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IHC e Jogos de Computador
Christiano Lima Santos
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Sumário Motivação Jogos de Computador Jogo X Software
IHC Aplicada a Jogos Ergonomia Usabilidade Acessibilidade A Interface de um Jogo A Interface Gráfica Metáforas de Interface Alguns Princípios de Design Gráfico A Interface Sonora A Interface dos Dispositivos de Entrada Algumas Observações IHC e Jogos Casuais Considerações Finais Referências Bibliográficas Outras Referências Contato
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Motivação Por que estudar IHC em jogos? ? ? ? ? ? ?
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Motivação O que é um jogo de computador?
Quais as diferenças entre um jogo e outros tipos de software? Como IHC pode beneficiar os jogos?
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Jogos de Computador Segundo Chris Crawford (1997)
Sistema com a finalidade de entretenimento que se utilize de um computador como ferramenta para processamento e encerre os quatro elementos primordiais do jogo: representação, interação, conflito e segurança.
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Jogo X Software Jogos devem entreter!
Se um jogo não agradar, o usuário simplesmente jogará outro.
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Microsoft Excel
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The Sims
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IHC Aplicada a Jogos Segundo BAECKER & BUXTON
Grupo de processos, diálogos e ações através do qual um usuário humano emprega e interage com um computador; O objetivo dos desenvolvedores de um jogo é que a capacidade de interação de um usuário com o seu jogo seja sempre maximizada!
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IHC Aplicada a Jogos Alguns Conceitos Fundamentais Ergonomia;
Usabilidade; Acessibilidade.
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Ergonomia Disciplina que trata da adaptação das tarefas ao homem, garantindo assim que o usuário desempenhe suas atividades sem prejuízos à saúde... ... No caso de jogos, garante a satisfação por meio do uso do mesmo.
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Ergonomia Princípios Visibilidade; Affordance; Feedback.
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Ergonomia Como fazer a movimentação de um avião em... Impacto Alpha
Flight Simulator X
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Usabilidade Quanto mais usável um software, melhor a interação entre o usuário e o sistema e menor será o esforço do usuário para utilizá-lo; Quanto melhor for a curva de aprendizado em um jogo, mais usável ele será ao longo do tempo em que for jogado.
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Acessibilidade Todos têm o direito de jogar!
Quanto maior o mercado, melhor; Muitas pesquisas já estão sendo feitas: Adobe; International Game Developer Association; SBGames.
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Sumário Motivação Jogos de Computador Jogo X Software
IHC Aplicada a Jogos Ergonomia Usabilidade Acessibilidade A Interface de um Jogo A Interface Gráfica Metáforas de Interface Alguns Princípios de Design Gráfico A Interface Sonora A Interface dos Dispositivos de Entrada Algumas Observações IHC e Jogos Casuais Considerações Finais Referências Bibliográficas Outras Referências Contato
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A Interface de um Jogo Esquema de funcionamento de um jogo
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A Interface de um Jogo Qual deve ser o papel da interface em um jogo?
Como devem se portar os diversos elementos da interface Menus; Metáforas; Informações numéricas e estatísticas.
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A Interface Gráfica Como devem se portar os diversos elementos da interface gráfica Menus; Metáforas; Informações numéricas e estatísticas; Como aplicar princípios de design?
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A Interface Gráfica de Outlive
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Áreas mais utilizadas para interfaceamento gráfico
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Áreas utilizadas para interfaceamento gráfico em Outlive
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A Interface Gráfica Warcraft 3 Starcraft Ground Control 2 Outlive
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Metáforas de Interface
As metáforas funcionam como modelos naturais, nos permitindo usar conhecimento familiar de objetos concretos; O objetivo da metáfora na interface do jogo computacional é, portanto, prover o usuário com um modelo de um sistema subjacente.
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Metáfora de uma conversa em The Sims
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Alguns Princípios de Design Gráfico
Proximidade Total Annihilation
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Alguns Princípios de Design Gráfico
Alinhamento Total Annihilation
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Alguns Princípios de Design Gráfico
Repetição Tartarugas
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Alguns Princípios de Design Gráfico
Contraste Mercadão dos Jogadores
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A Interface Sonora Qual o papel da interface sonora...
Na maioria dos jogos; Em jogos para deficientes Visuais; Mentais.
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A Interface Sonora Que informações podem ser providas por meio dessa interface? Quando há muitas informações sonoras ao mesmo tempo, como proceder ?
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Sumário Motivação Jogos de Computador Jogo X Software
IHC Aplicada a Jogos Ergonomia Usabilidade Acessibilidade A Interface de um Jogo A Interface Gráfica Metáforas de Interface Alguns Princípios de Design Gráfico A Interface Sonora A Interface dos Dispositivos de Entrada Algumas Observações IHC e Jogos Casuais Considerações Finais Referências Bibliográficas Outras Referências Contato
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A Interface dos Dispositivos de Entrada
Qual o papel dos mecanismos de entrada de dados na interação com o jogador? Aplicação de conceitos ergonômicos: Teclado; Mouse; Joystick; Outros dispositivos.
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A Interface dos Dispositivos de Entrada
Possibilidade do usuário configurar as teclas Maior liberdade e grau de ergonomia;
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Algumas Observações Usuários não lêem... Usuários não usam o mouse...
E jogadores? Interface bem simples, com boas metáforas; Introdução de uma missão-tutorial; Usuários não usam o mouse... Disponibilidade de atalhos é aconselhável.
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IHC e Jogos Casuais Quem é o jogador casual?
Web Games + Mobile Games + Outros jogos mais simples; Porque IHC é tão importante para os jogos casuais?
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Circuito Mineiro de Maratonas Áquaticas 2006
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Força Andrômeda – Operação Tempestade
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Considerações Finais Jogos cada vez mais complexos
Novos problemas de IHC a serem resolvidos! IHC em Jogos possui um papel muito importante Ser humano Computador Novas formas de interação estão surgindo Uso de microfones e câmeras
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Referências Bibliográficas
CRAWFORD, Chris. The Art of Computer Game Design; LUZ, Mairlo H. G. C. da, Desenvolvimento de Jogos de Computador; SCHNEIDER, Henrique N., Notas de Aula; WILLIAMS, Robin, Design para quem não é designer – noções básicas de planejamento visual, Callis Editora, 1994.
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Outras Referências Microsoft Excel e Flight Simulator X são produtos da Microsoft Games; The Sims é um produto da empresa Maxis; Impacto Alpha é um produto da Oniria Entertainment; Outlive é um produto da Continuum Entertainment; Starcraft e Warcraft 3 são produtos da Blizzard;
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Outras Referências Ground Control 2 é um produto da Massive Entertainment; Total Annihilation é um produto da Cavedog Entertainment; Força Andrômeda – Operação Tempestade e Tartarugas são produtos da Elfland Studios; Cicuito Mineiro de Maratonas Aquáticas 2006 e Mercadão dos Jgoadores são produtos da O2 Games.
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Contato christianolimasantos@yahoo.com.br
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