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LPOO Classe e objeto.

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1 LPOO Classe e objeto

2 Introdução Na programação estruturada, os códigos são um único arquivo
Na programação imperativa são uma seqüência de ordens FAÇA IMPRIMA LEIA

3 Introdução Um arquivo pequeno é legível mas um único arquivo com muitas linhas.... Um único código programado por várias pessoas é problemático Um código escrito para solucionar um problema e esquecido é desperdício Esses problemas preocupavam os programadores na fim da década de 60

4 Introdução Em 1967 surge o termo programação orientada a objetos
Ela seria um novo paradigma de programação para solucionar os problemas citados A primeira linguagem OO surgiu em 1969 Smaltalk

5 Conceitos básicos Os fundamentos da OO são: Classe Objeto Método
Atributo Encapsulamento Relacionamentos entre as classes Interface

6 Classe O objeto é a parte primordial desse paradigma
Contudo não existe objeto sem antes existe a classe A classe é a fabrica dos objetos Na classe eu defino qual será o molde de um conjunto de objetos Seu nome é classe pois sua função é classificar os objetos em um grupo

7 Classe Ex: A classe dos humanos Ex: A classe das cadeiras
Essa classe reúne todos os seres que tem 2 braços, 2 pernas, 1 tronco, 1 cabeça e são capazes de andar, falar e pensar; Ex: A classe das cadeiras Essa classe reúne todos os objetos que tem 4 pernas, 1 acento, 1 encosto e que servem para sentar;

8 Classe Quando estamos realmente programando em OO a função da classe é servir como uma fabrica de objetos Voltando aos exemplos anteriores, a classe Cadeira serviria como uma ferramenta para criar objetos do tipo Cadeiras É importante ressaltar que para efeito de programação, uma classe define um tipo

9 Classe Nas linguagens de programação usamos variáveis para resolver os algoritmos As variáveis possuem tipos Os tipos mais comuns são os Inteiros, Reais, Caracteres, Booleanos, etc... Em geral chamamos esses tipos comuns de tipos primitivos da linguagem

10 Classe Tipo primitivo serve para dar a idéia de que outros tipos podem ser criados dos tipos primitivos De fato, algumas linguagens permitem que você crie registros e estruturas que servem como novos tipos Em OO esse mecanismo de criação de novos tipos são as classes.

11 Classe Quando você define uma nova classe esta criando um novo tipo para sua linguagem Por isso posso dizer que a classe Humano cria objetos do “tipo” Humano Qualquer objeto da classe Humano tem: 2 braços, 2 pernas, 1 tronco, 1 cabeça São capazes de andar, falar e pensar

12 Classe Em termos de programação uma classe também um programa
É um programa que nos permite definir novos tipos

13 Objeto Como dito anteriormente classe cria objetos
Os objetos são portanto exemplos da classe É comum dizer que eles são instancias da classe Mas de fato, objetos são na verdade variáveis cujo tipo é uma classe Qualquer variável que não seja de tipo primitivo é um objeto

14 Objeto Ex: Todos os humanos da terra são objetos da criados com a classe Humano Ex: Todas as cadeiras do universo são objetos criados com a classe Cadeira

15 Objeto Mas como dito antes objetos são variáveis
Em programação nossos exemplos de objetos seriam: int x ; variável do tipo Inteiro Cadeira c ; variável do tipo Cadeira Humano h1; variável do tipo Humano Contudo “c” e “h1” são objetos pois são variáveis de uma classe


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