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DIRETORIA GERAL SUPERINTENDÊNCIA DE RÁDIOS Apresentação Conselho Curador da EBC - 12/12/2012.

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1 DIRETORIA GERAL SUPERINTENDÊNCIA DE RÁDIOS Apresentação Conselho Curador da EBC - 12/12/2012

2 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES - Os Colóquios de Parcerias e de Ouvintes das Rádios EBC estão em sua terceira edição. - São canais de interlocução com a sociedade civil. - Estimulam a participação do cidadão e de suas entidades representativas. - Objetivo: aperfeiçoar cada vez mais a programação das emissoras, por meio de produção própria e independente.

3 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES BRASÍLIA 23 de novembro – Espaço Cultural da EBC RÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA – AM – 980kHz RÁDIO NACIONAL FM – 96,1MHz RÁDIO MEC – AM – 800kHz Radioagência Nacional

4 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES 85 participantes, entre equipe das rádios, ouvintes, produtores independentes e entidades: SESC, Cruz Vermelha, Museu Casa da Memória Viva da Ceilândia, Rádio Comunitária Alternativa FM (Planaltina), Arpub, Coletivo Criolina, Central Única das Favelas (CUFA), Amarc, Rádio Cultura (DF), Intervozes.

5 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES Caroline Bezerra – Cruz Vermelha BrasíliaGostaria de realizar parceria com as Rádios com o objetivo de divulgar, com rapidez e amplamente, as ações de emergência humanitárias, nos casos de necessidade de remoção de pessoas e pedido de suprimentos. Manoel Geovan – Museu Casa da Memória Viva da Ceilândia "Eu estou contando essas histórias para apresentar minha proposta: o que eu queria mesmo era que a Rádio fizesse uma análise do seu passado, olhasse para trás e projetasse o futuro sem perder as raízes.

6 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES RIO DE JANEIRO 26 de novembro - Estúdio Sinfônico RÁDIO MEC FM - 98,9MHz

7 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES 60 participantes entre ouvintes, profissionais das rádios, produtores independentes e entidades: Academia Brasileira de Música, Academia Nacional de Música, Associação Comercial, Banda Filarmônica RJ, Conservatório Brasileiro de Música, Escola de Música/ UFRJ, Museu Villa-Lobos, Orquestra Petrobras, Orquestra Villa-Lobos e as Crianças, Quinteto Villa- Lobos, Quarteto Radamés Gnatalli, Sala Cecília Meireles, SindiMúsicos, Sociedade Musical Bachiana Brasileira, SOARMEC e Viva Música!

8 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES Marcos Lucas – UNIRIO - A importância que a MEC FM tem desempenhado no incentivo aos jovens compositores e músicos. Esse papel só a Rádio MEC desempenha; não vejo a minha música sendo apresentada nas rádios comerciais. Luis Carlos Justi – Quinteto Villa-Lobos – Não pode haver dissociação entre a criação, a interpretação e a difusão da música. A Rádio MEC faz o importante papel da difusão da música clássica; sem ela o papel da criação e interpretação perderia o sentido. Bernardo Vieira – ouvinte - Eu sou da classe C e desde criança aprecio a música clássica, pois a minha mãe colocava na Rádio MEC para eu ouvir. Como a classe que não tem dinheiro poderá ter acesso a esta boa música? Os CDs são caros e fica difícil adquirir.

9 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES RIO DE JANEIRO 29 de novembro - Estúdio Sinfônico RÁDIO MEC AM – 800kHz RÁDIO NACIONAL - 1130kHz

10 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES 106 pessoas entre ouvintes, produtores independentes, profissionais das rádios da EBC e entidades: Academia Brasileira de Letras, Movimento Rio Antigo, ARCO/ RJ, Associação Magistrados RJ, Biblioteca Nacional, Clube de Engenharia, OAB-RJ, Comissão de Jornalistas Afrodescendentes, Comunicativistas, Fale Rio, TV Comunitária Rio, Criar Brasil, CUT, Escola de Gente, FUNARTE, Instituto de Pesquisa e Cultura Negra, Jornal O Cidadão, Marinha do Brasil, Ministério do Planejamento, Rede de Mulheres em Comunicação, SENAC, SESI, SESC, Sind. Músicos, Sind. Psicólogos, SOARMEC, Sociedade Bras. de Psicanálise.

11 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES Antônio Carlos Ataíde - Academia Brasileira de Letras - Diz que a Academia tem todo interesse em efetivar parcerias com a Rádio MEC e com a Rádio Nacional. A Academia tem acervos literários e de poesia. Ele percebeu, nos depoimentos, que é importante disponibilizar material sobre a língua portuguesa para atender a demanda das rádios. Geraldo – ouvinte - Mas o fato é este: nós temos que ampliar o que eu chamo de rádio com imagem. Temos que pensar que hoje temos um instrumento poderosíssimo e internacional que é a internet. Olivia Hime – Biscoito Fino - Diz que como artista e empresária apoia a rádio. Reforça uma fala anterior sobre às vezes esquecermos pequenos nichos, quando no Brasil esses nichos representam muito. Acha que as rádios públicas podem ser a casa do músico brasileiro.

