A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVENDO OS CONCEITOS PARA ELABORAR OS FORMULÁRIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVENDO OS CONCEITOS PARA ELABORAR OS FORMULÁRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 REVENDO OS CONCEITOS PARA ELABORAR OS FORMULÁRIOS
CURRÍCULO Dinâmica- cada pessoa vai escrever no papel 6 coisas que não poderia viver sem. Vai trocar o papel com o colega do lado, que vai cortar 3 coisas que não considera muito importante. Cada pessoa vai dizer como se sentiu ao ver que seu colega riscou o que mais acha importante. Assim é com currículo – ele é elabora por pessoas que acham que cada conteúdo é importante para o desenvolvimento do estudante. Mas, quando nos deparamos em decidir o que vai ser funcional para o nosso aluno ao elaborarmos a adequação curricular nos e a equipe da escola é muito importante essa tomada de decisão. REVENDO OS CONCEITOS PARA ELABORAR OS FORMULÁRIOS

2 Currículo Conjunto de experiências que a escola oportuniza aos alunos, objetivando seu desenvolvimento integral. (Carvalho,2008) Elemento nuclear de referência para analisar o que a escola é de fato como instituição cultural e um elemento importante para a elaboração de um projeto alternativo de instituição. (Sacristán, 2000)

3 Características de um currículo inclusivo
Ser aberto e flexível; Permitir análise sob todos os aspectos filosóficos-ideológicos, antropológicos, sociológicos, psicológicos, epistemológicos e pedagógicos. Contemplar a aprendizagem significativa. Estimular o aluno, aprender a aprender e o saber pensar. Incluir todos os aspectos da realidade. Abster-se de propor apenas um método de ensino; Prever um conjunto de avaliações. (Carvalho,2008) 1 –No caso do ANEE porque vai atender até onde o aluno vai aprender; 2- Aspectos das pessoas, da sociedade, concepção de educação que se tem; 3- O que é significativo para a vida do aluno, trabalhar sua área de interesse; 5 – tem que está sempre se renovando com os fatos atuais; 6 – Um currículo não pode fechar que uma só concepção e metodológia seja correta;Ex: O BIA em sua metodologia construtivista, não contempla todos as pessoas, como por ex os autistas – método comportamental, surdo- sílaba, cego – letra. 6- Quando vc pensa em aprendizagem você deve pensar no sujeito que vc está avaliando.

4 O QUE SIGNIFICA ADEQUAÇÕES CURRICULARES
Uma estratégia de individualização de ensino Possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades dos alunos; Fundamentam-se em critérios: o que o aluno deve aprender? como e quando aprender? que formas de organização de ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem? como e quando avaliar o aluno? Tem como pressuposto atender as necessidades dos alunos, objetivando estabelecer uma relação harmônica entre essas necessidades e a programação curricular.

5 O que usar ao fazer adequação curricular
Informações relevantes sobre o educando; Documentos Nacionais que normatizam a educação básica – PCN, Diretrizes Documentos oficiais da SEDF– Diretrizes Pedagógicas, Diretrizes de Avaliação, Orientações Curriculares; Planejamento bimestral.

6 FORMULÁRIO DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR

7 DADOS REFERENTES AO ESTUDANTE
Nome Completo do Estudante: dentificação do estudante: Data de Nascimento: _____/_____/_____ Série/Turma/Turno: Tipo de deficiência/Diagnóstico do estudante: Escola atual: Professor(a): Filiação: Período de vigência das adequações: Deve ser feito bimestralmente Endereço: Telefone:

8 2. DESCRIÇÃO SUCINTA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO
a)Descrição a respeito da vida escolar do aluno. É um resumo detalhado do relatório da Equipe de Atendimento/Apoio à Aprendizagem. Deve contemplar, no mínimo: tempo de escolaridade; desenvolvimento em quatro áreas: cognitivo, afetivo, motor e social; quadro da estudante com a patologia e suas características. Cognitivo - São as habilidades básicas e superiores tais como: atenção, memória, raciocínio, organização das idéias, capacidade de análise síntese. Funções mentais superiores ditas por Vygotsky. Sensação, percepção, atenção, linguagem, pensamento, emoção abstração Afetivo -Contato com o outro, relação, capacidade de criar vínculos. A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão intimamente ligados na criança. Dominância lateral diferente de direita e esquerda. Espaço-temporal, profundidade. Tudo o que se trabalha tem um objetivo, lateralidade, profundidade, espaço e tempo. Social -Todo o convívio: escola, família, comunidade...

9 b) Tipos de apoios recebidos atualmente e no passado (Ex
b) Tipos de apoios recebidos atualmente e no passado (Ex.: equoterapia, natação e demais atividades esportivas, atendimento psicopedagógico etc.) c) Descrição sucinta sobre atendimentos ou tratamentos terapêuticos e clínicos recebidos atualmente e no passado (Ex.: fonoaudiologia, psicoterapia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, etc.) Interessante citar o ano do atendimento - passado

10 d) ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRÍCULO
Adequações organizativas: têm um caráter facilitador do processo educativo. Tipo de agrupamento de estudantes Organização didática da aula Organização dos períodos definidos para o desenvolvimento das atividades previstas. EX: Organização do layout da sala de aula, tempo diferenciado para completar atividades propostas; tempo diferenciado para lanche

11 d) ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRÍCULO
Adequações metodológicas e didáticas: realizam- se por meio de procedimentos técnicos metodológicos, estratégias de ensino e aprendizagem, atividades, programas para os estudantes etc. Métodos que você vai usar para trabalhar o conteúdo com o aluno. Ex: no caso de um aluno deficiente físico, que só tem não fala, só tem mobilidade na mão. Vamos dizer que a professora não consegue se comunicar com o aluno. O que fazer? Estabelecer comunicação alternativa/aumentativa, tecnologia assistiva.

