A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Consumerismo e a responsabilidade social dos consumidores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Consumerismo e a responsabilidade social dos consumidores"— Transcrição da apresentação:

1 O Consumerismo e a responsabilidade social dos consumidores

2 Consumerismo Atitude de cidadania que se caracteriza por um consumo racional, responsável que tem em conta as consequências económicas, sociais, culturais e ambientais de acto de consumir.

3 Objectivos do Consumerismo
Criar o equilíbrio entre os consumidores, produtores e distribuidores; Participar nas decisões económicas e sociais que afectam os consumidores; Intervir no sentido da preservação do meio ambiente; Informar e proteger o consumidor.

4 Criação de Movimentos ou Organizações que:
Exprimam os interesses dos consumidores Legitimam e aprofundam os interesses dos consumidores Defendam a qualidade de vida dos cidadãos Pretendam, através da sua acção renovar o sistema de valores sociais.

5 A diferença Consumerismo Consumismo
Consumo racional, Consumo irracional, controlado, selectivo, impulsivo, discriminado, baseado em valores sem olhar a consequências, sociais e ambientais baseado em valores materiais e no respeito pelas na ostentação. gerações futuras.

6 Ecoconsumo É o comportamento responsável e preventivo que O CONSUMIDOR adopta quando usa ou elimina um bem ou serviço, de forma a preservar o ambiente.

7 Pelo BEM de todos NÓS adere

8 Direitos do Consumidor
Direito à qualidade dos bens e serviços; Direito à protecção da saúde e da segurança física; Direito à formação e à educação para o consumo; Direito à informação para o consumo; Direito à protecção dos interesses económicos;

9 Direito à prevenção e reparação dos danos;
Direito à protecção jurídica e a uma justiça acessível e pronta; Direito à participação, por via representativa, na definição legal ou administrativa dos seus direitos e interesses.

10 Dever do Consumidor Ter consciência dos impactos provocados pelo seu consumo; Saber exigir os seus direitos; Proteger o ambiente; Preferir produtos reciclados e recicláveis; Não consumidor produtos agressivos ao ambiente;

11 Proceder à selecção dos lixos;
Defender o ecossistema.

12

13 Trabalho realizado por:
Luísa Carneiro nº18 Telma Vilela nº 25 Vanessa Cunha nº26 11º4B


Carregar ppt "O Consumerismo e a responsabilidade social dos consumidores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google