12 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES TABATINGA 1º de dezembro – Auditório Amazônia Régia RÁDIO NACIONAL DO ALTO SOLIMÕES AM 670kHz – FM 96,1MHz

13 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES 56 participantes, entre potenciais parceiros, ouvintes, integrantes da equipe e entidades: 9º Batalhão de Infantaria e Selva (Exército Brasileiro), Defesa Civil, Universidade do Estado do Amazonas, Federação Indígena pela Unificação e Paz Mundial, Associação dos Pescadores Artesanais, Blog Jambo Verde (ATN) e Portal Tabatinga, Instituto Federal do Amazonas, ARTETABA – Associação dos Artesãos de Tabatinga.

14 COLÓQUIOS DE PARCERIAS E DE OUVINTES Foram apresentadas 8 propostas, entre elas da Defesa Civil e da Univ. Estadual do Amazonas. Sargento Meireles, parceiro no Programa "Sentinela da Fronteira, agradeceu a seriedade e o compromisso da EBC e da Rádio Nacional do Alto Solimões em realizar este trabalho na região. O grande desafio, segundo ele, é fazer um programa, produzido por militares, atraente para todos os públicos da região do Alto Solimões. A equipe do Instituto Federal do Amazonas propôs produção de programetes educativos sobre pesca, sustentabilidade fluvial e pesqueira, manejo e produção. Com duração de 10 minutos, semanal, com o nome de Bom dia, senhor Pirarucú

15 FESTIVAIS DE MÚSICA Os Festivais de Música das Rádios EBC representam a continuidade de um projeto que busca valorizar os artistas locais, apoiando a produção independente e oferecendo espaço para divulgação dos seus trabalhos, com consequente reconhecimento do público.

16 FESTIVAIS DE MÚSICA Festival de Música Nacional FM - 4ª edição c/ 252 músicas inscritas (aumento 20%) - 46mil e 600 votos pela internet (aumento 100%) - 95mil e 900 acessos (aumento 300%) - 980 veiculações das músicas na Rádio - Evento de premiação em Homenagem a Luiz Gonzaga com transmissão ao vivo (rádio e Portal EBC) e participações especiais do Maestro Marcos Farias e Antonio Barros

17 FESTIVAIS DE MÚSICA Festival de Música das Rádios MEC e Nacional do Rio de Janeiro - 4ª edição - 532 músicas inscritas - 720 veiculações das músicas nas Rádios - Evento de premiação em homenagem Luiz Gonzaga com transmissão ao vivo (Rádios e Portal EBC) e participações especiais do Trio Nordestino, Zé Calixto e Marcelo Caldi

18 REDE NACIONAL DE RÁDIOS PÚBLICAS - Rede de Rádios Públicas da Amazônia (09 emissoras): Rádio Aldeia FM e Rádio Difusora Acreana (AC); Rádio Cultura do Amazonas (AM); Rádio Cultura do Pará (PA); Rádio Difusora de Macapá (AP); Rádio Difusora de Roraima (RR); Rádio 96 FM (TO); Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões/EBC. Formada em setembro de 2012: cobertura conjunta Eleições 2012 e Jornal da Amazônia (março/2013) - Rede de Rádios Públicas do Sul: 1ª reunião em Porto Alegre em novembro de 2012 com 10 emissoras de todos os estados da região.

19 COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013/ COPA DO MUNDO 2014 - Transmissão dos jogos pelas 9 Rádios da EBC e em parceria com outros veículos da Empresa. - Rede Afiliadas EBC: retransmissão por 30 Rádios Públicas de 19 estados de todas as regiões brasileiras e Distrito Federal.

20 CONSELHO CONSULTIVO DE RÁDIO DIGITAL - Participação ativa no Conselho Consultivo de Rádio Digital, convocado pelo Ministério das Comunicações para colaborar na escolha do sistema de digitalização do Rádio no Brasil. - São conselheiros pela EBC Eduardo Castro e André Barbosa, e pela ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil) Mário Sartorello e Bráulio Ribeiro. - Destaque para a defesa da digitalização das Ondas Curtas e Tropicais.

21 FUTURO - Melhorar qualidade do conteúdo e programação - Aperfeiçoar padrão de qualidade: produção, programação e transmissão - Fortalecer e ampliar parcerias institucionais - Fortalecer marcas e investir na divulgação das emissoras - Ampliar e melhorar relacionamento com ouvintes - Realizar pesquisas quantitativas e qualitativas - Aumentar e fidelizar audiência - Construir a Rede Nacional de Comunicação Pública/Rádio - Recursos Humanos: ampliar e capacitar - Preparar migração para o rádio digital


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