A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
Tatiani Velardi

2 Certificação Digital O Certificado Digital é uma credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa física, máquina, aplicação ou site na web. Documento eletrônico seguro, permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica. O arquivo de computador gerado pelo Certificado Digital contém um conjunto de informações que garante a autenticidade de autoria na relação existente entre uma chave de criptografia e uma pessoa física, jurídica, máquina ou aplicação.

3 Certificação Digital Os Certificados Digitais são compostos por um par de chaves (Chave Pública e Privativa) e a assinatura de uma terceira parte confiável. As Autoridades Certificadoras emitem, suspendem, renovam ou revogam certificados, vinculando pares de chaves criptográficas ao respectivo titular. Para que uma credencial de identificação seja aceita em qualquer estabelecimento, a mesma deverá ser emitida por um órgão habilitado pelo governo.

4 Benefícios da Certificação Digital
A Certificação Digital foi criada para solucionar preocupações relacionadas à segurança e proteção na Internet. Com o objetivo de combater a fraude e os crimes digitais, inclusive o pishing (roubo da identidade), os certificados garantem a identificação do autor de uma transação, mensagem, documento, e asseguram que nenhuma informação foi alterada, garantindo a sua integridade. Ainda traz como benefícios a desoneração de atividades burocráticas, o aumento de produtividade das empresas, os avanços efetivos para transações econômicas privadas ou com o governo, diminuição a drástica redução de custos operacionais.

5 Certificação Digital- Exemplos
e-CNPJ: é um documento eletrônico em forma de certificado digital que garante a autenticidade e integridade da comunicação entre pessoas jurídicas e Receita Federal. É possível realizar consultas e atualizar cadastros. NF-e: é um documento emitido e armazenado eletronicamente e de existência apenas digital. Tem por objetivo documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços, cuja validade é garantida pela assinatura digital do emitente e recepção, pelo Fisco, antes da ocorrência do fato gerador.

6 DDA – Débito Direto Autorizado
Desenvolvido com o apoio do Banco Central e algumas associações também ligadas aos bancos. É uma inovação que torna os serviços bancários mais eficientes. PF ou PJ acessam de forma eletrônica (internet,telefone, caixa eletrônico) suas contas a pagar sem que precisem recebê-las impressas.

7 DDA – Débito Direto Autorizado - Benefícios
Redução de papel e das filas nas agências bancárias; Maior segurança (tanto para cobrança e para consumidores); Modernização no sistema de pagamento; Agilidade; Eficiência para o mercado com simplificação do processo de recebimentos e pagamentos;


Carregar ppt "Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google