A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONHECENDO GRANDES BANCOS DE DADOS PÚBLICOS BRASILEIROS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONHECENDO GRANDES BANCOS DE DADOS PÚBLICOS BRASILEIROS."— Transcrição da apresentação:

1 CONHECENDO GRANDES BANCOS DE DADOS PÚBLICOS BRASILEIROS

2 1. ESCOLHA DO BD Foi escolhido o banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

3 2. BANCO DE DADOS ESPECÍFICO Foi ecolhido o BD da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, que é um registro administrativo, de periodicidade anual, criada com a finalidade de suprir as necessidades de controle, de estatísticas e de informações às entidades governamentais da área social.

4 2. COMPARAÇÃO RAIS x CAGED ITEMRAISCAGED LevantamentoAnualMensal tipo de vínculoqualquer tipo: estatutários, celetistas, temporários, avulsos; apenas os celetistas abrangênciatodos os empregados do ano base em 31/12 e movimentação dos admitidos e desligados mês a mês apenas a movimentação de admitidos e desligados obrigatoriedadetodos os estabelecimentos, mesmo aqueles que não apresentaram movimentação apenas os estabelecimentos que apresentaram movimentação útil para estudosestruturais do mercado de trabalho formal de análise de conjuntura do mercado de trabalho formal

5 3. ENTIDADES E ATRIBUTOS ENTIDADE: Estabelecimento – unidades de cada empresa separadas espacialmente ou seja, com endereços distintos. ATRIBUTOS: Quantidade de empregados (em 31/12); atividade econômica; natureza jurídica; tamanho do estabelecimento; nível geográfico.

6 3. ENTIDADES E ATRIBUTOS ENTIDADE: Empregados – entende-se por vínculo empregatício as relações de emprego estabelecidas sempre que ocorre trabalho remunerado. ATRIBUTOS: Faixa etária; grau de instrução, gênero; ocupação; remuneração média; tipo de vínculo (celetista, estatutário, temporário e avulso); nacionalidade; tempo de serviço; tipo de admissão; causa do desligamento.

7 4. PRINCIPAL DESAFIO O maior desafio é exatamente a coleta dos dados. Muitas empresas preferem pagar a multa a entregar a RAIS no prazo e outras não a apresentam de forma fidedigna

8 5. JUSTIFICATIVAS Suplemento às necessidades de controle da atividade trabalhista no país; Provimentos de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho; Disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais. Útil para estudos de estrutura do mercado de trabalho formal.

9 6. ANÁLISES Este BD apresenta alguns problemas técnicos como: - Só pode ser acessado no navegador Microsoft Internet Explorer, (o mais inseguro, instável e lento de todos). Não funciona no Mozzila Firefox, Google Chrome, Safari…; - Interface nada intuitiva, péssima usabilidade; - É necessária a seleção da base de dados do ano para a obtenção dos dados, não sendo possibilitada a obtenção de séries temporais de uma só vez.

10 6. ANÁLISES Dentro do que se propõe, o projeto do BD é efetivo (como o CAGED – Cadastro geral de Empregados e Desempregados) nos dados sobre emprego formal, porém sobre o mercado informal, tão representativo em termos de informação social, não dispõe de nenhum dado.

11 7. SUGESTÕES Estabelecer a obtenção de séries temporais, como por exemplo o IBGE. (ver exemplos como série temporal do grande setor de comércio e administração de imóveis, valores imobiliários e serviços técnicos, 1985-2010); Melhorar interface com o usuário; Disponibilizar acesso com outros navegadores; Apresentar dados sobre o mercado informal de trabalho, por meio de fontes alternativas.


Carregar ppt "CONHECENDO GRANDES BANCOS DE DADOS PÚBLICOS BRASILEIROS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google