A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO CURSO ABRIL - MAIO ESPECIAL VUNESP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO CURSO ABRIL - MAIO ESPECIAL VUNESP"— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO CURSO ABRIL - MAIO ESPECIAL VUNESP
Professora Vera Ravagnani

2 Como fazer uma boa redação na Vunesp
Como fazer uma boa redação na Vunesp? Como evitar certos cochilos e distrações? ORIENTAÇÕES UTÉIS!

3 Na segunda fase, todas as questões da prova de Conhecimentos Específicos têm o mesmo valor, e a prova toda soma 72 pontos (escala 0-72). A prova de Redação soma 28 pontos (escala 0-28).

4 Não tenha medo de escrever. Você sabe, você aprendeu
Não tenha medo de escrever. Você sabe, você aprendeu. Redação em vestibular é o mesmo que redação em sala de aula. Você sabe que é capaz de escrever bem. Mas há alguns cuidados básicos a tomar no momento do exame.

5 O tempo A redação deve ser a primeira prova ser feita.
Divida-a em duas etapas: Criar o rascunho (1 hora a 1h30 min.) Pausa (resolva a prova de linguagem) 2. Passe a limpo (1h a 30 min.)

6 Leia com muita atenção a INSTRUÇÃO para a redação, bem como os textos de apoio, caso sejam apresentados outros textos além dos que serviram às questões. A prova de redação do vestibular da Unesp, na verdade, começa já nas questões de Linguagem, pois sempre são tomados como base para a redação textos que serviram para a formulação de questões. Então, quando responder as questões, tenha já em mente que está se preparando para a prova de redação.

7 LEIA COM ATENÇÃO, MAS COM ATENÇÃO MESMO, O ENUNCIADO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO
Ali está indicado exatamente o que você deve fazer. Se ler mal o enunciado, poderá errar. Um exemplo: no vestibular de 2002 foi proposto o seguinte tema: A verdade ou a mentira: uma questão de conveniência? Tema muito fácil, mas alguns candidatos, por leitura apressada e descuidada, entenderam assim: A verdade ou a mentira: uma questão de convivência? Ora, a troca de “conveniência” por “convivência” conduziu o tema para outra direção, e os candidatos que assim o fizeram não foram muito bem sucedidos. Caso típico de falta de atenção na leitura. Mas isso também está em julgamento nos vestibulares: a capacidade de ler com atenção e interpretar os enunciados das questões!

8 SIGA O MANUAL 2 – Há instruções no enunciado da proposta de redação que você já tem obrigação de saber antes da prova, pois estão no Manual do Candidato. Uma delas: os vestibulares da Unesp sempre pedem redação dissertativa. Então, não invente: escreva uma redação em prosa, dissertativa, e já estará fazendo um ponto positivo. Não banque o camicase: não faça narrativa, não faça poesia, não faça poema concreto, não faça diálogo, não faça história em quadrinhos, pois isso simplesmente não é solicitado e uma redação nesses gêneros será eliminada. Também não faça graça nem piada, achando que irão premiá- lo pela criatividade. Não irão: se quer mostrar criatividade, mostre dissertando; se não dissertar, tirará zero.

9 Obedeça ao tema solicitado
As propostas de redação da Unesp são muito claras e explícitas quanto ao tema e, por filosofia, sempre abordam temas da experiência imediata do estudante do ensino fundamental. A Unesp não quer saber se o candidato conhece o tema, mas se, conhecendo o tema, por ser previsível, o candidato é capaz de escrever uma boa redação dissertativa a respeito. Por isso, a melhor atitude é fazer uma redação simples, criada na hora, inteiramente focada no tema. A Banca de Correção perceberá que se trata de um texto natural e espontâneo. Isso vale muito. Nada de tentar adaptar redações memorizadas: é um recurso pouco digno, que pode diminuir drasticamente sua nota ou até fazê-lo tirar zero na redação.

10 A COLETÂNEA Textos auxiliares são para auxiliar, não para copiar. A proposta de redação sempre parte dos textos de algumas das questões da prova e, às vezes, ainda acrescenta mais textos auxiliares para você ter mais informações. Tome muito cuidado: textos auxiliares são para auxiliar, não para ser copiados. Cópia é plágio, não vale nada, tira zero. É melhor fazer uma redação sua, com suas palavras, do que tentar copiar ou adaptar passagens dos textos das questões ou dos textos auxiliares. Claro, você pode fazer citações dos textos, mas com cuidado, mencionando os autores e não deixando que as citações sejam mais extensas que sua redação. Conclusão: seja autêntico, seja você mesmo, isso é sempre valorizado nas provas.

11 MELHOR USAR TERCEIRA PESSOA
Você já aprendeu, mas sempre é bom lembrar. Uma redação dissertativa, como pede a Unesp, se escreve em prosa e constitui um texto em que você manifesta e defende uma opinião sobre o tema. Mas cuidado, não é aconselhável empregar o tempo todo “eu isso, eu aquilo”. É melhor focalizar o tema usando a terceira pessoa. Não escreva “Eu acho que a poluição ambiental é um dos maiores problemas do mundo”, mas escreva “A poluição ambiental é um dos maiores problemas do mundo”. Podemos dissertar usando a primeira pessoa? Sim, mas sempre é muito perigoso, pois o emprego do “eu” pode nos levar a caminhos perigosos, a narrar em vez de dissertar, a manifestar muito emotivamente nossas opiniões e perder o fio da argumentação. Em resumo: numa dissertação, devem destacar-se as ideias, a opinião e a argumentação, não o “eu” do autor.

12 Escreva segundo a NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA, nada de empregar fraseado coloquial e expressões vulgares. Cuidado com citações: sempre entre aspas e sempre mencionando o autor ou fonte; se não tiver certeza do autor, não faça a citação.

13 Proposição Desde pequeno, você vem sendo submetido, na escola, à prática de escrever. Com o passar do tempo, as exigências se tornaram cada vez maiores para que você aumentasse a qualidade de seus textos e não demorou muito para perceber que lá adiante, no fim do túnel do Ensino Médio, haveria uma prova muito importante, com bom peso na nota: a redação no vestibular. Nesse trajeto, em muitos momentos, você se perguntou: Afinal, para que escrever? Para que fazer uma boa redação? Só para passar no vestibular? Na era da internet, para que eu tenho de aprender a redigir, se a comunicação visual funciona muito melhor? Eu não sou escritor, não preciso saber criar textos! É isso o que você pensa mesmo? Ou são apenas desabafos? Pois chegou a hora de dizer realmente o que pensa sobre o escrever. Para Clarice Lispector, escrever é maldição e salvação. Para Syd Field, é uma atividade profissional muito importante dentro da atividade geral da arte cinematográfica. E para você? Com base nestes comentários, em sua própria experiência e, se achar necessário, levando em consideração os textos de Clarice Lispector e Syd Field, escreva uma redação de gênero dissertativo, empregando a norma- padrão da língua portuguesa, sobre o tema: Escrever: o trabalho e a Inspiração.

14 http://www.vunesp.com.br/guia2013/vestibu lar.html
Fonte: lar.html


Carregar ppt "REDAÇÃO CURSO ABRIL - MAIO ESPECIAL VUNESP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google