12 d) ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRÍCULO
Adequações na temporalidade: Referem-se à alteração no tempo previsto para a realização das atividades ou conteúdos e ao período para alcançar determinados objetivos. Temos que ter cuidado com a questão da temporalidade para os alunos – quando falamos em dividir a série em 2 anos. No 1º e 2º ano do bia pode? Não porque não há retenção. Quando falamos que uma criança não consegue terminar o lanche na mesma hora que os colegas?

13 e)ADEQUAÇÕES CURRÍCLARES PROPOSTAS
Estratégias utilizadas – De que forma você irá trabalhar o conteúdo com seu aluno, observando que cada aluno tem suas diferenças para apreensão de seus conhecimentos. Avaliação - Quais os instrumentos usados para avaliação e como você vai avaliar seu aluno.

14 ADEQUAÇÕES AVALIATIVAS
consistem em adequações individuais dentro da programação regular considerando-se os objetivos (expectativas de aprendizagem), os conteúdos e os critérios de avaliação para responder às necessidades de cada estudante.

15 e) ADEQUAÇÕES CURRÍCLARES PROPOSTAS
COMPONENTES CURRICULARES: Importante lembrar que podemos suprimir conteúdos, objetivos mas em hipótese alguma podemos suprimir os Componentes Curriculares. Ex: Português, matemática, geografia, etc.... Objetivos (expectativas de aprendizagem) Conteúdos Obs: Os conteúdos e expectativas de aprendizagem devem ser retirados das orientações curriculares do DF.

16 EXEMPLO – aluno com SD – 4º Ano
COMPONENTES OBJETIVO (EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO ESTRATÉGIAS UTILIZADAS AVALIAÇÃO História – Anos Iniciais Perceber as diferenças entre o tempo do indivíduo, o tempo das instituições sociais e o tempo histórico mais amplo (épocas e séculos). Os séculos e o tempo histórico Texto com frases curtas. Leitura em grupo. Cartazes com a linha histórica- de pessoas próximas e histórias conhecidas. Observação e exercícios específicos para o estudante com mais tempo para completar a atividade. Identificar a partir de fontes e documentos de variada natureza o processo de formação histórica do DF. ALGUNS COMPONENTES O CONTEÚDO NÃO É ESTUDADO SEPARADO, ELE TEM VÁRIOS EIXOS DE ESTUDO.

17 EXEMPLO – aluno com SD – 9º Ano
COMPONENTES OBJETIVO (EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO ESTRATÉGIAS UTILIZADAS AVALIAÇÃO História – 9º Ano Reconhecer os principais conflitos entre as potências mundiais responsáveis pela deflagração das guerras mundiais. Primeira guerra mundial Jogo de futebol; Dividir a turma em grupos que representam as potências França e Alemanha. Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história. EXEMPLO – aluno com SD – 9º Ano

18 Educação Infantil Na matriz curricular da educação infantil não trabalha com os componentes curriculares, trabalha-se os âmbitos de experiências: Conhecimento de mundo: que tem como eixos – movimento, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, conhecimento lógico-matemático. Formação pessoal e social: eixos – identidade e autonomia.

19 HABILIDADES ADAPTATIVAS, COM BASE NAS NECESSIDADES FUNCIONAIS DO ALUNO
Habilidades Adaptativas: É a reunião de habilidades conceituais, sociais e práticas que foram aprendidas pelas pessoas para funcionarem em suas vidas diárias. Exemplos: Linguagem, leitura e escrita, conceitos de dinheiro, autodirecionamento (Conceituais); interação social, responsabilidade, auto-estima, seguir regras etc. (Sociais), atividades da vida diária, atividades instrumentais da vida diária – preparar refeições, cuidar da casa, tomar remédios etc.-, habilidades ocupacionais (Práticas). HABILIDADES ADAPTATIVAS – Entender conceito para a vida prática. Nesta parte a finalidade seria ver o que o aluno colocaria em prática para sua vida nos conteúdos trabalhados. Não seria justo pois com os normais não faz isso. H.Conceituais – relacionados aos aspectos acadêmicos, cognitivos, e de comunicação. Ex: linguagem, leitura e escrita, conceitos matemáticos. H. Sociais – Relacionadas à competência social. Ex: Habilidades interpessoais, responsabilidade, auto-estíma, observância de normas de conduta, regras e leis, evitar a vitimação. H. Práticas – relacionados à vida autônoma e independente: Ex: atividades de cuidado pessoal na vida diária, atividades instrumentais de vida, habilidades ocupacionais e segurança no ambiente.

20 FEFERÊNCIA CARVALHO, Rosita Edler . Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação; 2008. SACRISTÁN,J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da F. da Rosa. 3ª ed; Porto Alegre: ArtMed, 2000.


Carregar ppt "REVENDO OS CONCEITOS PARA ELABORAR OS FORMULÁRIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google