Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Defesa Específica do Hospedeiro
A Resposta Imunológica Defesa Específica do Hospedeiro
2
Imunidade Adquirida Imunidade adquirida Adquirida artificialmente
Adquirida naturalmente Imunidade adquirida Ativa Os ag penetram no corpo naturalmente; o corpo produz AC e linfócitos especializados Passiva Os AC passam da mãe para o feto através da placenta, ou ao lactante através do leite materno Os ag são introduzidos nas vacinas; o corpo produz AC e linfócitos especializados AC pré-formados no soro imune são introduzidos no corpo
3
Imunidade Humoral (mediado por AC)
Imunidade celular (mediado por células) Envolve produção de AC que agem no organismo contra substâncias estranhas; Esses AC são encontrados nos líquido extracelulares como: plasma Linfa Secreções mucosas A resposta humoral defende, principalmente contra: Bactérias Toxinas bacteriana Vírus Ele também é um fator em algumas reações contra tecido transplantado. Envolve especialmente o linfócito T; Agem contra tecidos ou organismos estranhos; LT regulam a ativação e proliferação de outras células, como os macrófagos; è a resposta imunológica mais efetiva contra: Vírus localizado dentro de uma célula fagocitária Células infectadas do hospedeiro; fungos Protozoários Helmintos Esse sistema é o primeiro a responder contra tecido transplantado É um fato importante na defesa contra o câncer.
6
Algumas células do sistema imune
Os linfócitos T são células que tem diversas funções no organismo, e todas são de extrema importância par a o sistema imune. Os macrófagos são células de altíssimo poder fagocitário.O interferon gama produzido por linfócitos T helper estimula a fusão dos lisossomas com o fagossoma para que haja a digestão intracelular. Macrófago Linfócito T Os linfócitos B têm como função própria, a produção de anticorpos contra um determinado agressor. Anticorpos são proteínas denominadas de imunoglobulinas A principal função dos mastócitos é armazenar potentes mediadores químicos da inflamação Linfócito B Mastócito
7
Órgãos do Sistema imune
Os órgãos chamados primários É o local em que os linfócitos se diferenciam a partir de células pluripotentes, proliferam e amadurecem em células funcionais . Neles ocorre ainda seleção das células para tolerância aos auto-antígenos (próprios do organismo), tornando-se capazes de reconhecer somente antígenos estranhos. São representados nos mamíferos pelo: Timo, onde amadurecem as células T, Fígado e a medula óssea, nos quais amadurecem as células B. O fígado é o local de amadurecimento somente durante a vida fetal. Os órgãos ditos secundários Compreendem o baço, Os linfonodos (também denominados nódulos linfáticos), As placas de Peyer, A medula óssea As tonsilas (amígdala). As células presentes nesses tecidos secundários tiveram origem nos tecidos primários, migraram pela circulação e atingiram tais tecidos.
8
Desafio Por meio de diagramas , explique a função dos Linfócitos T e do B. Defina imunidade. Explique o que é um anticorpo, descrevendo as características do mesmo. Faça um diagrama da estrutura, típica, de um AC e indique as respectivas partes. Que tipo de imunidade, ativa ou passiva, dura mais tempo? Explique algumas das reações antígeno – anticorpo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.