A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5"— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5

2 CRIATIVIDADE A palavra criatividade tem sido confundida com a técnica de criar. Criatividade é uma técnica de resolver problemas . Pode ser aplicada a todas as atividades humanas, e não apenas à atividade específica de comunicação.

3 CRIATIVIDADE Pode ser aplicada à medicina, à sociologia, ao marketing, às finanças, à educação, à produção de alfinete, à administração pública, à contabilidade, ao jornalismo – em tudo.

4 E todas as profissões existem pessoas que apenas seguem os caminhos já trilhados – e essa é a função do conhecimento que elas adquirem sistematicamente. Mauro Salles, por exemplo, costuma dizer: “Antes de usar a imaginação, acione a memória.”

5 Existem aquelas pessoas que agem criativamente, isto é, que descobrem caminhos novos e que, considerando o conhecimento como um meio e não como um fim em si mesmo, acrescentam a esse conhecimento o resultado de sua criatividade, ampliando-o.

6 COMUNICAÇÃO Não existe grupos sem comunicação, ou seja, sem a transferência de significados entre seus membros. A comunicação, contudo é mais do que simplesmente transmitir um significado. Ela precisa ser compreendida.

7 A COMUNICAÇÃO PRECISA INCLUIR A TRANSFERÊNCIA E A COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO.

8 COMUNICAÇÃO A comunicação é o resultado do entendimento de uma série de símbolos e sinais pelo emissor e pelo receptor. Veja no esquema a seguir como funciona a comunicação Início O emissor codifica a mensagem (a idéia em símbolos): palavras, figuras e números. A mensagem codificada é transmitida ao receptor, por um meio (ou canal) de comunicação. O receptor decodifica a mensagem, traduz os símbolos transmitidos pelo emissor em idéias que ele entenda. O receptor responde ao emissor que entendeu a mensagem Fim

9 O processo de comunicação

10 ELEMENTOS DO PROCESSO • Emissor e Receptor  Principais elementos envolvidos na comunicação. Meio e Mensagem  Principais ferramentas de comunicação. Codificação, Decodificação, Resposta e Feedback  Principais funções da comunicação. Ruído  mensagens aleatórias e concorrentes que interferem no processo de comunicação.

11

12 PERSUASÃO A persuasão é a habilidade mais importante para um profissional se destacar no meio em que vive. Profissionais como médicos, engenheiros, sacerdotes, políticos, e outros, podem utilizá- la para influenciar positivamente seus pacientes, clientes e seguidores.

13 A origem da palavra persuasão vem do latim “persuadere” que significa aconselhar ou numa tradução livre “aconselhar alguém até que este concorde em fazer o que queremos”

14 PERSUADIR E CONVENCER – diferentes significados.
Convencer – deriva da palavra vencer e significa antes de tudo que o convencido foi antes de tudo vencido pela argumentação oposta. Persuadir – aconselhar levando uma pessoa a realizar uma ação.

15

16 A persuasão lida com a vontade das pessoas.
Ela estabelece uma comunicação suave e elegante.

17 Persuasão = Definições
Levar a crer ou aceitar. Determinar a vontade de… Fazer adquirir certeza. Dispor a fazer, a praticar. Mostrar a conveniência de… Convencer. Mover, induzir. Aconselhar.

18 COMPETIÇÃO Concorrência simultânea de duas ou diversas pessoas à mesma coisa.

19 Conflito CONCEITO: Processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante (Robbins, 2005)

20 CONFLITOS As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana. Constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração.

21 Conflitos organizacionais - causas
DEFINIÇÃO DE FUNÇÕES SEMELHANTES - desenho organizacional incorreto; RECOMPENSAS NÃO JUSTIFICÁVEIS - sistema de recompensa inadequado; COMUNICAÇÕES DEFICIENTES; COMPORTAMENTOS NÃO PRÉ-DEFINIDOS - inexistência de normas de procedimentos; DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS OCUPACIONAIS - normas de condutas diferentes (médicos X administradores); DIVERSIDADE CULTURAL DE ELEMENTOS OU GRUPOS - alemães X italianos.


Carregar ppt "Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google