A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DENSIDADE OU MASSA VOLÚMICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DENSIDADE OU MASSA VOLÚMICA"— Transcrição da apresentação:

1 DENSIDADE OU MASSA VOLÚMICA
Propriedade Física

2 Lição sobre a água É um bom dissolvente. Embora com excepções mas de um modo geral, dissolve tudo bem, bases e sais. Congela a zero graus centesimais e ferve a 100, quando à pressão normal. Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão, sob um luar gomoso e branco de camélia, apareceu a boiar o cadáver de Ofélia com um nenúfar na mão. António Gedeão Este líquido é água. Quando pura é inodora, insípida e incolor. Reduzida a vapor, sob tensão e a alta temperatura, move os êmbolos das máquinas que, por isso, se denominam máquinas de vapor.

3 Densidade ou Massa Volúmica
g cm3 ou mL g/cm3 ou g/mL

4 Densidade ou Massa Volúmica
A água líquida possui maior valor de densidade ou massa volúmica que a água sólida. Eis a razão pela qual os icebergs flutuam, e os cubos de gelo nas bebidas de verão (a água no estado sólido é menos densa do que a água no estado líquido).

5 Coroa do Rei de Siracusa
Arquimedes (matemático e físico grego) viveu em Siracusa, Sicília, há vinte e três séculos. Ele era amigo do rei de Siracusa e este suspeitava que o seu ourives havia usado um metal mais barato em vez de ouro para fazer a sua coroa. Assim o rei pôs a Arquimedes o problema de descobrir se a coroa era mesmo de ouro ou não. Naturalmente, Arquimedes, pensou bastante no problema. Um dia estava a tomar um banho de imersão e reparou que o seu corpo parecia mais leve. Teve uma ideia para resolver o problema (consta que ele saiu do banho como veio ao mundo gritando “Eureka”! – achei! Em grego.

6 Coroa do Rei de Siracusa
Primeiro ele determinou a massa da coroa. Depois mergulhou-a na água e mediu o volume de água deslocado – que é o volume da coroa. Repetiu a experiência com um pedaço de ouro puro com a mesma massa da coroa. Sabendo a massa da coroa e do pedaço de ouro, determinou as suas massas volúmicas. Caso os valores encontrados fossem iguais é porque a coroa era de ouro, se fossem diferentes… é menos um ourives no reino de Siracusa.

7 Como calcularíamos o volume da coroa do rei Siracusa ?

8 Densidade ou Massa Volúmica
Quando se pretende determinar a massa volúmica de um sólido, pelo processo de deslocamento de volume, deve-se ter em conta os seguintes factores: O sólido não pode ser solúvel em água Não pode reagir com a água Tem de ser mais denso do que a água.

9 “Como descobriu Arquimedes se a coroa era ou não de ouro?
Actividade Demonstrativa Determinação da densidade ou da massa volúmica de um prego. Material: água, prego, proveta e balança Procedimento: Medir a massa do prego na balança. Medir o volume do prego pelo método da deslocação do volume: Ler o volume de água na proveta como mostra a figura A e registar (Vinicial) Colocar o prego na proveta, ler o volume como mostra a figura B e registar o volume (Vfinal).

10 “Como descobriu Arquimedes se a coroa era ou não de ouro?
Actividade Demonstrativa Determinação da densidade ou da massa volúmica de um prego. Determinar a massa volúmica do prego. Concluir.

11 Métodos para determinação do volume de um material
Líquidos Sólidos Medição do Volume Forma Regular Forma Irregular Expressão Matemática Volume de água deslocado


Carregar ppt "DENSIDADE OU MASSA VOLÚMICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google