A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE-POSPETRO SOLOS x SEDIMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE-POSPETRO SOLOS x SEDIMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOQUÍMICA:
PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE-POSPETRO SOLOS x SEDIMENTOS Eduardo Gomes Vieira de Melo SALVADOR – BA

2 INTRODUÇÃO PRINCIPAIS CARACTERISTICAS Solos Sedimentos
Conceito sedimento que sofreu litificação. é o perfil de alteração estruturado verticalmente, a partir da rocha fresca. Representa a alteração intempérica, in situ, de uma rocha qualquer. produto de alteração de uma rocha preexistente que sofreu transporte e posterior deposição. Rocha sedimentar

3 CARACTERÍSTICAS DO SOLO
Cor Textura Porosidade Permeabilidade É possível considerar que o solo é um material poroso, composto pelas fases sólida, líquida e gasosa, e que se origina pela intemperização física e química das rochas situadas em determinado relevo e sujeitas à ação do clima e dos organismos vivos. Abaixo, estão listadas as substâncias sólidas, líquidas e gasosas que compõem o solo.

4 Poluição do solo A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

5 Poluição do solo Regra geral, a contaminação do solo torna-se problema quando: há uma fonte de contaminação; há vias de transferência de poluentes que viabilizam o alargamento da área contaminada; há indivíduos e bens ameaçados por essa contaminação.

6 Poluição do solo O problema pode ser resolvido por:
remoção dos indivíduos e/ou bens ameaçados; remoção da fonte de poluição; bloqueamento das vias de transferência (isolamento da área).

7 O princípio do sedimento é o grão
Qual a sua natureza? Sedimentos detríticos – sofrem transporte mecânico (material detrítico). Sedimentos químicos – sofrem transporte na forma iônica (em solução). O grão passa a existir quando se inicia a precipitação.

8 Qual o limite entre uma partícula sólida e um íon?

9 Classificação dos sedimentos detríticos segundo a granulometria

10 Processos sedimentares

11 Importância de se avaliar a contaminação geoquímica nos sedimentos
Capacidade de acumular as baixas concentrações dos elementos presentes na água; a presença de contaminantes nos sedimentos aquáticos representa um potencial latente da degradação continuada, mesmo que a coluna d’água e sua biota não apresentem concentrações desses contaminantes acima daquelas previstas na legislação vigente da qualidade da água.

12 Importância de se avaliar a contaminação geoquímica nos sedimentos
Os sedimentos são uma fonte significativa de poluição que pode deteriorar, persistentemente, a qualidade da água mesmo após a redução ou mesmo o abatimento completo das emissões antrópicas por isso a Importância de se avaliar a contaminação geoquímica nos sedimentos


Carregar ppt "PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE-POSPETRO SOLOS x SEDIMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google