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School Timetabling Problem
Grupo: Romney Nunes Moreira Tiago Souza de Oliveira
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Sumário Introdução Modelo Matemático do Problema
Apresentação do Algoritmo Programação Genético Exemplo Didático Conclusão Referencias Bibliográficas
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Introdução O problema diz respeito à distribuição de aulas, com horários previamente estabelecidos, a salas, respeitando-se um conjunto de restrições de várias naturezas; Em função a tal situação, uma atenção especial vem sendo dada à automação deste problema;
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Introdução Logo, o problema é tratado através de técnicas heurísticas;
Dentre as metaheuríticas mais utilizadas, as que mais vem tendo sucesso com os problemas de programação de horários, podemos citar: Simulated Annealing, Busca Tabu, Programação Genética;
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Modelo Matemático Nesse caso, dik é a conveniência de se ter uma aula do curso i no período k. Como o problema já é um NP- Completo, pré-associações e indisponibilidades não o tornam mais complexo;
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Modelo Matemático O problema do quadro de horários de curso é apresentado matematicamente considerando-se que existem C cursos, dados por c1, c2, ..., cc.. Cada curso ci consiste de k aulas. Há um conjunto de r currículos, dados por S1, S2,...,Sr, formados por cursos com estudantes em comum. Infere-se, então, que os cursos pertencentes ao currículo Si não podem ter suas aulas agendadas para o mesmo período. Tem-se h períodos e ak é o número máximo de aulas que podem ser agendadas para o período hi, ou seja, o número de salas disponíveis para aquele período.Segue-se, então, a seguinte formulação;
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Modelo Matemático
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Apresentação do Algoritmo
O Algoritmos Genéticos é um algoritmos baseados nos mecanismos de seleção natural e da genética [Goldberg, 1989].
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Apresentação do Algoritmo
Gerar a população inicial de forma aleatória. Calcular o grau de adaptação de cada individuo. Gerar um nova população. Feita essa nova geração, o algoritmo substituir a população antiga pela nova população. Na seqüência faz a verificação dessa nova população, observando as restrições das condições de parada.
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Apresentação do Algoritmo
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Quadro de Horários gerado aleatoriamente
Exemplo Didático Quadro de Horários gerado aleatoriamente Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Horário 1 SD POO I IA AED Horário 2 TIL
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Exemplo Didático Horário inicial depois de calculado o grau de adptação Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Horário 1 SD POO I IA AED Horário 2 TIL Novo quatro de Horários Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Horário 1 SD AED POO I IA Horário 2 TIL
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Conclusão O School Timetabling Problem além de ser utilizado em instituições de ensino pode ser utilizado em várias outras aplicações. Os Algoritmos: Algoritmo Genético, Busca Tabu e o Simulated Annealing (Recozimento Simulado), são os que atualmente oferecem uma melhor solução para o problema.
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Conclusão Os resultados podem ser ou não as soluções ótimas.
E grande dificuldade de implementação esse problema esta relacionado aos diversos sistemas de ensino.
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Referências COSTA, Eduardo.O; BRUNA, Marlonn. D; Resolução de “Timetabling” utilizando Evolução Cooperativa. Disponível em: Cooperativa.pdf Acessado em 02 novembro, 2007. OLIVEIRA José.A.; PINHEIRO Plácido.R; Um Ambiente na WWW de Construção de Tabela de Horário de Professores Aplicado às Escolas de Ensino Médio Estadual. Disponível em: < Acessado em 01 novembro, XAVIER, Alexandre M; ARAÚJO, Cássio R; COSTA, Francisco W; Método de Pesquisa em Vizinhança Variável aplicado ao Problema de Alocação de Salas. Disponível em: < Acessado em 01 novembro, 2007. XAVIER, Alexandre M; ARAÚJO, Cássio R; SOUZA,Francisco J; Método de Pesquisa em Vizinhança Variável aplicado ao Problema de Alocação de Salas. Disponível em: < Acessado em 01 novembro, 2007.
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