Escola e Democracia Dermeval Saviani Estudo do capítulo 1: A teoria da educação e o problema da marginalidade relativa ao fenômeno da escolarização Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
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Educação no Brasil é includente?
O número de analfabetos diminuiu a partir da 2ª metade do século XX? Temos UMA escola para todos? A escola pública brasileira em relação à Educação Básica serve à elite ou à maioria da população, ao povo, à classe trabalhadora? As estatísticas têm mostrado que o analfabetismo diminuiu. A realidade, entretanto, tem demonstrado o contrário. Temos um grande índice de analfabetos funcionais.
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Quais são as orientações das políticas públicas educacionais atualmente?
O que diz a Constituição Federal e A Lei de Diretrizes da Educação Brasileira – LDB nº 9394/96, a respeito do direito à educação? O governo federal lançou um programa de aceleração do desenvolvimento brasileiro e tem metas para a educação. O que elas propõem?
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EDUCAÇÃO E MARGINALIDADE (escolarização)
Teorias Educacionais e marginalidade Como elas explicam esse fenômeno? Grupo 1- Educação é instrumento de equalização social. Educação faz superar a marginalidade G2 – Educação é instrumento de discriminação social. Educação provoca a marginalidade
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Relações entre Educação e Sociedade
G1 – Vê a sociedade ( capitalista ): Harmoniosa Tende à integração entre seus membros A Marginalidade nesse contexto é: A penas um fenômeno acidental que atinge individualmente um número de seus membros. Constitui-se em uma exceção. É um desvio Não é regra. E pode ser corrigida Qual o caminho- A educação
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Para o GRUPO 1 A educação tem uma caráter redentor
Visão redentora de educação Homogeneizadora Fortalece os laços sociais Promove a coesão Garante a integração Sua função é superar a marginalidade A educação nesta visão tem uma autonomia em relação à sociedade.
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Relação entre Educação e Sociedade
G 2 – Vê a sociedade ( capitalista): Marcada pela divisão entre grupos Antagonismo de interesses Modo de produção capitalista: capital X trabalho E a marginalidade nesse contexto: - Fenômeno inerente à própria estrutura da sociedade Grupo dominante – força econômica Grupo dominado - marginalizados
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Educação é dependente da estrutura social que gera a marginalidade
Reforça a dominação e legitima a marginalização Educação é fator de marginalização: cultural e escolar Educação tem um caráter político Educação não é neutra
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Teorias Não – Críticas Pedagogia Tradicional Pedagogia da Escola Nova
Pedagogia Tecnicista
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Teorias Crítico-Reprodutivistas
Teoria do Sistema de Ensino como Violência Simbólica Teoria da EscoLA como Aparelho Ideológico do Estado ( AIE) Teoria as Escola Dualista
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Teoria Crítica da Educação
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